Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Peixoto Coelho de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21640
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas.
id UFRGS-2_003954fe53b21798d41df95e73182b80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21640
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, José Peixoto Coelho deSchlatter, Margarete2010-05-06T04:17:01Z2009http://hdl.handle.net/10183/21640000737974Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas.application/pdfporCanção popularEnsino de línguasCanção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737974.pdf000737974.pdfTexto completoapplication/pdf176054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/1/000737974.pdfa2eae1e9e185560668eba17e869bea73MD51TEXT000737974.pdf.txt000737974.pdf.txtExtracted Texttext/plain81743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/2/000737974.pdf.txta2c078d6254d9c8b8537e866ae1f4032MD52THUMBNAIL000737974.pdf.jpg000737974.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/3/000737974.pdf.jpg05e261575968b75b7c767701510ce84eMD5310183/216402022-08-06 04:43:22.660546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
title Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
spellingShingle Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
Souza, José Peixoto Coelho de
Canção popular
Ensino de línguas
title_short Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
title_full Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
title_fullStr Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
title_full_unstemmed Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
title_sort Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
author Souza, José Peixoto Coelho de
author_facet Souza, José Peixoto Coelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Peixoto Coelho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Canção popular
Ensino de línguas
topic Canção popular
Ensino de línguas
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-06T04:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737974
url http://hdl.handle.net/10183/21640
identifier_str_mv 000737974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/1/000737974.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/2/000737974.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/3/000737974.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2eae1e9e185560668eba17e869bea73
a2c078d6254d9c8b8537e866ae1f4032
05e261575968b75b7c767701510ce84e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447038091853824