Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21640 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas. |
id |
UFRGS-2_003954fe53b21798d41df95e73182b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, José Peixoto Coelho deSchlatter, Margarete2010-05-06T04:17:01Z2009http://hdl.handle.net/10183/21640000737974Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas.application/pdfporCanção popularEnsino de línguasCanção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737974.pdf000737974.pdfTexto completoapplication/pdf176054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/1/000737974.pdfa2eae1e9e185560668eba17e869bea73MD51TEXT000737974.pdf.txt000737974.pdf.txtExtracted Texttext/plain81743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/2/000737974.pdf.txta2c078d6254d9c8b8537e866ae1f4032MD52THUMBNAIL000737974.pdf.jpg000737974.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/3/000737974.pdf.jpg05e261575968b75b7c767701510ce84eMD5310183/216402022-08-06 04:43:22.660546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
title |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
spellingShingle |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional Souza, José Peixoto Coelho de Canção popular Ensino de línguas |
title_short |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
title_full |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
title_fullStr |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
title_full_unstemmed |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
title_sort |
Canção brasileira : proposta de material didático para um curso de português como língua adicional |
author |
Souza, José Peixoto Coelho de |
author_facet |
Souza, José Peixoto Coelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Peixoto Coelho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção popular Ensino de línguas |
topic |
Canção popular Ensino de línguas |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso da canção como recurso pedagógico através da proposta de estruturação do programa de um curso de Português como Língua Adicional (PLA) com base na canção brasileira. Apesar de a canção ser utilizada como instrumento didático há bastante tempo, a maioria das tarefas envolvendo o seu uso costuma limitar-se ao preenchimento de lacunas, ignorando tanto a interface musical da canção, quanto o contexto cultural no qual ela se insere. O trabalho também aborda o conceito de canção enquanto gênero discursivo, a sua relação com a cultura do país onde foi produzida e o seu uso no ensino de línguas adicionais, propondo diferentes objetivos de ensino que o professor pode delinear ao utilizá-la. Por fim, apresentamos o curso de Canção Brasileira, desenvolvido especialmente para o Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo os seus objetivos, os critérios utilizados para a estruturação do curso e analisando dois exemplos de unidades elaboradas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-06T04:17:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000737974 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21640 |
identifier_str_mv |
000737974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/1/000737974.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/2/000737974.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21640/3/000737974.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2eae1e9e185560668eba17e869bea73 a2c078d6254d9c8b8537e866ae1f4032 05e261575968b75b7c767701510ce84e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447038091853824 |