Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19194 |
Resumo: | O presente trabalho busca realizar uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros. Atualmente o futebol é visto como um produto cujo consumo é impulsionado pela paixão dos torcedores, com necessidades a serem atendidas. Além disso, nos últimos anos a participação feminina no esporte tem aumentado significativamente, fazendo com que esse deixe de ser um espaço exclusivamente masculino. O objetivo foi, portanto, comparar as diferenças entre homens e mulheres em aspectos relacionados ao futebol de uma maneira geral, ao futebol no estádio e na televisão e à compra de produtos ou serviços. Para tanto, fez-se uso de pesquisa exploratória qualitativa. Foram entrevistadas, através de roteiro semi-estruturado, diversas pessoas entre homens e mulheres e os resultados foram estudados através da análise de conteúdo. Espera-se que esse os resultados desse trabalho contribua na ampliação de fontes de informação sobre esporte, futebol e gênero. |
id |
UFRGS-2_0247962096be6063a3bafb0ea188d25e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19194 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Vitor Hugo BruxelMuller Neto, Hugo Fridolino2010-04-16T04:15:47Z2009http://hdl.handle.net/10183/19194000735771O presente trabalho busca realizar uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros. Atualmente o futebol é visto como um produto cujo consumo é impulsionado pela paixão dos torcedores, com necessidades a serem atendidas. Além disso, nos últimos anos a participação feminina no esporte tem aumentado significativamente, fazendo com que esse deixe de ser um espaço exclusivamente masculino. O objetivo foi, portanto, comparar as diferenças entre homens e mulheres em aspectos relacionados ao futebol de uma maneira geral, ao futebol no estádio e na televisão e à compra de produtos ou serviços. Para tanto, fez-se uso de pesquisa exploratória qualitativa. Foram entrevistadas, através de roteiro semi-estruturado, diversas pessoas entre homens e mulheres e os resultados foram estudados através da análise de conteúdo. Espera-se que esse os resultados desse trabalho contribua na ampliação de fontes de informação sobre esporte, futebol e gênero.application/pdfporComportamento do consumidorMotivaçãoConsumoUma comparação das motivações de consumo de futebol entre gênerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000735771.pdf000735771.pdfTexto completoapplication/pdf275472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19194/1/000735771.pdf7e2e9fef9ab52c141089508ae91bcab0MD51TEXT000735771.pdf.txt000735771.pdf.txtExtracted Texttext/plain107915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19194/2/000735771.pdf.txt43a5ac208f7065ccc0f1ab8693bd8bb3MD52THUMBNAIL000735771.pdf.jpg000735771.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19194/3/000735771.pdf.jpgcb5c93aa63acceb673a961f205c8b446MD5310183/191942018-10-17 07:45:07.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:45:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
title |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
spellingShingle |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros Rodrigues, Vitor Hugo Bruxel Comportamento do consumidor Motivação Consumo |
title_short |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
title_full |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
title_fullStr |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
title_full_unstemmed |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
title_sort |
Uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros |
author |
Rodrigues, Vitor Hugo Bruxel |
author_facet |
Rodrigues, Vitor Hugo Bruxel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Vitor Hugo Bruxel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
contributor_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Motivação Consumo |
topic |
Comportamento do consumidor Motivação Consumo |
description |
O presente trabalho busca realizar uma comparação das motivações de consumo de futebol entre gêneros. Atualmente o futebol é visto como um produto cujo consumo é impulsionado pela paixão dos torcedores, com necessidades a serem atendidas. Além disso, nos últimos anos a participação feminina no esporte tem aumentado significativamente, fazendo com que esse deixe de ser um espaço exclusivamente masculino. O objetivo foi, portanto, comparar as diferenças entre homens e mulheres em aspectos relacionados ao futebol de uma maneira geral, ao futebol no estádio e na televisão e à compra de produtos ou serviços. Para tanto, fez-se uso de pesquisa exploratória qualitativa. Foram entrevistadas, através de roteiro semi-estruturado, diversas pessoas entre homens e mulheres e os resultados foram estudados através da análise de conteúdo. Espera-se que esse os resultados desse trabalho contribua na ampliação de fontes de informação sobre esporte, futebol e gênero. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T04:15:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19194 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000735771 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19194 |
identifier_str_mv |
000735771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19194/1/000735771.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19194/2/000735771.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19194/3/000735771.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e2e9fef9ab52c141089508ae91bcab0 43a5ac208f7065ccc0f1ab8693bd8bb3 cb5c93aa63acceb673a961f205c8b446 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224392068300800 |