Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204524 |
Resumo: | O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados. |
id |
UFRGS-2_03dcac5818516228efc06c0258dfe14c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204524 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, JussaraSousa, Daniel dos Santos2020-01-18T04:14:16Z20192177-5087http://hdl.handle.net/10183/204524001109713O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados.The theme of this article is the educational design for the promotion of infocommunication skills in online education. Infocommunication competencies refer to the ability to manage information (knowing where to seek it, assessing its truth and relevance, and applying it to problem solving) and communicating effectively (establishing healthy relationship networks, dialogue and negotiation) . Although there is a wide scientific literature on these skills, there are few studies that investigate their promotion in online education. This work, therefore, aims to focus on one aspect of this promotion which is the study of educational design. In online education, design strives to plan, choose and organize the educational objects that are more adherent to the intended learning proposal. Thus, the overall objective of the research is to identify an educational design appropriate to the promotion of infocommunication skills in online education. In order to meet the objective, the methodology involves a bibliographic survey about the guiding concepts and empirical research from the development of a virtual learning environment (AVA), in which thedesign was tried on its ability to promote learning in a group of 50 students of Library Science and Archival Science. To collect the empirical data, two instruments were used: an interview script with a focal group made up of the course promoter team; and a questionnaire directed to the students of the course. The results highlight the relevance of educational design in learning and the need for constant adjustments in coherence with the desired learning theory and objectives.application/pdfporECCOM: revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea. Lorena, SP,. Vol. 10, n. 20, (jul./dez. 2019), p. 49-66Tecnologia educacionalEducação a distância (EaD)Competência informacionalEducational designInfocommunicational skillsOnline educationDesign educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação onlineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109713.pdf.txt001109713.pdf.txtExtracted Texttext/plain44633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/2/001109713.pdf.txte54b4d2bde601f7825997c08e9ff5106MD52ORIGINAL001109713.pdfTexto completoapplication/pdf820738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/1/001109713.pdfad35b338ab94fb20be1a64fcfe4e69f4MD5110183/2045242022-11-11 05:46:06.813316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-11T07:46:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
title |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
spellingShingle |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online Borges, Jussara Tecnologia educacional Educação a distância (EaD) Competência informacional Educational design Infocommunicational skills Online education |
title_short |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
title_full |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
title_fullStr |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
title_full_unstemmed |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
title_sort |
Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online |
author |
Borges, Jussara |
author_facet |
Borges, Jussara Sousa, Daniel dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Daniel dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jussara Sousa, Daniel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Educação a distância (EaD) Competência informacional |
topic |
Tecnologia educacional Educação a distância (EaD) Competência informacional Educational design Infocommunicational skills Online education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational design Infocommunicational skills Online education |
description |
O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-18T04:14:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204524 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-5087 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109713 |
identifier_str_mv |
2177-5087 001109713 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ECCOM: revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea. Lorena, SP,. Vol. 10, n. 20, (jul./dez. 2019), p. 49-66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/2/001109713.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/1/001109713.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e54b4d2bde601f7825997c08e9ff5106 ad35b338ab94fb20be1a64fcfe4e69f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447704007868416 |