Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jussara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Daniel dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204524
Resumo: O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados.
id UFRGS-2_03dcac5818516228efc06c0258dfe14c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204524
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, JussaraSousa, Daniel dos Santos2020-01-18T04:14:16Z20192177-5087http://hdl.handle.net/10183/204524001109713O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados.The theme of this article is the educational design for the promotion of infocommunication skills in online education. Infocommunication competencies refer to the ability to manage information (knowing where to seek it, assessing its truth and relevance, and applying it to problem solving) and communicating effectively (establishing healthy relationship networks, dialogue and negotiation) . Although there is a wide scientific literature on these skills, there are few studies that investigate their promotion in online education. This work, therefore, aims to focus on one aspect of this promotion which is the study of educational design. In online education, design strives to plan, choose and organize the educational objects that are more adherent to the intended learning proposal. Thus, the overall objective of the research is to identify an educational design appropriate to the promotion of infocommunication skills in online education. In order to meet the objective, the methodology involves a bibliographic survey about the guiding concepts and empirical research from the development of a virtual learning environment (AVA), in which thedesign was tried on its ability to promote learning in a group of 50 students of Library Science and Archival Science. To collect the empirical data, two instruments were used: an interview script with a focal group made up of the course promoter team; and a questionnaire directed to the students of the course. The results highlight the relevance of educational design in learning and the need for constant adjustments in coherence with the desired learning theory and objectives.application/pdfporECCOM: revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea. Lorena, SP,. Vol. 10, n. 20, (jul./dez. 2019), p. 49-66Tecnologia educacionalEducação a distância (EaD)Competência informacionalEducational designInfocommunicational skillsOnline educationDesign educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação onlineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109713.pdf.txt001109713.pdf.txtExtracted Texttext/plain44633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/2/001109713.pdf.txte54b4d2bde601f7825997c08e9ff5106MD52ORIGINAL001109713.pdfTexto completoapplication/pdf820738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/1/001109713.pdfad35b338ab94fb20be1a64fcfe4e69f4MD5110183/2045242022-11-11 05:46:06.813316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-11T07:46:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
title Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
spellingShingle Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
Borges, Jussara
Tecnologia educacional
Educação a distância (EaD)
Competência informacional
Educational design
Infocommunicational skills
Online education
title_short Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
title_full Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
title_fullStr Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
title_full_unstemmed Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
title_sort Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
author Borges, Jussara
author_facet Borges, Jussara
Sousa, Daniel dos Santos
author_role author
author2 Sousa, Daniel dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jussara
Sousa, Daniel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação a distância (EaD)
Competência informacional
topic Tecnologia educacional
Educação a distância (EaD)
Competência informacional
Educational design
Infocommunicational skills
Online education
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational design
Infocommunicational skills
Online education
description O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-18T04:14:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204524
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-5087
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109713
identifier_str_mv 2177-5087
001109713
url http://hdl.handle.net/10183/204524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ECCOM: revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea. Lorena, SP,. Vol. 10, n. 20, (jul./dez. 2019), p. 49-66
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/2/001109713.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204524/1/001109713.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e54b4d2bde601f7825997c08e9ff5106
ad35b338ab94fb20be1a64fcfe4e69f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447704007868416