Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240414 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo. |
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Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:49:06Z20211808-799Xhttp://hdl.handle.net/10183/240414001138645O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo.This article addresses topics of great relevance in the quest for the eradication of illiteracy in Brazil and presents an analysis of the implementation of the Youth and Adult Literacy Project “Yes, I can”, promoted by the Landless Rural Workers and Workers Movement – MST, in the Northeast region of Brazil. To this end, we seek to situate the reality of illiteracy in Brazil and understand how the Cuban method works, Yo, sí puedo that inspired the MST Project. With more than 2,000 public schools created and more than 200,000 literate people, the MST demonstrates the feasibility of overcoming inequalities in access to education in Brazil and affirms the possibilities of using a Project that has proved extremely effective in the literacy process of adults.Este artículo aborda temas de gran relevancia en la búsqueda de la erradicación del analfabetismo en Brasil y presenta un análisis de la implementación del Proyecto de Alfabetización de Jóvenes y Adultos “Sí, yo puedo”, promovido por el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST, en la región Nordeste de Brasil. Para ello, buscamos situar la realidad del analfabetismo en Brasil y entender cómo funciona el método cubano Yo, sí puedo que inspiró el Proyecto MST. Con más de 2.000 escuelas públicas creadas y más de 200.000 alfabetizados, el MST demuestra la viabilidad de superar las desigualdades en el acceso a la educación en Brasil y afirma las posibilidades de utilizar un Proyecto que ha demostrado ser extremadamente eficaz en el proceso de alfabetización de adultos.application/pdfporTrabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 40 (2021), p. 312-330.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraEducação de jovens e adultosAnalfabetismoYouth and Adult EducationIliteracyEducación de jóvenes y adultosAnalfabetismoSim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agráriaYo, sí puedo : el camino del MST hacia la erradicación de la alfabetización en áreas de reforma agrariaYes, i can : the MST's walk toward the eradication of literacy in agricultural reform areasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138645.pdf.txt001138645.pdf.txtExtracted Texttext/plain48971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240414/2/001138645.pdf.txt4bd21b6cda691853ca0a26d4118e0a7eMD52ORIGINAL001138645.pdfTexto completoapplication/pdf298854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240414/1/001138645.pdff4a20ce11e0accac83649e1fbc4da3e5MD5110183/2404142022-08-17 04:49:44.6214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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