Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldo, Ana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Elisete Enir Bernardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240414
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo.
id UFRGS-2_03ffe306e1aeb98b680f63f7435f33cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240414
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:49:06Z20211808-799Xhttp://hdl.handle.net/10183/240414001138645O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo.This article addresses topics of great relevance in the quest for the eradication of illiteracy in Brazil and presents an analysis of the implementation of the Youth and Adult Literacy Project “Yes, I can”, promoted by the Landless Rural Workers and Workers Movement – MST, in the Northeast region of Brazil. To this end, we seek to situate the reality of illiteracy in Brazil and understand how the Cuban method works, Yo, sí puedo that inspired the MST Project. With more than 2,000 public schools created and more than 200,000 literate people, the MST demonstrates the feasibility of overcoming inequalities in access to education in Brazil and affirms the possibilities of using a Project that has proved extremely effective in the literacy process of adults.Este artículo aborda temas de gran relevancia en la búsqueda de la erradicación del analfabetismo en Brasil y presenta un análisis de la implementación del Proyecto de Alfabetización de Jóvenes y Adultos “Sí, yo puedo”, promovido por el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST, en la región Nordeste de Brasil. Para ello, buscamos situar la realidad del analfabetismo en Brasil y entender cómo funciona el método cubano Yo, sí puedo que inspiró el Proyecto MST. Con más de 2.000 escuelas públicas creadas y más de 200.000 alfabetizados, el MST demuestra la viabilidad de superar las desigualdades en el acceso a la educación en Brasil y afirma las posibilidades de utilizar un Proyecto que ha demostrado ser extremadamente eficaz en el proceso de alfabetización de adultos.application/pdfporTrabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 40 (2021), p. 312-330.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraEducação de jovens e adultosAnalfabetismoYouth and Adult EducationIliteracyEducación de jóvenes y adultosAnalfabetismoSim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agráriaYo, sí puedo : el camino del MST hacia la erradicación de la alfabetización en áreas de reforma agrariaYes, i can : the MST's walk toward the eradication of literacy in agricultural reform areasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138645.pdf.txt001138645.pdf.txtExtracted Texttext/plain48971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240414/2/001138645.pdf.txt4bd21b6cda691853ca0a26d4118e0a7eMD52ORIGINAL001138645.pdfTexto completoapplication/pdf298854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240414/1/001138645.pdff4a20ce11e0accac83649e1fbc4da3e5MD5110183/2404142022-08-17 04:49:44.6214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Yo, sí puedo : el camino del MST hacia la erradicación de la alfabetización en áreas de reforma agraria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Yes, i can : the MST's walk toward the eradication of literacy in agricultural reform areas
title Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
spellingShingle Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
Baldo, Ana Maria
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
Youth and Adult Education
Iliteracy
Educación de jóvenes y adultos
Analfabetismo
title_short Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
title_full Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
title_fullStr Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
title_full_unstemmed Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
title_sort Sim, eu posso : a caminhada do MST rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
author Baldo, Ana Maria
author_facet Baldo, Ana Maria
Garcia, Elisete Enir Bernardi
author_role author
author2 Garcia, Elisete Enir Bernardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldo, Ana Maria
Garcia, Elisete Enir Bernardi
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
topic Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
Youth and Adult Education
Iliteracy
Educación de jóvenes y adultos
Analfabetismo
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and Adult Education
Iliteracy
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación de jóvenes y adultos
Analfabetismo
description O propósito deste artigo é apresentar parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado cujo objeto foram as práticas educativas desenvolvidas em um assentamento de reforma agrária, entendidas enquanto práticas que se desenvolvem na produção e nas relações por ela engendradas. Os procedimentos técnicos de coleta de dados envolveram o levantamento bibliográfico, entrevistas e visitas. Tendo como foco de análise a dimensão da formação política, pode-se perceber o caráter profundamente formador do movimento social e do trabalho coletivo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T04:49:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240414
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-799X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138645
identifier_str_mv 1808-799X
001138645
url http://hdl.handle.net/10183/240414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 40 (2021), p. 312-330.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240414/2/001138645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240414/1/001138645.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bd21b6cda691853ca0a26d4118e0a7e
f4a20ce11e0accac83649e1fbc4da3e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058850439168