Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29302 |
Resumo: | A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade. |
id |
UFRGS-2_04490e22d5b12536ddf48f67c7e0da14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29302 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Renato Luís de SouzaTarouco, Liane Margarida RockenbachPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:30Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29302000763389A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.1 (2008), 11 f.Avaliação formativaObjeto de aprendizagemAvaliação da aprendizagemAvaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORMinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763389.pdf.txt000763389.pdf.txtExtracted Texttext/plain31201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/2/000763389.pdf.txtde8db0c05d0023e93fb21898c1f12cecMD52ORIGINAL000763389.pdf000763389.pdfTexto completoapplication/pdf163345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/1/000763389.pdffc2ad5dfe977f426237f6e82739a9eaeMD51THUMBNAIL000763389.pdf.jpg000763389.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/3/000763389.pdf.jpgf0f999c961ba2aeb78af0ac6f40a90ceMD5310183/293022019-11-09 04:50:06.547084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
title |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
spellingShingle |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM Dutra, Renato Luís de Souza Avaliação formativa Objeto de aprendizagem Avaliação da aprendizagem |
title_short |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
title_full |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
title_fullStr |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
title_sort |
Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM |
author |
Dutra, Renato Luís de Souza |
author_facet |
Dutra, Renato Luís de Souza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Renato Luís de Souza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Objeto de aprendizagem Avaliação da aprendizagem |
topic |
Avaliação formativa Objeto de aprendizagem Avaliação da aprendizagem |
description |
A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29302 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763389 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763389 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.1 (2008), 11 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/2/000763389.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/1/000763389.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/3/000763389.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de8db0c05d0023e93fb21898c1f12cec fc2ad5dfe977f426237f6e82739a9eae f0f999c961ba2aeb78af0ac6f40a90ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447424664076288 |