A adoção da Cartilha Maternal na instrução pública gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Iole Maria Faviero
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224314
Resumo: Este estudo objetiva analisar a adoção da CartUha maternal, de autoria do poeta português João de Deus, attavés do exame dos relatórios da Instrução Pública produzidos entre o final do século XIX e início do século XX (1890-1930) no Rio Grande do Sul. Esses relatórios apresentam a Carrilha maternal como o livro por excellencia dos meninos da escola, a partir do entendimento de que a mesma satisfaz as exigências do ensino, de acordo com as doutrinas da época. Cabe observar que tal análise terá como referência os Estudos Culturais e as contribuições da análise pós-estruturalista de Foucault, que enfatiza o caráter construtivo da linguagem. A adoção dessa cartilha e de outtas adotadas na época, visibiliza a diversidade de doutrinas e métodos, bem como a aspiração por urna orientação pedagÓgica moderna, com a escola pública se inserindo no projeto político do governo republicano gaúcho. Palavras-chave: cartilhas, discursos e Estudos Culturais.
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