Avaliação da percepção de competências infocomunicacionais (APCI): elaboração e busca de evidências de validade da escala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249769 |
Resumo: | As competências em informação e em comunicação, tratadas nesta pesquisa como competências infocomunicacionais, são imprescindíveis para a aprendizagem ativa requerida no contexto universitário, assim como são reconhecidamente fatores que influenciam os resultados acadêmicos. Avaliar as percepções de autoeficácia e seus componentes em relação às competências infocomunicacionais é condição indispensável para a tomada de decisão informada a respeito dos programas ou cursos que trabalham com a promoção de tais competências. Esta pesquisa propôs a construção e a busca por evidências de validade de conteúdo de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria, uma área da Psicologia dedicada à medição de construtos que pode contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação que assegurem resultados mais fiéis à realidade. O processo foi realizado nas seguintes etapas: fundamentação teórica do construto competências infocomunicacionais e suas dimensões por meio de modelos e padrões de competências infocomunicacionais; construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por juízes especialistas; análise semântica pela população-alvo e estudo piloto. Como resultado, obteve-se um instrumento composto de 136 itens distribuídos em oito dimensões. Espera-se que o instrumento contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais e que a aproximação com a área da Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil. As normas de interpretação e mais evidências de validade do instrumento deverão ser investigadas para finalizar a construção. |
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Souza, Vanessa Inacio deBorges, Jussara2022-10-07T04:50:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/249769001150163As competências em informação e em comunicação, tratadas nesta pesquisa como competências infocomunicacionais, são imprescindíveis para a aprendizagem ativa requerida no contexto universitário, assim como são reconhecidamente fatores que influenciam os resultados acadêmicos. Avaliar as percepções de autoeficácia e seus componentes em relação às competências infocomunicacionais é condição indispensável para a tomada de decisão informada a respeito dos programas ou cursos que trabalham com a promoção de tais competências. Esta pesquisa propôs a construção e a busca por evidências de validade de conteúdo de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria, uma área da Psicologia dedicada à medição de construtos que pode contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação que assegurem resultados mais fiéis à realidade. O processo foi realizado nas seguintes etapas: fundamentação teórica do construto competências infocomunicacionais e suas dimensões por meio de modelos e padrões de competências infocomunicacionais; construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por juízes especialistas; análise semântica pela população-alvo e estudo piloto. Como resultado, obteve-se um instrumento composto de 136 itens distribuídos em oito dimensões. Espera-se que o instrumento contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais e que a aproximação com a área da Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil. As normas de interpretação e mais evidências de validade do instrumento deverão ser investigadas para finalizar a construção.Information and communication skills, henceforth called infocommunication competences, are essential for the active learning required for undergraduate and graduate students, as well as recognized factors that affect academic outcomes. Assessing students' perceptions of self-efficacy and its components towards infocommunication competences is a key condition for informed decision-making about programs or courses that promote such skills. This research has proposed the construction and search of content validity of an instrument to assess the perceptions of infocommunicational competences from the perspective of Psychometrics, an area of Psychology dedicated to building reliable measures. The process was carried out in the following steps: theoretical foundation of the infocommunicational competences construct and its dimensions through models and standards of infocommunicational competences; construction of preliminary version items; item analysis by expert judges; semantic analysis of items by the target population and pilot study. As a result, an instrument composed of 136 items with eight dimensions was built. It is expected that the instrument will contribute to the evaluation of infocommunicational competences and that the Psychometrics approach brings advances to Information Science in Brazil. The interpretation norms and further instrument evidence of validity should be investigated in the next steps of construction.application/pdfporCompetência informacionalInfocommunication competencesAssessmentInstrument developmentPsychometricsAvaliação da percepção de competências infocomunicacionais (APCI): elaboração e busca de evidências de validade da escalainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150163.pdf.txt001150163.pdf.txtExtracted Texttext/plain412070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249769/2/001150163.pdf.txt484fbd8c1fdcc2cede982c6ad7adf4bbMD52ORIGINAL001150163.pdfTexto completoapplication/pdf1250493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249769/1/001150163.pdf08a4e76681186545aee759172df41ec1MD5110183/2497692022-10-09 04:56:07.904919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-09T07:56:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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