Avaliação da percepção de competências infocomunicacionais (APCI): elaboração e busca de evidências de validade da escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Inacio de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249769
Resumo: As competências em informação e em comunicação, tratadas nesta pesquisa como competências infocomunicacionais, são imprescindíveis para a aprendizagem ativa requerida no contexto universitário, assim como são reconhecidamente fatores que influenciam os resultados acadêmicos. Avaliar as percepções de autoeficácia e seus componentes em relação às competências infocomunicacionais é condição indispensável para a tomada de decisão informada a respeito dos programas ou cursos que trabalham com a promoção de tais competências. Esta pesquisa propôs a construção e a busca por evidências de validade de conteúdo de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometria, uma área da Psicologia dedicada à medição de construtos que pode contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação que assegurem resultados mais fiéis à realidade. O processo foi realizado nas seguintes etapas: fundamentação teórica do construto competências infocomunicacionais e suas dimensões por meio de modelos e padrões de competências infocomunicacionais; construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por juízes especialistas; análise semântica pela população-alvo e estudo piloto. Como resultado, obteve-se um instrumento composto de 136 itens distribuídos em oito dimensões. Espera-se que o instrumento contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais e que a aproximação com a área da Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil. As normas de interpretação e mais evidências de validade do instrumento deverão ser investigadas para finalizar a construção.
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