Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268331 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação. |
id |
UFRGS-2_8865510fd159d09a38488e0959ac8b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268331 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Daher Júnior, Francisco JoséBorges, Jussara2023-12-12T03:21:49Z20230103-3786http://hdl.handle.net/10183/268331001186962O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação.The present work aims to expand the discussions about infocommunication skills, through reflections that seek to denude intrinsic stigmas in their different speeches. It is intended, therefore, to make an effort to make a logical transposition of its constitutive attributes — information, communication and operational skills — beyond the instrumental perspective. To this end, the methodological theoretical-reflexive path was anchored in dialogic. Thus, a reflection was made on the possibilities of proceeding with a conceptual broadening of the theme, taking care not to eliminate the discursive contradictions involved in the ongoing process. It is concluded that the expression “skill”, considering its provocative aspect, which leads us to an immediate antithesis of disqualification and submission; on the other hand, it forces reflection on the logical openings provided by its tensions, being, therefore, adequate and sufficient for strengthening an epistemic speech referring to infocommunication in the field of Information Science.application/pdfporTransInformação. Campinas, SP. Vol. 35 (2023), e227201Ciência da informaçãoCompetência informacionalInformation ScienceCompetenceInformation skillsCommunication skillsInfocommunication skillsCompetências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógicaInfocommunication skills: possibilities for a logical overtakinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186962.pdf.txt001186962.pdf.txtExtracted Texttext/plain49420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/2/001186962.pdf.txtd52e51c1d7356d68221db97e484c4122MD52ORIGINAL001186962.pdfTexto completoapplication/pdf154844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/1/001186962.pdf21f80fcac537f2704459936b5f5e60f7MD5110183/2683312024-05-25 06:49:39.855388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268331Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-05-25T09:49:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Infocommunication skills: possibilities for a logical overtaking |
title |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
spellingShingle |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica Daher Júnior, Francisco José Ciência da informação Competência informacional Information Science Competence Information skills Communication skills Infocommunication skills |
title_short |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
title_full |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
title_fullStr |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
title_full_unstemmed |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
title_sort |
Competências Infocomunicacionais: possibilidades para uma ultrapassagem lógica |
author |
Daher Júnior, Francisco José |
author_facet |
Daher Júnior, Francisco José Borges, Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Jussara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daher Júnior, Francisco José Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação Competência informacional |
topic |
Ciência da informação Competência informacional Information Science Competence Information skills Communication skills Infocommunication skills |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information Science Competence Information skills Communication skills Infocommunication skills |
description |
O presente trabalho objetiva ampliar as discussões sobre as Competências Infocomunicacionais, por meio de reflexões que buscam desnudar estigmas intrínsecos em seus distintos discursos. Pretende-se, por conseguinte, empreender um esforço para se fazer uma transposição lógica dos seus atributos constitutivos — competência em informação, em comunicação e habilidades operacionais —, para além da perspectiva instrumental. Com esse fim, o caminho metodológico, teórico-reflexivo, foi ancorado na dialógica. Destarte, refletiu-se sobre possibilidades de se proceder um alargamento conceitual acerca do tema, tomando-se o cuidado em não se eliminar as contradições discursivas envolvidas no processo em curso. Concluiu-se, portanto, que a expressão “competência”, considerando o seu aspecto provocador, que remete a uma imediata antítese da desqualificação e submissão, por outro lado, obriga à reflexão sobre as aberturas lógicas propiciadas por suas tensões, sendo, portanto, adequada e suficiente para o fortalecimento de um discurso epistêmico referente à infocomunicação no âmbito da Ciência da Informação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T03:21:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/268331 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-3786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186962 |
identifier_str_mv |
0103-3786 001186962 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/268331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
TransInformação. Campinas, SP. Vol. 35 (2023), e227201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/2/001186962.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268331/1/001186962.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d52e51c1d7356d68221db97e484c4122 21f80fcac537f2704459936b5f5e60f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725180906045440 |