Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Caballero Sahelices, María Concesa, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197114
Resumo: Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica.
id UFRGS-2_08b26c54fc2842ab1b5353ccf48fd90a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197114
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grings, Edi Terezinha de OliveiraCaballero Sahelices, María ConcesaMoreira, Marco Antonio2019-07-18T02:41:38Z20071518-8043http://hdl.handle.net/10183/197114000687297Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica.This study aimed at finding out the level of conceptualization assigned by students to basic concepts of thermodynamics (temperature, heat, internal energy, work and entropy) and inferring possible indicators of operational invariants. The research was carried out through a questionnaire with 99 students from Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (a technical high school) in Novo Hamburgo, Brazil. In addition, four students were interviewed in order to verify whether the indicators of operational invariants previously identified were the same or not. The main theoretical framework was Ausubel’s meaningful learning theory, Vergnaud’s conceptual fields theory and Vygotsky’s mediation theory. It was concluded that the meaning assigned by the students to the concepts of thermodynamics presented many alternative conceptions. It was also inferred the presence of operational invariants which were taken as obstacles when some problemsituations were presented to these students. In addition, it was also found out that these students have stepped forward and backward in the conceptual field of thermodynamics.application/pdfporRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 8, n. 9 (jul. 2007), p. 7-12Ensino de físicaEnsino médioEnsino técnicoAprendizagem significativaTeoria dos campos conceituaisFormação de conceitoTermodinâmicaThermodynamical conceptsConceptual fieldsOperational invariants.Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000687297.pdf.txt000687297.pdf.txtExtracted Texttext/plain28290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/2/000687297.pdf.txtf07da6b50bd6d854b39e1cd7313772fdMD52ORIGINAL000687297.pdfTexto completoapplication/pdf223684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/1/000687297.pdf1de18cbcb019f7dd552ea57c91d04936MD5110183/1971142019-07-19 02:38:55.92401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
title Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
spellingShingle Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Ensino de física
Ensino médio
Ensino técnico
Aprendizagem significativa
Teoria dos campos conceituais
Formação de conceito
Termodinâmica
Thermodynamical concepts
Conceptual fields
Operational invariants.
title_short Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
title_full Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
title_fullStr Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
title_full_unstemmed Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
title_sort Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
author Grings, Edi Terezinha de Oliveira
author_facet Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Ensino técnico
Aprendizagem significativa
Teoria dos campos conceituais
Formação de conceito
Termodinâmica
topic Ensino de física
Ensino médio
Ensino técnico
Aprendizagem significativa
Teoria dos campos conceituais
Formação de conceito
Termodinâmica
Thermodynamical concepts
Conceptual fields
Operational invariants.
dc.subject.eng.fl_str_mv Thermodynamical concepts
Conceptual fields
Operational invariants.
description Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T02:41:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197114
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000687297
identifier_str_mv 1518-8043
000687297
url http://hdl.handle.net/10183/197114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 8, n. 9 (jul. 2007), p. 7-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/2/000687297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/1/000687297.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f07da6b50bd6d854b39e1cd7313772fd
1de18cbcb019f7dd552ea57c91d04936
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447691301224448