Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197114 |
Resumo: | Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica. |
id |
UFRGS-2_08b26c54fc2842ab1b5353ccf48fd90a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197114 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grings, Edi Terezinha de OliveiraCaballero Sahelices, María ConcesaMoreira, Marco Antonio2019-07-18T02:41:38Z20071518-8043http://hdl.handle.net/10183/197114000687297Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica.This study aimed at finding out the level of conceptualization assigned by students to basic concepts of thermodynamics (temperature, heat, internal energy, work and entropy) and inferring possible indicators of operational invariants. The research was carried out through a questionnaire with 99 students from Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (a technical high school) in Novo Hamburgo, Brazil. In addition, four students were interviewed in order to verify whether the indicators of operational invariants previously identified were the same or not. The main theoretical framework was Ausubel’s meaningful learning theory, Vergnaud’s conceptual fields theory and Vygotsky’s mediation theory. It was concluded that the meaning assigned by the students to the concepts of thermodynamics presented many alternative conceptions. It was also inferred the presence of operational invariants which were taken as obstacles when some problemsituations were presented to these students. In addition, it was also found out that these students have stepped forward and backward in the conceptual field of thermodynamics.application/pdfporRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 8, n. 9 (jul. 2007), p. 7-12Ensino de físicaEnsino médioEnsino técnicoAprendizagem significativaTeoria dos campos conceituaisFormação de conceitoTermodinâmicaThermodynamical conceptsConceptual fieldsOperational invariants.Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000687297.pdf.txt000687297.pdf.txtExtracted Texttext/plain28290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/2/000687297.pdf.txtf07da6b50bd6d854b39e1cd7313772fdMD52ORIGINAL000687297.pdfTexto completoapplication/pdf223684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/1/000687297.pdf1de18cbcb019f7dd552ea57c91d04936MD5110183/1971142019-07-19 02:38:55.92401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-19T05:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
title |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
spellingShingle |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico Grings, Edi Terezinha de Oliveira Ensino de física Ensino médio Ensino técnico Aprendizagem significativa Teoria dos campos conceituais Formação de conceito Termodinâmica Thermodynamical concepts Conceptual fields Operational invariants. |
title_short |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
title_full |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
title_fullStr |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
title_full_unstemmed |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
title_sort |
Significados dos conceitos da termodinâmica e possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes do ensino médio e técnico |
author |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira |
author_facet |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Ensino técnico Aprendizagem significativa Teoria dos campos conceituais Formação de conceito Termodinâmica |
topic |
Ensino de física Ensino médio Ensino técnico Aprendizagem significativa Teoria dos campos conceituais Formação de conceito Termodinâmica Thermodynamical concepts Conceptual fields Operational invariants. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thermodynamical concepts Conceptual fields Operational invariants. |
description |
Este trabalho resume uma pesquisa que teve por objetivos detectar o nível de conceitualização atribuído pelos estudantes a conceitos básicos da Termodinâmica (temperatura, calor, energia interna, trabalho e entropia) e inferir possíveis indicadores de invariantes operatórios. Foram pesquisados 99 estudantes do ensino médio e técnico da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, Brasil, através de um questionário. Também foram entrevistados quatro estudantes para verificar se os indicadores de invariantes operatórios anteriormente identificados persistiam. Utilizou-se, como aporte teórico, as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel, dos campos conceituais de Vergnaud e da mediação de Vygotsky. Concluiu-se que os significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos da Termodinâmica apresentam muitas concepções alternativas, inferiu-se também sobre a presença de invariantes operatórios que se apresentaram como obstáculo, quando os estudantes foram expostos a situações-problema. Constatou-se que os estudantes nessas situações evidenciam avanços e retrocessos no campo conceitual da Termodinâmica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T02:41:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197114 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000687297 |
identifier_str_mv |
1518-8043 000687297 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 8, n. 9 (jul. 2007), p. 7-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/2/000687297.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197114/1/000687297.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f07da6b50bd6d854b39e1cd7313772fd 1de18cbcb019f7dd552ea57c91d04936 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447691301224448 |