Significados da divisão : um estudo de resoluções de problemas com crianças do 5º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179459 |
Resumo: | Este estudo de intervenção, de cunho qualitativo, foi desenvolvido com alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Investiguei: quais significados as crianças que cursam um 5º ano do Ensino Fundamental atribuem às práticas de dividir que vivenciam em seu cotidiano familiar e escolar? Tive como objetivo, articular esses significados, após conhecê-los, a práticas pedagógicas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas, seguindo as teorizações de Maria Ignez Diniz e Katia Smole. Outro objetivo foi possibilitar avanços na compreensão de situações-problemas de raciocínio multiplicativo e no desenvolvimento dos conceitos de multiplicação e divisão, apoiada no pensamento de Terezinha Nunes, Peter Bryant e colegas. O estudo apontou para 5 significados diferentes atribuídos pelas crianças às práticas de dividir: 1) parcelar pagamentos, 2) distribuir objetos, 3) compartilhar objetos, dando ou emprestando esses objetos, 4) separar objetos organizando-os e 5) resolver cálculos. Este estudo proporcionou um amplo conhecimento sobre as vivências familiares: valores éticos com os quais são educados pela família e as tensões que essa aprendizagem gera para algumas crianças, brincadeiras que costumam participar e jogos que brincam com parentes e amigos. Esse conhecimento será útil no planejamento de situações-problemas enraizadas nas práticas culturais infantis de bairros da periferia do município de Esteio-RS. |
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Oliveira, Juliana Aparecida Ribeiro deOliveira, Helena Dória Lucas de2018-06-16T03:13:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/179459001067975Este estudo de intervenção, de cunho qualitativo, foi desenvolvido com alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Investiguei: quais significados as crianças que cursam um 5º ano do Ensino Fundamental atribuem às práticas de dividir que vivenciam em seu cotidiano familiar e escolar? Tive como objetivo, articular esses significados, após conhecê-los, a práticas pedagógicas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas, seguindo as teorizações de Maria Ignez Diniz e Katia Smole. Outro objetivo foi possibilitar avanços na compreensão de situações-problemas de raciocínio multiplicativo e no desenvolvimento dos conceitos de multiplicação e divisão, apoiada no pensamento de Terezinha Nunes, Peter Bryant e colegas. O estudo apontou para 5 significados diferentes atribuídos pelas crianças às práticas de dividir: 1) parcelar pagamentos, 2) distribuir objetos, 3) compartilhar objetos, dando ou emprestando esses objetos, 4) separar objetos organizando-os e 5) resolver cálculos. Este estudo proporcionou um amplo conhecimento sobre as vivências familiares: valores éticos com os quais são educados pela família e as tensões que essa aprendizagem gera para algumas crianças, brincadeiras que costumam participar e jogos que brincam com parentes e amigos. Esse conhecimento será útil no planejamento de situações-problemas enraizadas nas práticas culturais infantis de bairros da periferia do município de Esteio-RS.This qualitative intervention study was developed with students from a 5th grade elementary school class from a public school in the city of Esteio, metropolitan region of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul. I investigated: what meanings children who attend a 5th grade elementary school attribute to the practices of sharing that they experience in their daily family and school? I aimed to articulate these meanings, after knowing them, to pedagogical practices in a methodological perspective of Problem Solving, following the theorizations of Maria Ignez Diniz and Katia Smole. Another objective was to enable advances in the understanding of multiplicative reasoning situations and problems in the development of multiplication and division concepts, supported by Terezinha Nunes, Peter Bryant and colleagues. The study pointed to 5 different meanings attributed by children to the practices of sharing: 1) parceling payments, 2) distributing objects, 3) sharing objects, giving or lending these objects, 4) separating objects by arranging them, and 5) solving calculations. This study provided a wealth of knowledge about family experiences: the ethical values with which they are educated by the family and the tensions that this learning generates for some children, games that usually attend and games that play with relatives and friends. This knowledge will be useful in the planning of situations-problems rooted in the children's cultural practices of suburban neighborhoods of the municipality of Esteio-RS.application/pdfporResolução de problemasRaciocinio : MatematicaDivisibilidadeEducacao matematica : Ensino da matematica : Primeiro grauTroubleshootingMathematics education for the early yearsDivisionMultiplicative reasoningSignificados da divisão : um estudo de resoluções de problemas com crianças do 5º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067975.pdf001067975.pdfTexto completoapplication/pdf698860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179459/1/001067975.pdf5dc99bd920da62e66bedbd1baaa84088MD51TEXT001067975.pdf.txt001067975.pdf.txtExtracted Texttext/plain106943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179459/2/001067975.pdf.txtc3c913035a94185467b6d087500e26a8MD5210183/1794592018-06-17 02:26:48.151198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179459Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo de intervenção, de cunho qualitativo, foi desenvolvido com alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Investiguei: quais significados as crianças que cursam um 5º ano do Ensino Fundamental atribuem às práticas de dividir que vivenciam em seu cotidiano familiar e escolar? Tive como objetivo, articular esses significados, após conhecê-los, a práticas pedagógicas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas, seguindo as teorizações de Maria Ignez Diniz e Katia Smole. Outro objetivo foi possibilitar avanços na compreensão de situações-problemas de raciocínio multiplicativo e no desenvolvimento dos conceitos de multiplicação e divisão, apoiada no pensamento de Terezinha Nunes, Peter Bryant e colegas. O estudo apontou para 5 significados diferentes atribuídos pelas crianças às práticas de dividir: 1) parcelar pagamentos, 2) distribuir objetos, 3) compartilhar objetos, dando ou emprestando esses objetos, 4) separar objetos organizando-os e 5) resolver cálculos. Este estudo proporcionou um amplo conhecimento sobre as vivências familiares: valores éticos com os quais são educados pela família e as tensões que essa aprendizagem gera para algumas crianças, brincadeiras que costumam participar e jogos que brincam com parentes e amigos. Esse conhecimento será útil no planejamento de situações-problemas enraizadas nas práticas culturais infantis de bairros da periferia do município de Esteio-RS. |
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