Significados da divisão : um estudo de resoluções de problemas com crianças do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Aparecida Ribeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179459
Resumo: Este estudo de intervenção, de cunho qualitativo, foi desenvolvido com alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Investiguei: quais significados as crianças que cursam um 5º ano do Ensino Fundamental atribuem às práticas de dividir que vivenciam em seu cotidiano familiar e escolar? Tive como objetivo, articular esses significados, após conhecê-los, a práticas pedagógicas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas, seguindo as teorizações de Maria Ignez Diniz e Katia Smole. Outro objetivo foi possibilitar avanços na compreensão de situações-problemas de raciocínio multiplicativo e no desenvolvimento dos conceitos de multiplicação e divisão, apoiada no pensamento de Terezinha Nunes, Peter Bryant e colegas. O estudo apontou para 5 significados diferentes atribuídos pelas crianças às práticas de dividir: 1) parcelar pagamentos, 2) distribuir objetos, 3) compartilhar objetos, dando ou emprestando esses objetos, 4) separar objetos organizando-os e 5) resolver cálculos. Este estudo proporcionou um amplo conhecimento sobre as vivências familiares: valores éticos com os quais são educados pela família e as tensões que essa aprendizagem gera para algumas crianças, brincadeiras que costumam participar e jogos que brincam com parentes e amigos. Esse conhecimento será útil no planejamento de situações-problemas enraizadas nas práticas culturais infantis de bairros da periferia do município de Esteio-RS.
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