A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Claudio Rejane da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha, Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163659
Resumo: Este trabalho consiste em uma revisão da literatura e da legislação sobre a avaliação da aprendizagem focalizando o Ensino de Ciências Naturais. Foram examinadas criticamente a legislação do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul e artigos de revistas da área da Educação e do Ensino de Ciências. O estudo1 revela que há certo consenso na literatura sobre o predomínio da avaliação tradicional, centrada em provas escritas, atrelada ao modelo de busca de resultados. A legislação reconhece que a avaliação da aprendizagem utilizada na escola distancia-se das orientações oficiais, que enfatizam os aspectos qualitativos e formativos sobre os quantitativos. Literatura e legislação convergem com a orientação de que os professores precisam diversificar seus instrumentos visando alcançar uma avaliação formativa. Reflete-se também o debate acerca das possibilidades e limitações das avaliações externas e proposta do Plano Nacional da Educação de 2014 para englobar o Ensino de Ciências no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), mas percebe-se que muito pouco desse debate chega efetivamente nas salas de aula.
id UFRGS-2_0a45d82f01670afd0a225fed0668bca3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163659
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dantas, Claudio Rejane da SilvaMassoni, Neusa TeresinhaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2017-07-05T02:39:39Z20170104-4036http://hdl.handle.net/10183/163659001020761Este trabalho consiste em uma revisão da literatura e da legislação sobre a avaliação da aprendizagem focalizando o Ensino de Ciências Naturais. Foram examinadas criticamente a legislação do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul e artigos de revistas da área da Educação e do Ensino de Ciências. O estudo1 revela que há certo consenso na literatura sobre o predomínio da avaliação tradicional, centrada em provas escritas, atrelada ao modelo de busca de resultados. A legislação reconhece que a avaliação da aprendizagem utilizada na escola distancia-se das orientações oficiais, que enfatizam os aspectos qualitativos e formativos sobre os quantitativos. Literatura e legislação convergem com a orientação de que os professores precisam diversificar seus instrumentos visando alcançar uma avaliação formativa. Reflete-se também o debate acerca das possibilidades e limitações das avaliações externas e proposta do Plano Nacional da Educação de 2014 para englobar o Ensino de Ciências no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), mas percebe-se que muito pouco desse debate chega efetivamente nas salas de aula.This work consists of a literature and legislation review on the evaluations of learning focusing on the Natural Science Education in science education. We critically analyzed the national and subnational (Rio Grande do Sul state) Brazilian legislation on the subject and journal articles on science education and education. The study reveals that there is a certain consensus in the literature about the predominance of traditional evaluation focused on written exams, linked to the goal-oriented model. The legislation recognizes that the evaluation of learning used at school is distancing itself from official guidelines, which prefers the qualitative and formative aspects over the quantitative ones. Literature and legislation converge in the direction that teachers need to diversify their instruments to achieve a formative evaluation It is also questioned the debate about the possibilities and limitations of external evaluations and the proposal of the National Educational Plan approved in 2014 to include science education in Saeb; it is possible to affirm that very little of this debate actually arrives in classrooms.Este trabajo consiste en una revisión de la literatura y de la legislación, relativa a la evaluación del aprendizaje centrado en la Enseñanza de las Ciencias Naturales. Fueron examinadas críticamente la legislación de Brasil y del estado de Río Grande do Sul, y artículos de revistas en el área de Educación y Ciencias de la Educación. El estudio revela que hay un cierto consenso en la literatura acerca del predominio de la evaluación tradicional, centrada en las pruebas escritas vinculados al modelo de búsqueda de resultados. La legislación reconoce que la evaluación del aprendizaje utilizado se distancia de las recomendaciones oficiales, que destacan los aspectos cualitativos y de formación por encima de los cuantitativos. Literatura y legislación convergen en la dirección de que los profesores tienen que diversificar sus instrumentos para lograr una evaluación formativa. Se reflexiona también sobre el debate sobre las posibilidades y limitaciones de las evaluaciones externas y sobre la propuesta del Plan Nacional de Educación aprobada en 2014 para incluir la educación en Ciencias en el Saeb, pero se percibe que muy poco de este debate realmente llega a las aulas.application/pdfporEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 25, n. 95 (abr./jun. 2017), p. 440-482Ensino de ciênciasAvaliação da aprendizagemLearning assessmentScience educationEducational system evaluationEvaluación del aprendizajeEducación en cienciasEevaluación del sistema educativoA avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em abertoEvaluation in natural science teaching, official documents, and academic literature: a theme with many open questionsLa evaluación en la Enseñanza de las Ciencias Naturales en los documentos oficiales y en la literatura académica: una temática con muchas preguntas abiertasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020761.pdf001020761.pdfTexto completoapplication/pdf608923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163659/1/001020761.pdf30a3e74ecc0c3c8c964d2e4d9313d4d3MD51TEXT001020761.pdf.txt001020761.pdf.txtExtracted Texttext/plain117607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163659/2/001020761.pdf.txtc47495419b58db07ec762d6c82c1369aMD52THUMBNAIL001020761.pdf.jpg001020761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163659/3/001020761.pdf.jpg5785d59c3fd356047ec936f76b986b62MD5310183/1636592024-06-05 06:50:02.840114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-05T09:50:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation in natural science teaching, official documents, and academic literature: a theme with many open questions
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La evaluación en la Enseñanza de las Ciencias Naturales en los documentos oficiales y en la literatura académica: una temática con muchas preguntas abiertas
title A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
spellingShingle A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
Dantas, Claudio Rejane da Silva
Ensino de ciências
Avaliação da aprendizagem
Learning assessment
Science education
Educational system evaluation
Evaluación del aprendizaje
Educación en ciencias
Eevaluación del sistema educativo
title_short A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
title_full A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
title_fullStr A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
title_full_unstemmed A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
title_sort A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
author Dantas, Claudio Rejane da Silva
author_facet Dantas, Claudio Rejane da Silva
Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Claudio Rejane da Silva
Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Avaliação da aprendizagem
topic Ensino de ciências
Avaliação da aprendizagem
Learning assessment
Science education
Educational system evaluation
Evaluación del aprendizaje
Educación en ciencias
Eevaluación del sistema educativo
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning assessment
Science education
Educational system evaluation
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación del aprendizaje
Educación en ciencias
Eevaluación del sistema educativo
description Este trabalho consiste em uma revisão da literatura e da legislação sobre a avaliação da aprendizagem focalizando o Ensino de Ciências Naturais. Foram examinadas criticamente a legislação do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul e artigos de revistas da área da Educação e do Ensino de Ciências. O estudo1 revela que há certo consenso na literatura sobre o predomínio da avaliação tradicional, centrada em provas escritas, atrelada ao modelo de busca de resultados. A legislação reconhece que a avaliação da aprendizagem utilizada na escola distancia-se das orientações oficiais, que enfatizam os aspectos qualitativos e formativos sobre os quantitativos. Literatura e legislação convergem com a orientação de que os professores precisam diversificar seus instrumentos visando alcançar uma avaliação formativa. Reflete-se também o debate acerca das possibilidades e limitações das avaliações externas e proposta do Plano Nacional da Educação de 2014 para englobar o Ensino de Ciências no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), mas percebe-se que muito pouco desse debate chega efetivamente nas salas de aula.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-05T02:39:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163659
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020761
identifier_str_mv 0104-4036
001020761
url http://hdl.handle.net/10183/163659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 25, n. 95 (abr./jun. 2017), p. 440-482
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163659/1/001020761.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163659/2/001020761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163659/3/001020761.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30a3e74ecc0c3c8c964d2e4d9313d4d3
c47495419b58db07ec762d6c82c1369a
5785d59c3fd356047ec936f76b986b62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920664899584