Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nedel, Roberta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ghedin, Dienifer Aline Mattos, Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222241
Resumo: A qualidade da educação é constantemente debatida pela sua característica multifatorial, havendo importantes desafios a serem superados. Considerando a influência de fatores afetivo-emocionais para a aprendizagem, analisou-se a relação entre autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental I de escolas da região do Vale do Rio Caí/RS. Os participantes foram 74 alunos, que responderam à Escala de Autoconceito InfantoJuvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg e Teste de Desempenho Escolar, além de seus pais, que completaram o Questionário sobre Dados Sociodemográficos da Família. Os alunos com autoestima elevada e autoconceito social alto foram os que apresentaram desempenho escolar médio e superior. Verificou-se associação entre menor escolaridade e reprovação parental e baixo desempenho escolar dos filhos. Nesse sentido, denota-se a importância de intervenções com vistas a promover a autoestima e o autoconceito desde a infância.
id UFRGS-2_0aa9f0567b4def6cc88a6212d5b3470b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nedel, RobertaGhedin, Dienifer Aline MattosMarin, Angela Helena2021-06-16T04:36:27Z20201982-1247http://hdl.handle.net/10183/222241001124733A qualidade da educação é constantemente debatida pela sua característica multifatorial, havendo importantes desafios a serem superados. Considerando a influência de fatores afetivo-emocionais para a aprendizagem, analisou-se a relação entre autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental I de escolas da região do Vale do Rio Caí/RS. Os participantes foram 74 alunos, que responderam à Escala de Autoconceito InfantoJuvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg e Teste de Desempenho Escolar, além de seus pais, que completaram o Questionário sobre Dados Sociodemográficos da Família. Os alunos com autoestima elevada e autoconceito social alto foram os que apresentaram desempenho escolar médio e superior. Verificou-se associação entre menor escolaridade e reprovação parental e baixo desempenho escolar dos filhos. Nesse sentido, denota-se a importância de intervenções com vistas a promover a autoestima e o autoconceito desde a infância.Quality of education is constantly debated for its multifactorial characteristics, with important challenges to be overcome. Considering the influence of affective-emotional factors for learning, the relationship between child self-esteem and self-concept, parental education and school performance of elementary school students from the region of Vale do Rio Caí/RS was analyzed. The participants consisted of 74 students, who answered the Self-Concept Scale for Children and Youth, the Rosenberg Self-Esteem Scale and the School Achievement Test, and their parents, who completed the Questionnaire on Family Sociodemographic Data. Students with high self-esteem and social self-concept were those who presented medium and high school performance. There was an association between parents' lower schooling and school failure and lower school performance of children. Therefore, the importance of interventions in order to promote selfesteem and self-concept since childhood is highlighted.La calidad de la educación se debate constantemente por su característica multifactorial, con importantes desafíos que superar. Considerando la influencia de factores afectivo-emocionales para el aprendizaje, se analizó la relación entre la autoestima y el autoconcepto infantil, la educación de los padres y el rendimiento escolar de los estudiantes de primaria de las escuelas de la región del Vale do Rio Caí/RS. Los participantes fueron 74 alumnos, que respondieron a la Escala de Autoconcepto Infanto-Juvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg y Prueba de Desempeño Escolar; y sus padres, que completaron el Cuestionario sobre Datos Sociodemográficos de la Familia. Los alumnos con autoestima elevada y autoconcepto social alto eran los que presentaban desempeño escolar medio y superior. Se verificó asociación entre menor escolaridad y reprobación de los padres y desempeño escolar más bajo de los hijos. Así se denota la importancia de intervenciones con miras a promover la autoestima y el autoconcepto desde la infancia.application/pdfporPsicologia em pesquisa. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007-. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 149-168Estudantes de ensino fundamentalAutoestimaAutoconceitoDesempenho escolarSelf-esteemSelf-conceptParental educationSchool performanceAutoestimaAutoconceptoEscolaridad parentalRendimiento escolarAutoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental IChild self-esteem and self-concept, parental education and its relationship with school performance in elementary school Autoestima y autoconcepto infantil, educación de los padres y su relación con el rendimiento escolar en la escuela primaria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124733.pdf.txt001124733.pdf.txtExtracted Texttext/plain46851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222241/2/001124733.pdf.txtde79148cb7852318dc8ab205bc578b81MD52ORIGINAL001124733.pdfTexto completoapplication/pdf500322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222241/1/001124733.pdf36821e634c7c5ffaf076a1293ab73c57MD5110183/2222412024-04-25 05:50:24.436272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-25T08:50:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Child self-esteem and self-concept, parental education and its relationship with school performance in elementary school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Autoestima y autoconcepto infantil, educación de los padres y su relación con el rendimiento escolar en la escuela primaria
title Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
spellingShingle Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
Nedel, Roberta
Estudantes de ensino fundamental
Autoestima
Autoconceito
Desempenho escolar
Self-esteem
Self-concept
Parental education
School performance
Autoestima
Autoconcepto
Escolaridad parental
Rendimiento escolar
title_short Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
title_full Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
title_fullStr Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
title_sort Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I
author Nedel, Roberta
author_facet Nedel, Roberta
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Marin, Angela Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nedel, Roberta
Ghedin, Dienifer Aline Mattos
Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de ensino fundamental
Autoestima
Autoconceito
Desempenho escolar
topic Estudantes de ensino fundamental
Autoestima
Autoconceito
Desempenho escolar
Self-esteem
Self-concept
Parental education
School performance
Autoestima
Autoconcepto
Escolaridad parental
Rendimiento escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Self-esteem
Self-concept
Parental education
School performance
dc.subject.spa.fl_str_mv Autoestima
Autoconcepto
Escolaridad parental
Rendimiento escolar
description A qualidade da educação é constantemente debatida pela sua característica multifatorial, havendo importantes desafios a serem superados. Considerando a influência de fatores afetivo-emocionais para a aprendizagem, analisou-se a relação entre autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental I de escolas da região do Vale do Rio Caí/RS. Os participantes foram 74 alunos, que responderam à Escala de Autoconceito InfantoJuvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg e Teste de Desempenho Escolar, além de seus pais, que completaram o Questionário sobre Dados Sociodemográficos da Família. Os alunos com autoestima elevada e autoconceito social alto foram os que apresentaram desempenho escolar médio e superior. Verificou-se associação entre menor escolaridade e reprovação parental e baixo desempenho escolar dos filhos. Nesse sentido, denota-se a importância de intervenções com vistas a promover a autoestima e o autoconceito desde a infância.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:36:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222241
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-1247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124733
identifier_str_mv 1982-1247
001124733
url http://hdl.handle.net/10183/222241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em pesquisa. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007-. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 149-168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222241/2/001124733.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222241/1/001124733.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de79148cb7852318dc8ab205bc578b81
36821e634c7c5ffaf076a1293ab73c57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020722118656