Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Lisana Oliveira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177722
Resumo: O objetivo desta monografia é discutir a representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade, a partir das repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” entre publicitários que atuam no mercado de Porto Alegre. Tal projeto consiste em “um banco de imagens com as mulheres que a publicidade não mostra”, promovido pela agência de consultoria 65/10 com parceria do Coletivo Catsu. Para embasar a pesquisa, apresentamos conceitos como representação, gênero e publicidade. Também debatemos o histórico social da mulher brasileira na mídia e na publicidade. A metodologia do estudo é a pesquisa exploratória e qualitativa, que busca por meio das entrevistas compreender e analisar detalhadamente o assunto abordado. A unidade de pesquisa é formada por 6 pessoas, todos publicitários, que atuam no Rio Grande do Sul, sendo 3 informantes que conhecem o projeto e outros 3 que não conhecem o projeto. Entre os resultados obtidos temos uma visão positiva por parte dos publicitários sobre o projeto Mulheres Invisíveis, e o entendimento de que ele colabora para o meio publicitário com imagens que representam a diversidade brasileira e apresentando os perfis que a publicidade tem deixado de mostrar.
id UFRGS-2_0ab1c9037f62c33e51525e8862405252
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177722
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jesus, Lisana Oliveira dePiedras, Elisa ReinhardtJacobi, Caroline Maldaner2018-05-10T02:30:53Z2017http://hdl.handle.net/10183/177722001062613O objetivo desta monografia é discutir a representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade, a partir das repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” entre publicitários que atuam no mercado de Porto Alegre. Tal projeto consiste em “um banco de imagens com as mulheres que a publicidade não mostra”, promovido pela agência de consultoria 65/10 com parceria do Coletivo Catsu. Para embasar a pesquisa, apresentamos conceitos como representação, gênero e publicidade. Também debatemos o histórico social da mulher brasileira na mídia e na publicidade. A metodologia do estudo é a pesquisa exploratória e qualitativa, que busca por meio das entrevistas compreender e analisar detalhadamente o assunto abordado. A unidade de pesquisa é formada por 6 pessoas, todos publicitários, que atuam no Rio Grande do Sul, sendo 3 informantes que conhecem o projeto e outros 3 que não conhecem o projeto. Entre os resultados obtidos temos uma visão positiva por parte dos publicitários sobre o projeto Mulheres Invisíveis, e o entendimento de que ele colabora para o meio publicitário com imagens que representam a diversidade brasileira e apresentando os perfis que a publicidade tem deixado de mostrar.The objective of this monograph is to discuss a representation of the diversity of Brazilian women in advertising, from the repercussions of the project "Mulheres Invisíveis" among advertisers living in Porto Alegre. The project consists of "an image bank with women who are advertising does not show," promoted by the consulting agency 65/10 with partnership of Coletivo Catsu. To support a research, we present concepts like representation, gender and publicity. We discuss the social history of brazilian women in the media and in advertising. A methodology of the study is an exploratory and qualitative research, which searches through the interviews, verifies and details the subject in detail. The research unit is made up of 6 people who work in Rio Grande do Sul, 3 informants who know the project and 3 others who are not familiar with the project. Among the results obtained, a positive view by the advertisers about the project and the understanding that collaborates for the public with images representing a brazilian diversity.application/pdfporPublicidadeMulherAdvertisingRepresentationGenderWomanAdvertiserRepresentação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062613.pdf001062613.pdfTexto completoapplication/pdf868620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/1/001062613.pdf7ac8c6c0b4385bec1127e895a99fe681MD51TEXT001062613.pdf.txt001062613.pdf.txtExtracted Texttext/plain147487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/2/001062613.pdf.txt8c2e2e421bcfeb6e38e679c80b3f61fdMD5210183/1777222018-05-11 02:33:39.77643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177722Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
title Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
spellingShingle Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
Jesus, Lisana Oliveira de
Publicidade
Mulher
Advertising
Representation
Gender
Woman
Advertiser
title_short Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
title_full Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
title_fullStr Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
title_full_unstemmed Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
title_sort Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
author Jesus, Lisana Oliveira de
author_facet Jesus, Lisana Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Lisana Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jacobi, Caroline Maldaner
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Jacobi, Caroline Maldaner
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mulher
topic Publicidade
Mulher
Advertising
Representation
Gender
Woman
Advertiser
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Representation
Gender
Woman
Advertiser
description O objetivo desta monografia é discutir a representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade, a partir das repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” entre publicitários que atuam no mercado de Porto Alegre. Tal projeto consiste em “um banco de imagens com as mulheres que a publicidade não mostra”, promovido pela agência de consultoria 65/10 com parceria do Coletivo Catsu. Para embasar a pesquisa, apresentamos conceitos como representação, gênero e publicidade. Também debatemos o histórico social da mulher brasileira na mídia e na publicidade. A metodologia do estudo é a pesquisa exploratória e qualitativa, que busca por meio das entrevistas compreender e analisar detalhadamente o assunto abordado. A unidade de pesquisa é formada por 6 pessoas, todos publicitários, que atuam no Rio Grande do Sul, sendo 3 informantes que conhecem o projeto e outros 3 que não conhecem o projeto. Entre os resultados obtidos temos uma visão positiva por parte dos publicitários sobre o projeto Mulheres Invisíveis, e o entendimento de que ele colabora para o meio publicitário com imagens que representam a diversidade brasileira e apresentando os perfis que a publicidade tem deixado de mostrar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T02:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177722
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062613
url http://hdl.handle.net/10183/177722
identifier_str_mv 001062613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/1/001062613.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/2/001062613.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ac8c6c0b4385bec1127e895a99fe681
8c2e2e421bcfeb6e38e679c80b3f61fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447215673442304