Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177722 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é discutir a representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade, a partir das repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” entre publicitários que atuam no mercado de Porto Alegre. Tal projeto consiste em “um banco de imagens com as mulheres que a publicidade não mostra”, promovido pela agência de consultoria 65/10 com parceria do Coletivo Catsu. Para embasar a pesquisa, apresentamos conceitos como representação, gênero e publicidade. Também debatemos o histórico social da mulher brasileira na mídia e na publicidade. A metodologia do estudo é a pesquisa exploratória e qualitativa, que busca por meio das entrevistas compreender e analisar detalhadamente o assunto abordado. A unidade de pesquisa é formada por 6 pessoas, todos publicitários, que atuam no Rio Grande do Sul, sendo 3 informantes que conhecem o projeto e outros 3 que não conhecem o projeto. Entre os resultados obtidos temos uma visão positiva por parte dos publicitários sobre o projeto Mulheres Invisíveis, e o entendimento de que ele colabora para o meio publicitário com imagens que representam a diversidade brasileira e apresentando os perfis que a publicidade tem deixado de mostrar. |
id |
UFRGS-2_0ab1c9037f62c33e51525e8862405252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177722 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jesus, Lisana Oliveira dePiedras, Elisa ReinhardtJacobi, Caroline Maldaner2018-05-10T02:30:53Z2017http://hdl.handle.net/10183/177722001062613O objetivo desta monografia é discutir a representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade, a partir das repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” entre publicitários que atuam no mercado de Porto Alegre. Tal projeto consiste em “um banco de imagens com as mulheres que a publicidade não mostra”, promovido pela agência de consultoria 65/10 com parceria do Coletivo Catsu. Para embasar a pesquisa, apresentamos conceitos como representação, gênero e publicidade. Também debatemos o histórico social da mulher brasileira na mídia e na publicidade. A metodologia do estudo é a pesquisa exploratória e qualitativa, que busca por meio das entrevistas compreender e analisar detalhadamente o assunto abordado. A unidade de pesquisa é formada por 6 pessoas, todos publicitários, que atuam no Rio Grande do Sul, sendo 3 informantes que conhecem o projeto e outros 3 que não conhecem o projeto. Entre os resultados obtidos temos uma visão positiva por parte dos publicitários sobre o projeto Mulheres Invisíveis, e o entendimento de que ele colabora para o meio publicitário com imagens que representam a diversidade brasileira e apresentando os perfis que a publicidade tem deixado de mostrar.The objective of this monograph is to discuss a representation of the diversity of Brazilian women in advertising, from the repercussions of the project "Mulheres Invisíveis" among advertisers living in Porto Alegre. The project consists of "an image bank with women who are advertising does not show," promoted by the consulting agency 65/10 with partnership of Coletivo Catsu. To support a research, we present concepts like representation, gender and publicity. We discuss the social history of brazilian women in the media and in advertising. A methodology of the study is an exploratory and qualitative research, which searches through the interviews, verifies and details the subject in detail. The research unit is made up of 6 people who work in Rio Grande do Sul, 3 informants who know the project and 3 others who are not familiar with the project. Among the results obtained, a positive view by the advertisers about the project and the understanding that collaborates for the public with images representing a brazilian diversity.application/pdfporPublicidadeMulherAdvertisingRepresentationGenderWomanAdvertiserRepresentação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062613.pdf001062613.pdfTexto completoapplication/pdf868620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/1/001062613.pdf7ac8c6c0b4385bec1127e895a99fe681MD51TEXT001062613.pdf.txt001062613.pdf.txtExtracted Texttext/plain147487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/2/001062613.pdf.txt8c2e2e421bcfeb6e38e679c80b3f61fdMD5210183/1777222018-05-11 02:33:39.77643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177722Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
title |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
spellingShingle |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” Jesus, Lisana Oliveira de Publicidade Mulher Advertising Representation Gender Woman Advertiser |
title_short |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
title_full |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
title_fullStr |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
title_full_unstemmed |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
title_sort |
Representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade : repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” |
author |
Jesus, Lisana Oliveira de |
author_facet |
Jesus, Lisana Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Lisana Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Jacobi, Caroline Maldaner |
contributor_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt Jacobi, Caroline Maldaner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Mulher |
topic |
Publicidade Mulher Advertising Representation Gender Woman Advertiser |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Representation Gender Woman Advertiser |
description |
O objetivo desta monografia é discutir a representação da diversidade da mulher brasileira na publicidade, a partir das repercussões do projeto “Mulheres Invisíveis” entre publicitários que atuam no mercado de Porto Alegre. Tal projeto consiste em “um banco de imagens com as mulheres que a publicidade não mostra”, promovido pela agência de consultoria 65/10 com parceria do Coletivo Catsu. Para embasar a pesquisa, apresentamos conceitos como representação, gênero e publicidade. Também debatemos o histórico social da mulher brasileira na mídia e na publicidade. A metodologia do estudo é a pesquisa exploratória e qualitativa, que busca por meio das entrevistas compreender e analisar detalhadamente o assunto abordado. A unidade de pesquisa é formada por 6 pessoas, todos publicitários, que atuam no Rio Grande do Sul, sendo 3 informantes que conhecem o projeto e outros 3 que não conhecem o projeto. Entre os resultados obtidos temos uma visão positiva por parte dos publicitários sobre o projeto Mulheres Invisíveis, e o entendimento de que ele colabora para o meio publicitário com imagens que representam a diversidade brasileira e apresentando os perfis que a publicidade tem deixado de mostrar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-10T02:30:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177722 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177722 |
identifier_str_mv |
001062613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/1/001062613.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177722/2/001062613.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ac8c6c0b4385bec1127e895a99fe681 8c2e2e421bcfeb6e38e679c80b3f61fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447215673442304 |