Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de físico-química mediados pelo computador
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29335 |
Resumo: | O estudo apresenta uma análise das principais contribuições da Teoria Sócio-histórica para a formação de conceitos em Físico-Química. Serão discutidos, com base em leituras de alguns pesquisadores neovygotskyanos, os pressupostos da teoria de Vygotsky e seus desdobramentos para o nosso campo de estudo, a Química. As diferentes concepções sobre o processo de formação de conceitos científicos serão analisadas, tomando-se como base suas inter-relações com os conceitos de senso comum. Em seguida, será proposta uma sequência de episódios de ensino mediados pelo computador, no eixo temático “termodinâmica química”, para a análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes. |
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Costa, Rodrigo Garret daPasserino, Liliana MariaZaro, Milton Antonio2011-06-02T06:00:47Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/29335000763187O estudo apresenta uma análise das principais contribuições da Teoria Sócio-histórica para a formação de conceitos em Físico-Química. Serão discutidos, com base em leituras de alguns pesquisadores neovygotskyanos, os pressupostos da teoria de Vygotsky e seus desdobramentos para o nosso campo de estudo, a Química. As diferentes concepções sobre o processo de formação de conceitos científicos serão analisadas, tomando-se como base suas inter-relações com os conceitos de senso comum. Em seguida, será proposta uma sequência de episódios de ensino mediados pelo computador, no eixo temático “termodinâmica química”, para a análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes.This work goal to analyze contributions of the Socio-historical Theory to understand scientific concepts development about Physical Chemistry Area. In this work we will discuss, based on some neo-vygotskian research, the impact that theory on our study field, in this case the Chemistry. After that, we will analyze the different conceptions about the process of development of scientific concepts, based on their interrelationships with the “common sense” concepts. Finally, we propose an episode in education mediated by computer, the main theme "chemical thermodynamics", for the analysis of the areas of conceptual profile of students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 10 f.EstudantePerfilTecnologiaFísicaSocio-historical theoryLearningConceptsPhysical chemistryTechnologyAnálise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de físico-química mediados pelo computadorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763187.pdf000763187.pdfTexto completoapplication/pdf121686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29335/1/000763187.pdf9e0b3e2806e93746479270a99989b53aMD51TEXT000763187.pdf.txt000763187.pdf.txtExtracted Texttext/plain37064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29335/2/000763187.pdf.txt228d699e4cbcce645a635befb7b31abbMD52THUMBNAIL000763187.pdf.jpg000763187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29335/3/000763187.pdf.jpg25827737b8789d59148058079bdd1700MD5310183/293352019-11-09 04:50:20.670718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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