Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212850 |
Resumo: | Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização. |
id |
UFRGS-2_0f8e349085bc0f33a52dca7b235c1714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212850 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Lucas VieiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2020-08-12T03:35:54Z2019http://hdl.handle.net/10183/212850001116447Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização.This work analysed a activity realized in a Porto Alegre's public school. It utilized a digital learning object (DLO) in the format of a digital game focused in the teaching of functions. The central question analysed what would be the impacts of a game focused in the teaching of functions in the learning process. Besides that, the process of creating a game focused in teaching that was engaging to the students. For the application of the activity the ideas of Paperts' microworlds were used. These ideas were also used in the analysis of the data, alongside Vergnaud's concept of scheme. The utilization of games showed positive aspects in the classroom, garanting the student the ability to explore, interact and think about the concepts in a way that is not possible without the use of technology. Was also verified that the process of creating a game, besides being possible to be made by one individual, is extremely complex, being necessary planning not only for its initial use, but for its constant update.application/pdfporObjeto de aprendizagemFuncoes : MatematicaJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : AtividadesJogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116447.pdf.txt001116447.pdf.txtExtracted Texttext/plain93794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/2/001116447.pdf.txt5401aedaec7b661eda53f11f3f60105fMD52ORIGINAL001116447.pdfTexto completoapplication/pdf1721936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/1/001116447.pdf92534fec83565dc1119ed5bdda8a7722MD5110183/2128502020-08-13 03:35:48.279162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
title |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
spellingShingle |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função Lima, Lucas Vieira Objeto de aprendizagem Funcoes : Matematica Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades |
title_short |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
title_full |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
title_fullStr |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
title_sort |
Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função |
author |
Lima, Lucas Vieira |
author_facet |
Lima, Lucas Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucas Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto de aprendizagem Funcoes : Matematica Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades |
topic |
Objeto de aprendizagem Funcoes : Matematica Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades |
description |
Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-12T03:35:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212850 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116447 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212850 |
identifier_str_mv |
001116447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/2/001116447.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/1/001116447.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5401aedaec7b661eda53f11f3f60105f 92534fec83565dc1119ed5bdda8a7722 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447266918400000 |