Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29635 |
Resumo: | O aquecimento da economia brasileira vem causando reflexos em diversos setores da sociedade. Neste contexto, nota-se um exponencial avanço do poder de consumo classe C no país. Como conseqüência, o mercado de seguros nacional também vem obtendo resultados expressivos nos últimos anos. Com base nas informações deste cenário, buscou-se conhecer os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor dos serviços de seguros de automóveis, da classe social C. O universo da pesquisa ficou restrito à cidade de Porto Alegre-RS, bem como a amostra escolhida. O método da pesquisa foi exploratório, sendo utilizada a amostragem por julgamento (não-probabilístico), não sendo possível fazer inferências para o universo que representa o público-alvo deste trabalho. A técnica utilizada consistiu em aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram precedidas de levantamento de dados secundários e entrevistas com especialistas no setor de seguros. Investigou-se as principais motivações dos consumidores, os atributos considerados por eles no momento da compra, e os elementos que compõe o processo de contratação de um seguro de automóvel, dando enfoque especial aos influenciadores deste processo. Primeiramente, será exposto o problema de pesquisa, em cima do qual foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos. A organização também será caracterizada. A seguir, os principais elementos que sustentarão a argumentação dos resultados deste trabalho serão expostos em item de referencial teórico. O método será detalhadamente apresentado em tópico anterior aos resultados e conclusões da pesquisa. |
id |
UFRGS-2_0fd2ddf486f749544f9e56f086aae0ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29635 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricordi Junior, NelsonNique, Walter Meucci2011-06-18T06:02:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/29635000768902O aquecimento da economia brasileira vem causando reflexos em diversos setores da sociedade. Neste contexto, nota-se um exponencial avanço do poder de consumo classe C no país. Como conseqüência, o mercado de seguros nacional também vem obtendo resultados expressivos nos últimos anos. Com base nas informações deste cenário, buscou-se conhecer os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor dos serviços de seguros de automóveis, da classe social C. O universo da pesquisa ficou restrito à cidade de Porto Alegre-RS, bem como a amostra escolhida. O método da pesquisa foi exploratório, sendo utilizada a amostragem por julgamento (não-probabilístico), não sendo possível fazer inferências para o universo que representa o público-alvo deste trabalho. A técnica utilizada consistiu em aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram precedidas de levantamento de dados secundários e entrevistas com especialistas no setor de seguros. Investigou-se as principais motivações dos consumidores, os atributos considerados por eles no momento da compra, e os elementos que compõe o processo de contratação de um seguro de automóvel, dando enfoque especial aos influenciadores deste processo. Primeiramente, será exposto o problema de pesquisa, em cima do qual foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos. A organização também será caracterizada. A seguir, os principais elementos que sustentarão a argumentação dos resultados deste trabalho serão expostos em item de referencial teórico. O método será detalhadamente apresentado em tópico anterior aos resultados e conclusões da pesquisa.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorDecisão de compraOs fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768902.pdf.txt000768902.pdf.txtExtracted Texttext/plain166823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/2/000768902.pdf.txtaba7a4c576c9009c570da08f15c27798MD52ORIGINAL000768902.pdf000768902.pdfTexto completoapplication/pdf685154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/1/000768902.pdf82be8182da80cce342567e355630e780MD51THUMBNAIL000768902.pdf.jpg000768902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/3/000768902.pdf.jpgf2a082e45aa9d7891ddddc53771772ffMD5310183/296352018-10-09 09:21:02.837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:21:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
title |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
spellingShingle |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS Ricordi Junior, Nelson Marketing Comportamento do consumidor Decisão de compra |
title_short |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
title_full |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
title_fullStr |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
title_full_unstemmed |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
title_sort |
Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS |
author |
Ricordi Junior, Nelson |
author_facet |
Ricordi Junior, Nelson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricordi Junior, Nelson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor Decisão de compra |
topic |
Marketing Comportamento do consumidor Decisão de compra |
description |
O aquecimento da economia brasileira vem causando reflexos em diversos setores da sociedade. Neste contexto, nota-se um exponencial avanço do poder de consumo classe C no país. Como conseqüência, o mercado de seguros nacional também vem obtendo resultados expressivos nos últimos anos. Com base nas informações deste cenário, buscou-se conhecer os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor dos serviços de seguros de automóveis, da classe social C. O universo da pesquisa ficou restrito à cidade de Porto Alegre-RS, bem como a amostra escolhida. O método da pesquisa foi exploratório, sendo utilizada a amostragem por julgamento (não-probabilístico), não sendo possível fazer inferências para o universo que representa o público-alvo deste trabalho. A técnica utilizada consistiu em aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram precedidas de levantamento de dados secundários e entrevistas com especialistas no setor de seguros. Investigou-se as principais motivações dos consumidores, os atributos considerados por eles no momento da compra, e os elementos que compõe o processo de contratação de um seguro de automóvel, dando enfoque especial aos influenciadores deste processo. Primeiramente, será exposto o problema de pesquisa, em cima do qual foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos. A organização também será caracterizada. A seguir, os principais elementos que sustentarão a argumentação dos resultados deste trabalho serão expostos em item de referencial teórico. O método será detalhadamente apresentado em tópico anterior aos resultados e conclusões da pesquisa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-18T06:02:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29635 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000768902 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29635 |
identifier_str_mv |
000768902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/2/000768902.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/1/000768902.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/3/000768902.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aba7a4c576c9009c570da08f15c27798 82be8182da80cce342567e355630e780 f2a082e45aa9d7891ddddc53771772ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447059126288384 |