Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricordi Junior, Nelson
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29635
Resumo: O aquecimento da economia brasileira vem causando reflexos em diversos setores da sociedade. Neste contexto, nota-se um exponencial avanço do poder de consumo classe C no país. Como conseqüência, o mercado de seguros nacional também vem obtendo resultados expressivos nos últimos anos. Com base nas informações deste cenário, buscou-se conhecer os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor dos serviços de seguros de automóveis, da classe social C. O universo da pesquisa ficou restrito à cidade de Porto Alegre-RS, bem como a amostra escolhida. O método da pesquisa foi exploratório, sendo utilizada a amostragem por julgamento (não-probabilístico), não sendo possível fazer inferências para o universo que representa o público-alvo deste trabalho. A técnica utilizada consistiu em aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram precedidas de levantamento de dados secundários e entrevistas com especialistas no setor de seguros. Investigou-se as principais motivações dos consumidores, os atributos considerados por eles no momento da compra, e os elementos que compõe o processo de contratação de um seguro de automóvel, dando enfoque especial aos influenciadores deste processo. Primeiramente, será exposto o problema de pesquisa, em cima do qual foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos. A organização também será caracterizada. A seguir, os principais elementos que sustentarão a argumentação dos resultados deste trabalho serão expostos em item de referencial teórico. O método será detalhadamente apresentado em tópico anterior aos resultados e conclusões da pesquisa.
id UFRGS-2_0fd2ddf486f749544f9e56f086aae0ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29635
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ricordi Junior, NelsonNique, Walter Meucci2011-06-18T06:02:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/29635000768902O aquecimento da economia brasileira vem causando reflexos em diversos setores da sociedade. Neste contexto, nota-se um exponencial avanço do poder de consumo classe C no país. Como conseqüência, o mercado de seguros nacional também vem obtendo resultados expressivos nos últimos anos. Com base nas informações deste cenário, buscou-se conhecer os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor dos serviços de seguros de automóveis, da classe social C. O universo da pesquisa ficou restrito à cidade de Porto Alegre-RS, bem como a amostra escolhida. O método da pesquisa foi exploratório, sendo utilizada a amostragem por julgamento (não-probabilístico), não sendo possível fazer inferências para o universo que representa o público-alvo deste trabalho. A técnica utilizada consistiu em aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram precedidas de levantamento de dados secundários e entrevistas com especialistas no setor de seguros. Investigou-se as principais motivações dos consumidores, os atributos considerados por eles no momento da compra, e os elementos que compõe o processo de contratação de um seguro de automóvel, dando enfoque especial aos influenciadores deste processo. Primeiramente, será exposto o problema de pesquisa, em cima do qual foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos. A organização também será caracterizada. A seguir, os principais elementos que sustentarão a argumentação dos resultados deste trabalho serão expostos em item de referencial teórico. O método será detalhadamente apresentado em tópico anterior aos resultados e conclusões da pesquisa.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorDecisão de compraOs fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768902.pdf.txt000768902.pdf.txtExtracted Texttext/plain166823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/2/000768902.pdf.txtaba7a4c576c9009c570da08f15c27798MD52ORIGINAL000768902.pdf000768902.pdfTexto completoapplication/pdf685154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/1/000768902.pdf82be8182da80cce342567e355630e780MD51THUMBNAIL000768902.pdf.jpg000768902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/3/000768902.pdf.jpgf2a082e45aa9d7891ddddc53771772ffMD5310183/296352018-10-09 09:21:02.837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:21:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
title Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
spellingShingle Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
Ricordi Junior, Nelson
Marketing
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
title_short Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
title_full Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
title_fullStr Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
title_full_unstemmed Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
title_sort Os fatores que influenciam o processo de contratação de seguros de automóveis, dos consumidores da classe c, do mercado de Porto Alegre - RS
author Ricordi Junior, Nelson
author_facet Ricordi Junior, Nelson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricordi Junior, Nelson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
topic Marketing
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
description O aquecimento da economia brasileira vem causando reflexos em diversos setores da sociedade. Neste contexto, nota-se um exponencial avanço do poder de consumo classe C no país. Como conseqüência, o mercado de seguros nacional também vem obtendo resultados expressivos nos últimos anos. Com base nas informações deste cenário, buscou-se conhecer os principais fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor dos serviços de seguros de automóveis, da classe social C. O universo da pesquisa ficou restrito à cidade de Porto Alegre-RS, bem como a amostra escolhida. O método da pesquisa foi exploratório, sendo utilizada a amostragem por julgamento (não-probabilístico), não sendo possível fazer inferências para o universo que representa o público-alvo deste trabalho. A técnica utilizada consistiu em aplicação de entrevistas em profundidade, as quais foram precedidas de levantamento de dados secundários e entrevistas com especialistas no setor de seguros. Investigou-se as principais motivações dos consumidores, os atributos considerados por eles no momento da compra, e os elementos que compõe o processo de contratação de um seguro de automóvel, dando enfoque especial aos influenciadores deste processo. Primeiramente, será exposto o problema de pesquisa, em cima do qual foram estabelecidos os objetivos gerais e específicos. A organização também será caracterizada. A seguir, os principais elementos que sustentarão a argumentação dos resultados deste trabalho serão expostos em item de referencial teórico. O método será detalhadamente apresentado em tópico anterior aos resultados e conclusões da pesquisa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-18T06:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29635
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768902
url http://hdl.handle.net/10183/29635
identifier_str_mv 000768902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/2/000768902.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/1/000768902.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29635/3/000768902.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aba7a4c576c9009c570da08f15c27798
82be8182da80cce342567e355630e780
f2a082e45aa9d7891ddddc53771772ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447059126288384