O comportamento do consumidor : o processo decisório na compra de automóveis por mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remedi, Bianca Juliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185037
Resumo: O presente estudo objetivou compreender o processo decisório de compra de automóveis por mulheres residentes no Rio Grande do Sul. Para isso, primeiramente buscou-se estudar os referenciais teóricos sobre comportamento do consumidor e processo decisório de compra. A metodologia utilizada para a produção deste trabalho, caracteriza-se pela realização de uma pesquisa em duas etapas, a primeira qualitativa, através da realização de entrevistas em profundidade por meio de um roteiro semiestruturado aplicado em abril de 2018 a 12 entrevistadas, para um aprofundamento do conhecimento sobre o assunto estudado, a segunda quantitativa, a coleta de dados da survey foi realizada através da aplicação de um questionário em maio de 2018, totalizando uma amostra de 227 consumidoras proprietárias de automóveis. Verificou-se que a compra do automóvel por mulheres ocorre predominantemente através de dois motivos: facilidade de locomoção no dia a dia e poder ir e vir sem depender de carona. Os resultados mostraram que além do ar condicionado, os atributos de segurança e direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica se destacam como os mais importantes no momento da compra. A consumidora busca as informações antes de realizar a compra do automóvel na Internet e o local de compra mais utilizado, são as concessionárias autorizadas. Os atributos que as consumidoras mais se sentiram satisfeitas pós-compra do automóvel foram: número de portas, direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica, ar condicionado e marca.
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