Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farenzena, Nalú
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254769
Resumo: Uma das responsabilidades do governo da União no setor educacional é a prestação de assistência técnica e financeira aos governos subnacionais na educação básica, responsabilidade que é um dos pilares da cooperação federativa na educação e da atuação estatal para a garantia dos direitos à educação. O objetivo do artigo é analisar a evolução da execução orçamentária nas principais ações de assistência financeira do governo federal na educação básica entre os anos de 2014 e 2020, de responsabilidade, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São trabalhados os montantes, totais e por agrupamentos, de ações orçamentárias, bem como os valores por matrícula, considerando os demarcadores para a atuação da Uniãona educação básica: as funções supletiva e redistributiva e os objetivos de garantia de padrão de qualidade e equalização deoportunidades educacionais. No período, ocorreu decréscimo de recursos, no total e na grande maioria das ações, o que deriva, principalmente, da política de austeridade fiscal posta pela Emenda à Constituição nº 95/2016, que fixou um teto para os gastos primários federais. A complementação da União ao Fundeb e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar são as ações com menor diminuição de recursos dentro do período, porém, houve significativas perdas em outras ações, principalmente naquelas de assistência voluntária.
id UFRGS-2_11d074209c8c315854e75e0090c2fad3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farenzena, Nalú2023-02-14T03:21:51Z20211517-1949http://hdl.handle.net/10183/254769001161773Uma das responsabilidades do governo da União no setor educacional é a prestação de assistência técnica e financeira aos governos subnacionais na educação básica, responsabilidade que é um dos pilares da cooperação federativa na educação e da atuação estatal para a garantia dos direitos à educação. O objetivo do artigo é analisar a evolução da execução orçamentária nas principais ações de assistência financeira do governo federal na educação básica entre os anos de 2014 e 2020, de responsabilidade, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São trabalhados os montantes, totais e por agrupamentos, de ações orçamentárias, bem como os valores por matrícula, considerando os demarcadores para a atuação da Uniãona educação básica: as funções supletiva e redistributiva e os objetivos de garantia de padrão de qualidade e equalização deoportunidades educacionais. No período, ocorreu decréscimo de recursos, no total e na grande maioria das ações, o que deriva, principalmente, da política de austeridade fiscal posta pela Emenda à Constituição nº 95/2016, que fixou um teto para os gastos primários federais. A complementação da União ao Fundeb e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar são as ações com menor diminuição de recursos dentro do período, porém, houve significativas perdas em outras ações, principalmente naquelas de assistência voluntária.One of the responsibilities of the federal government in the educational sector is to provide technical and financial assistance to the subnational governments in K-12 education. This responsibility is one of the pillars of the federative cooperation in education and the state work to guarantee the rights to education. The aim of the paper is to analyze the evolution of the budgetary execution in the major financial assistance actions from the federal government in K-12 education between 2014 and 2020, a responsibility of the National Fund for Educational Development (FNDE) and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel(Capes). It is analyzed the total and per group sums of budgetary actions, as well as the values per enrollment, considering the border-settlings for the Union work in K-12 education: the supplementary and redistributive functions and the goals of warranting quality standard and the equalizing of educational opportunities. In the period, there was a decrease of total resources and in most of the actions, mainly resulting from the fiscal austerity policyimposed by the Amendment N. 95/2016 to the Constitution, which established an expenditure ceiling for the federal primary expenses. The Union supplementation to the Fund for the Development of Basic Education and Appreciation of the Teaching Profession(Fundeb) and the National Program for Support to Student Transportation are the actions with the least decrease in resources within the period. However, there were significant losses in other actions, mainly the voluntary assistance ones.Una de las responsabilidades del gobierno federal de Brasil en el sector educativo es brindar asistencia técnica y financiera a los gobiernos de los estados y municipalidades en educación básica, responsabilidad que es uno de los pilares de la cooperación federativa en educación y de la acción estatal para garantizar los derechos a la educación. El objetivo del artículo es analizar la evolución de la ejecución presupuestaria en las principales acciones de asistencia financiera del gobierno federal en educación básica entre 2014 y 2020, bajo la responsabilidad del Fondo Nacional de Desarrollo Educativo (FNDE) y la Fundación Coordinación de Mejoramiento de Personal de Educación Superior (Capes). Se elaboran los montos, totales y por agrupaciones, de las acciones presupuestarias, así como los valores por matrícula, considerando las demarcaciones del rol de la Unión en educación básica: las funciones complementarias y redistributivas y losobjetivos de garantizar un estándar de calidad y equidad de oportunidades educativas. Durante el período, hubo una disminución de los recursos, en total y en la gran mayoría de las acciones, que se deriva principalmente de la política de austeridad fiscal introducida por la Reforma a la Constitución n° 95/2016, que fijó un tope para el gasto primario federal. La complementación al Fondo de Mantenimiento y Desarrollo de la Educación Básica y de Valorización de los Profesionales de la Educación (Fundeb) y el Programa Nacional de Apoyo al Transporte Escolar son las acciones con menor reducción de recursos en el período, sin embargo, hubo pérdidas significativas en otras acciones, principalmente las de asistencia voluntaria.application/pdfporEccos revista científica. N.58 (jul./set. 2021), p. 1-17Políticas públicasEducação básicaFinancial assistance from the Unionin educationFederative cooperation in educationK-12 education fundingEducation funding policiesAyuda financiera del gobierno federal en educaciónCooperación federativa en educaciónFinanciamiento de la educación básicaPolíticas de financiación de la educaciónDespesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020Expenses in financial assistance actions from the union in k-12 education between 2014 and 2020 Gasto en ayuda financiera del gobierno federal en educación básica en el período 2014-2020 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161773.pdf.txt001161773.pdf.txtExtracted Texttext/plain58507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254769/2/001161773.pdf.txt2900d18a29551aca3522e94fd0d31d98MD52ORIGINAL001161773.pdfTexto completoapplication/pdf526290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254769/1/001161773.pdf2c28cefdbdf264e2c3d46da8f1e69339MD5110183/2547692024-05-25 06:49:11.490897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Expenses in financial assistance actions from the union in k-12 education between 2014 and 2020
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Gasto en ayuda financiera del gobierno federal en educación básica en el período 2014-2020
title Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
spellingShingle Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
Farenzena, Nalú
Políticas públicas
Educação básica
Financial assistance from the Unionin education
Federative cooperation in education
K-12 education funding
Education funding policies
Ayuda financiera del gobierno federal en educación
Cooperación federativa en educación
Financiamiento de la educación básica
Políticas de financiación de la educación
title_short Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
title_full Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
title_fullStr Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
title_full_unstemmed Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
title_sort Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020
author Farenzena, Nalú
author_facet Farenzena, Nalú
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação básica
topic Políticas públicas
Educação básica
Financial assistance from the Unionin education
Federative cooperation in education
K-12 education funding
Education funding policies
Ayuda financiera del gobierno federal en educación
Cooperación federativa en educación
Financiamiento de la educación básica
Políticas de financiación de la educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial assistance from the Unionin education
Federative cooperation in education
K-12 education funding
Education funding policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Ayuda financiera del gobierno federal en educación
Cooperación federativa en educación
Financiamiento de la educación básica
Políticas de financiación de la educación
description Uma das responsabilidades do governo da União no setor educacional é a prestação de assistência técnica e financeira aos governos subnacionais na educação básica, responsabilidade que é um dos pilares da cooperação federativa na educação e da atuação estatal para a garantia dos direitos à educação. O objetivo do artigo é analisar a evolução da execução orçamentária nas principais ações de assistência financeira do governo federal na educação básica entre os anos de 2014 e 2020, de responsabilidade, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São trabalhados os montantes, totais e por agrupamentos, de ações orçamentárias, bem como os valores por matrícula, considerando os demarcadores para a atuação da Uniãona educação básica: as funções supletiva e redistributiva e os objetivos de garantia de padrão de qualidade e equalização deoportunidades educacionais. No período, ocorreu decréscimo de recursos, no total e na grande maioria das ações, o que deriva, principalmente, da política de austeridade fiscal posta pela Emenda à Constituição nº 95/2016, que fixou um teto para os gastos primários federais. A complementação da União ao Fundeb e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar são as ações com menor diminuição de recursos dentro do período, porém, houve significativas perdas em outras ações, principalmente naquelas de assistência voluntária.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:21:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254769
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161773
identifier_str_mv 1517-1949
001161773
url http://hdl.handle.net/10183/254769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Eccos revista científica. N.58 (jul./set. 2021), p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254769/2/001161773.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254769/1/001161773.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2900d18a29551aca3522e94fd0d31d98
2c28cefdbdf264e2c3d46da8f1e69339
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225081346588672