Motivação no ambiente de trabalho escolar : uma possibilidade de gestão pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Iara Berenice de Oliveira Neves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71458
Resumo: No contexto atual, cada vez mais os trabalhadores primam por satisfação das necessidades, onde inúmeros trabalhos de pesquisa e teóricos analisam os fatores motivacionais dos colaboradores das empresas privadas para avaliar como podem produzir mais com qualidade de vida e motivação. A motivação, embora ainda longe das discussões dentro da área pública está aos poucos abrindo horizontes a pesquisadores e teóricos para este estudo, tão importante para o cumprimento das metas de eficiência e eficácia tão discutidas desde o Plano Bresser que reformulou a gestão pública. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar quais fatores da organização influenciam na motivação dos servidores públicos da Escola Frei Plácido, em Bagé/RS. Nesse sentido, utilizou-se a abordagem de teorias clássicas de motivação, teorias mais críticas de motivação, teorias organizacionais de gestão pública e políticas públicas. A metodologia de pesquisa é caracterizada pelo método quantitativo. Como instrumento de pesquisa um questionário estruturado de perguntas fechadas contendo 14 questões englobando perguntas sobre fatores motivacionais e fatores higiênicos. Dos resultados utilizou-se a teoria dos dois fatores de Herzberg, concatenados com autores mais críticos sobre gestão pública. Dentro da análise dos resultados é possível destacar entre os fatores motivacionais que influenciam os servidores da Escola Frei Plácido em Bagé/RS, estão entre a autonomia para propor melhorias no trabalho, Reconhecimento pelo trabalho, responsabilidade frente ao trabalho, investimento na formação profissional, e entre os fatores que satisfazem os servidores, classificados como higiênicos ou extrínsecos estão, bom relacionamento da equipe e com a direção da escola, entre os que causam desmotivação, ideias e inovações, realização pessoal, avaliação de desempenho e entre os fatores higiênicos que causam insatisfação a remuneração, status, comunicação e políticas administrativas,
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Nesse sentido, utilizou-se a abordagem de teorias clássicas de motivação, teorias mais críticas de motivação, teorias organizacionais de gestão pública e políticas públicas. A metodologia de pesquisa é caracterizada pelo método quantitativo. Como instrumento de pesquisa um questionário estruturado de perguntas fechadas contendo 14 questões englobando perguntas sobre fatores motivacionais e fatores higiênicos. Dos resultados utilizou-se a teoria dos dois fatores de Herzberg, concatenados com autores mais críticos sobre gestão pública. Dentro da análise dos resultados é possível destacar entre os fatores motivacionais que influenciam os servidores da Escola Frei Plácido em Bagé/RS, estão entre a autonomia para propor melhorias no trabalho, Reconhecimento pelo trabalho, responsabilidade frente ao trabalho, investimento na formação profissional, e entre os fatores que satisfazem os servidores, classificados como higiênicos ou extrínsecos estão, bom relacionamento da equipe e com a direção da escola, entre os que causam desmotivação, ideias e inovações, realização pessoal, avaliação de desempenho e entre os fatores higiênicos que causam insatisfação a remuneração, status, comunicação e políticas administrativas,En el actual contexto cada vez más los trabajadores priman por satisfación de las necesidades, donde inúmeros trabajos de pesquisa y teóricos analisan los factores motivacionales de los colaboradores de empresas privadas para evaluar como pueden producir más con cualidad de vida y motivación. La motivación, aunque muy lejos de las discusiones dentro de la area pública está poco a poco abriendo horizontes a pesquisadores y teoricos para este estudio, tan importante para cumplimiento de las metas de eficiencia y eficacia tan discutidas desde Plano Bresser que há reformulado la gestión pública. Delante de eso, este trabajo tuve como objetivo analisar que factores de la organización influen en la motivación de los servidores públicos de la Escola Frei Plácido, en Bagé/RS. En ese sentido se há utilizado un abordaje de teorías clásicas de motivación, teorías más críticas de motivación, teorías organizacionales de gestión pública y políticas públicas. La metodología de pesquisa se caracteriza en un método cuantitativo. Como instrumento de pesquisa un cuestionario estruturado de preguntas cerradas para análise conteniendo 14 cuestiones englobando preguntas sobre factores motivacionales y factores higiénicos. De los resultados se utilizó la teoría de los dos factores ode Herzberg, concatenados con autores más críticos sobre gestión pública. Dentro del análisis de los resultados es posíble destacar entre los factores motivacionales que influencian los servidores en la Escola Frei Plácido en Bagé/RS, están entre la autonomía para propor mejorías en el trabajo, reconocimiento por el trabajo, responsabilidad frente al trabajo, inversión en la formación profesional, y entre los factores que satisfacen los servidores, clasificados como higiénicos o extrínsecos están, buen relacionamiento del equipo y con la administración de la escuela, entre los que ocasionan desmotivación, ideas e inovaciones, realización personal, evaluación de desempeño y entre los factores higiénicos que causan insatisfación la remuneración, status, comunicación y políticas administrativas.application/pdfporMotivaçãoComportamento organizacionalGestão escolarPolíticas públicasComportamiento organizacionalGestión escolarMotivaciónMotivação no ambiente de trabalho escolar : uma possibilidade de gestão pública?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873072.pdf000873072.pdfTexto completoapplication/pdf800074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71458/1/000873072.pdffd2cd0a4a7aa278eb7d4c904b2157d16MD51TEXT000873072.pdf.txt000873072.pdf.txtExtracted Texttext/plain124781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71458/2/000873072.pdf.txt081e316d4ef16a678ccc32d0b1d27912MD52THUMBNAIL000873072.pdf.jpg000873072.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71458/3/000873072.pdf.jpg9ec74ff5509bda5228ad28023a7bf9a4MD5310183/714582018-10-17 07:33:30.055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:33:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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