E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Laura Zimmermann Ramayana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78391
Resumo: Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce.
id UFRGS-2_15f6ab15bb5f6b8351a48fd674797a36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78391
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Laura Zimmermann RamayanaCalvete, Cássio da Silva2013-09-26T01:47:33Z2013http://hdl.handle.net/10183/78391000899483Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce.Since the spread of the internet and the e-commerce, its adoption by enterprises, institutions and consumers in general has been meaningful all around the world, demonstrading considerable growing taxes. We will through this work, analise the origin of ecommerce in the US and its expansion throughout the world, especially in Brazil. The aim is also to find the user profile of Brazilian e-commerce, as well as the particularities of this market in the country. From the economic theories of competition, there will be an analysis of the strengths and weaknesses that the internet and the e-commerce bring to both, companies and consumers. We will seek to find the differences of the competitive strategies adopted by online and offline companies. Then, the conclusion is that due to fierce competition of online companies, the rivalry focuses on prices, where the main beneficiary is the consumer. It is also pointed out, that in recent years the e-commerce has been gaining an important competitor, the m-commerce.application/pdfporComércio eletrônicoEstratégia empresarialBrasilEstados UnidosE-commerceInternetTechnologyEconomics theory of innovationStrategyE-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899483.pdf000899483.pdfTexto completoapplication/pdf1689068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/1/000899483.pdfa519dc5bde1d6c6c35385fe9d3a9303eMD51TEXT000899483.pdf.txt000899483.pdf.txtExtracted Texttext/plain150981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/2/000899483.pdf.txt64885f64a8eb6743fefde232712a7febMD52THUMBNAIL000899483.pdf.jpg000899483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/3/000899483.pdf.jpg64e2bf2d497ecee08073e1c0fd9196f5MD5310183/783912018-10-29 08:44:02.028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
title E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
spellingShingle E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
Mendes, Laura Zimmermann Ramayana
Comércio eletrônico
Estratégia empresarial
Brasil
Estados Unidos
E-commerce
Internet
Technology
Economics theory of innovation
Strategy
title_short E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
title_full E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
title_fullStr E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
title_full_unstemmed E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
title_sort E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
author Mendes, Laura Zimmermann Ramayana
author_facet Mendes, Laura Zimmermann Ramayana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Laura Zimmermann Ramayana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calvete, Cássio da Silva
contributor_str_mv Calvete, Cássio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Estratégia empresarial
Brasil
Estados Unidos
topic Comércio eletrônico
Estratégia empresarial
Brasil
Estados Unidos
E-commerce
Internet
Technology
Economics theory of innovation
Strategy
dc.subject.eng.fl_str_mv E-commerce
Internet
Technology
Economics theory of innovation
Strategy
description Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-26T01:47:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78391
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000899483
url http://hdl.handle.net/10183/78391
identifier_str_mv 000899483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/1/000899483.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/2/000899483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/3/000899483.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a519dc5bde1d6c6c35385fe9d3a9303e
64885f64a8eb6743fefde232712a7feb
64e2bf2d497ecee08073e1c0fd9196f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224454078988288