E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78391 |
Resumo: | Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce. |
id |
UFRGS-2_15f6ab15bb5f6b8351a48fd674797a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78391 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Laura Zimmermann RamayanaCalvete, Cássio da Silva2013-09-26T01:47:33Z2013http://hdl.handle.net/10183/78391000899483Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce.Since the spread of the internet and the e-commerce, its adoption by enterprises, institutions and consumers in general has been meaningful all around the world, demonstrading considerable growing taxes. We will through this work, analise the origin of ecommerce in the US and its expansion throughout the world, especially in Brazil. The aim is also to find the user profile of Brazilian e-commerce, as well as the particularities of this market in the country. From the economic theories of competition, there will be an analysis of the strengths and weaknesses that the internet and the e-commerce bring to both, companies and consumers. We will seek to find the differences of the competitive strategies adopted by online and offline companies. Then, the conclusion is that due to fierce competition of online companies, the rivalry focuses on prices, where the main beneficiary is the consumer. It is also pointed out, that in recent years the e-commerce has been gaining an important competitor, the m-commerce.application/pdfporComércio eletrônicoEstratégia empresarialBrasilEstados UnidosE-commerceInternetTechnologyEconomics theory of innovationStrategyE-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899483.pdf000899483.pdfTexto completoapplication/pdf1689068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/1/000899483.pdfa519dc5bde1d6c6c35385fe9d3a9303eMD51TEXT000899483.pdf.txt000899483.pdf.txtExtracted Texttext/plain150981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/2/000899483.pdf.txt64885f64a8eb6743fefde232712a7febMD52THUMBNAIL000899483.pdf.jpg000899483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/3/000899483.pdf.jpg64e2bf2d497ecee08073e1c0fd9196f5MD5310183/783912018-10-29 08:44:02.028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
title |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
spellingShingle |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas Mendes, Laura Zimmermann Ramayana Comércio eletrônico Estratégia empresarial Brasil Estados Unidos E-commerce Internet Technology Economics theory of innovation Strategy |
title_short |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
title_full |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
title_fullStr |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
title_full_unstemmed |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
title_sort |
E-commerce : origem, desenvolvimento e perspectivas |
author |
Mendes, Laura Zimmermann Ramayana |
author_facet |
Mendes, Laura Zimmermann Ramayana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Laura Zimmermann Ramayana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Calvete, Cássio da Silva |
contributor_str_mv |
Calvete, Cássio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Estratégia empresarial Brasil Estados Unidos |
topic |
Comércio eletrônico Estratégia empresarial Brasil Estados Unidos E-commerce Internet Technology Economics theory of innovation Strategy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
E-commerce Internet Technology Economics theory of innovation Strategy |
description |
Desde a popularização da internet e do e-commerce, a sua adesão por empresas, instituições e consumidores em geral têm sido significativa em todo o mundo, apresentando taxas de crescimento consideráveis. Iremos, através deste trabalho, analisar a origem do ecommerce nos Estados Unidos e sua expansão ao redor do mundo, em especial no Brasil. Busca-se, também encontrar o perfil do usuário de e-commerce brasileiro, assim como as particularidades desse mercado no país. A partir das teorias econômicas de concorrência, será feita uma análise dos pontos positivos e negativos que a internet e o e-commerce trazem tanto às empresas, quanto aos consumidores. Procurar-se-á encontrar as diferenças nas estratégias competitivas adotadas por empresas online e empresas offline. Conclui-se, então, que devido a acirrada concorrência das empresas online, a competição tem foco nos preços, onde o principal beneficiado é o consumidor. Salienta-se, ainda, que o e-commerce tem ganhado nos últimos anos, um importante concorrente, o m-commerce. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-26T01:47:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000899483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78391 |
identifier_str_mv |
000899483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/1/000899483.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/2/000899483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78391/3/000899483.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a519dc5bde1d6c6c35385fe9d3a9303e 64885f64a8eb6743fefde232712a7feb 64e2bf2d497ecee08073e1c0fd9196f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224454078988288 |