A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213678 |
Resumo: | O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_18339476f529de0acf9b6b17dd164579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213678 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rosimeri Aquino daOliveira, Amurabi Pereira de2020-09-23T04:03:05Z20201983-6597http://hdl.handle.net/10183/213678001115450O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.The present text is the resultof qualitative data obtained from a comparative research on the teachers training who work teaching sociology in public high schools in the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Through interviews, observations and the use of questionnaires, theresearch verified the profile of these teachers, topics addressed in the classroom, methods, major challenges of the craft, practices and content that are part of their daily lives, as well as epistemological and methodological implications about current teacher training. We found that the absence and presence of the subject in the curricula of basic education in articulation with other elements form a set of questions that guide the narrative of teachers about their pedagogical experiences.El presente texto es el resultado de datos cualitativos obtenidos de una investigación comparativa sobre la formación de maestros que trabajan con la enseñanza de la sociología, en la escuela secundaria, en las escuelas públicas de los estados de Santa Catarina y Rio Grande do Sul. A través de entrevistas, observaciones y el uso de cuestionarios, la investigación verificó el perfil de estos docentes, los temas abordados en el aula, los métodos, los principales desafíos del oficio, las prácticas y el contenido que forman parte de su vida diaria, así como las implicaciones epistemológicas y metodológicas. sobre la formación docente actual. Descubrimos que la ausencia y presencia de la asignatura en los planes de estudio de la educación básica en articulación con otros elementos forman un conjunto de preguntas que guían la narrativa de los docentes sobre sus experiencias pedagógicas.application/pdfporRelatos de uma proposta de educação física escolar: a promoção da saúde na educação de jovens e adultos (EJA). Vol. 13, n. 32 (jan./dez. 2020), p. 1-18,Formação de professoresSociologiaTeaching sociologyTeacher trainingNarrativesEnseñanza de sociologíaFormación de profesoresNarrativasExperienciaA experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugazThe teaching experience in sociology : notes of a fleeting timeLa experiencia docente en sociologia : notas de un tiempo fugazinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115450.pdf.txt001115450.pdf.txtExtracted Texttext/plain47455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/2/001115450.pdf.txt8fd13f7ea817e8bdceccdb02b1430bcbMD52ORIGINAL001115450.pdfTexto completoapplication/pdf755545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/1/001115450.pdfe3fe27100b9d30c6e95babe1fe0dc0e7MD5110183/2136782020-11-06 05:11:06.557488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-06T07:11:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching experience in sociology : notes of a fleeting time |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La experiencia docente en sociologia : notas de un tiempo fugaz |
title |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
spellingShingle |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz Silva, Rosimeri Aquino da Formação de professores Sociologia Teaching sociology Teacher training Narratives Enseñanza de sociología Formación de profesores Narrativas Experiencia |
title_short |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
title_full |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
title_fullStr |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
title_full_unstemmed |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
title_sort |
A experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugaz |
author |
Silva, Rosimeri Aquino da |
author_facet |
Silva, Rosimeri Aquino da Oliveira, Amurabi Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Amurabi Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da Oliveira, Amurabi Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Sociologia |
topic |
Formação de professores Sociologia Teaching sociology Teacher training Narratives Enseñanza de sociología Formación de profesores Narrativas Experiencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching sociology Teacher training Narratives |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de sociología Formación de profesores Narrativas Experiencia |
description |
O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-23T04:03:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/213678 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-6597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115450 |
identifier_str_mv |
1983-6597 001115450 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/213678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Relatos de uma proposta de educação física escolar: a promoção da saúde na educação de jovens e adultos (EJA). Vol. 13, n. 32 (jan./dez. 2020), p. 1-18, |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/2/001115450.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213678/1/001115450.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fd13f7ea817e8bdceccdb02b1430bcb e3fe27100b9d30c6e95babe1fe0dc0e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447720315322368 |