O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222507 |
Resumo: | Este trabalho aborda o impacto da pandemia de Covid - 19 na formação de professores de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise das experiências das disciplinas de estágio supervisionado. Com a impossibilidade de exe rcer as práticas em instituição de educação básica na modalidade presencial, a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento das aulas remotas foi amplamente promovida por orientadores e estagiários. Trazendo a inserção da ciência geográfica como uma disciplina da educação básica, se desenvolve o estudo da utilização das TICs como alternativa imposta no contexto da pandemia, influenciando na realidade socioeconômica brasileira e formação desses novos professores. O estud o se baseou em questionários e entrevistas com professores e alunos das disciplinas de estágio dos cursos de Geografia Licenciatura da UFRGS, os quais relataram incertezas, difíceis adaptações utilizando das novas tecnologias em suas práticas e enfrentando uma série de desafios que não estavam previstos. Através dos sujeitos presentes nos estágios, se têm a percepção dos impactos da Covid - 19 em um período de formação destes graduandos e um vislumbre da situação que se encontra seus ambientes de prática, com a precarização do acesso a tecnologias na educação básica. |
id |
UFRGS-2_1898f29a41cd0f04256d73b94a367429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222507 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Daniel de SouzaLindner, Michele2021-06-22T04:25:07Z2021http://hdl.handle.net/10183/222507001127227Este trabalho aborda o impacto da pandemia de Covid - 19 na formação de professores de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise das experiências das disciplinas de estágio supervisionado. Com a impossibilidade de exe rcer as práticas em instituição de educação básica na modalidade presencial, a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento das aulas remotas foi amplamente promovida por orientadores e estagiários. Trazendo a inserção da ciência geográfica como uma disciplina da educação básica, se desenvolve o estudo da utilização das TICs como alternativa imposta no contexto da pandemia, influenciando na realidade socioeconômica brasileira e formação desses novos professores. O estud o se baseou em questionários e entrevistas com professores e alunos das disciplinas de estágio dos cursos de Geografia Licenciatura da UFRGS, os quais relataram incertezas, difíceis adaptações utilizando das novas tecnologias em suas práticas e enfrentando uma série de desafios que não estavam previstos. Através dos sujeitos presentes nos estágios, se têm a percepção dos impactos da Covid - 19 em um período de formação destes graduandos e um vislumbre da situação que se encontra seus ambientes de prática, com a precarização do acesso a tecnologias na educação básica.application/pdfporEnsino de geografiaEstágioO ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127227.pdf.txt001127227.pdf.txtExtracted Texttext/plain116147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/2/001127227.pdf.txtac164ff072aee01c29d8b0534f02d8acMD52ORIGINAL001127227.pdfTexto completoapplication/pdf1224785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/1/001127227.pdfc40c894adc55cc31a69f955ec6872b6bMD5110183/2225072021-06-26 04:37:54.851405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:37:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Menezes, Daniel de Souza Ensino de geografia Estágio |
title_short |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Menezes, Daniel de Souza |
author_facet |
Menezes, Daniel de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Daniel de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lindner, Michele |
contributor_str_mv |
Lindner, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Estágio |
topic |
Ensino de geografia Estágio |
description |
Este trabalho aborda o impacto da pandemia de Covid - 19 na formação de professores de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise das experiências das disciplinas de estágio supervisionado. Com a impossibilidade de exe rcer as práticas em instituição de educação básica na modalidade presencial, a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento das aulas remotas foi amplamente promovida por orientadores e estagiários. Trazendo a inserção da ciência geográfica como uma disciplina da educação básica, se desenvolve o estudo da utilização das TICs como alternativa imposta no contexto da pandemia, influenciando na realidade socioeconômica brasileira e formação desses novos professores. O estud o se baseou em questionários e entrevistas com professores e alunos das disciplinas de estágio dos cursos de Geografia Licenciatura da UFRGS, os quais relataram incertezas, difíceis adaptações utilizando das novas tecnologias em suas práticas e enfrentando uma série de desafios que não estavam previstos. Através dos sujeitos presentes nos estágios, se têm a percepção dos impactos da Covid - 19 em um período de formação destes graduandos e um vislumbre da situação que se encontra seus ambientes de prática, com a precarização do acesso a tecnologias na educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-22T04:25:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222507 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127227 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222507 |
identifier_str_mv |
001127227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/2/001127227.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/1/001127227.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac164ff072aee01c29d8b0534f02d8ac c40c894adc55cc31a69f955ec6872b6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224607878873088 |