O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Daniel de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222507
Resumo: Este trabalho aborda o impacto da pandemia de Covid - 19 na formação de professores de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise das experiências das disciplinas de estágio supervisionado. Com a impossibilidade de exe rcer as práticas em instituição de educação básica na modalidade presencial, a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento das aulas remotas foi amplamente promovida por orientadores e estagiários. Trazendo a inserção da ciência geográfica como uma disciplina da educação básica, se desenvolve o estudo da utilização das TICs como alternativa imposta no contexto da pandemia, influenciando na realidade socioeconômica brasileira e formação desses novos professores. O estud o se baseou em questionários e entrevistas com professores e alunos das disciplinas de estágio dos cursos de Geografia Licenciatura da UFRGS, os quais relataram incertezas, difíceis adaptações utilizando das novas tecnologias em suas práticas e enfrentando uma série de desafios que não estavam previstos. Através dos sujeitos presentes nos estágios, se têm a percepção dos impactos da Covid - 19 em um período de formação destes graduandos e um vislumbre da situação que se encontra seus ambientes de prática, com a precarização do acesso a tecnologias na educação básica.
id UFRGS-2_1898f29a41cd0f04256d73b94a367429
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Daniel de SouzaLindner, Michele2021-06-22T04:25:07Z2021http://hdl.handle.net/10183/222507001127227Este trabalho aborda o impacto da pandemia de Covid - 19 na formação de professores de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise das experiências das disciplinas de estágio supervisionado. Com a impossibilidade de exe rcer as práticas em instituição de educação básica na modalidade presencial, a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento das aulas remotas foi amplamente promovida por orientadores e estagiários. Trazendo a inserção da ciência geográfica como uma disciplina da educação básica, se desenvolve o estudo da utilização das TICs como alternativa imposta no contexto da pandemia, influenciando na realidade socioeconômica brasileira e formação desses novos professores. O estud o se baseou em questionários e entrevistas com professores e alunos das disciplinas de estágio dos cursos de Geografia Licenciatura da UFRGS, os quais relataram incertezas, difíceis adaptações utilizando das novas tecnologias em suas práticas e enfrentando uma série de desafios que não estavam previstos. Através dos sujeitos presentes nos estágios, se têm a percepção dos impactos da Covid - 19 em um período de formação destes graduandos e um vislumbre da situação que se encontra seus ambientes de prática, com a precarização do acesso a tecnologias na educação básica.application/pdfporEnsino de geografiaEstágioO ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127227.pdf.txt001127227.pdf.txtExtracted Texttext/plain116147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/2/001127227.pdf.txtac164ff072aee01c29d8b0534f02d8acMD52ORIGINAL001127227.pdfTexto completoapplication/pdf1224785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/1/001127227.pdfc40c894adc55cc31a69f955ec6872b6bMD5110183/2225072021-06-26 04:37:54.851405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:37:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Menezes, Daniel de Souza
Ensino de geografia
Estágio
title_short O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort O ensino de geografia durante a pandemia de Covid - 19 : práticas de estágio dos cursos de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Menezes, Daniel de Souza
author_facet Menezes, Daniel de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Daniel de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lindner, Michele
contributor_str_mv Lindner, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Estágio
topic Ensino de geografia
Estágio
description Este trabalho aborda o impacto da pandemia de Covid - 19 na formação de professores de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da análise das experiências das disciplinas de estágio supervisionado. Com a impossibilidade de exe rcer as práticas em instituição de educação básica na modalidade presencial, a utilização de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento das aulas remotas foi amplamente promovida por orientadores e estagiários. Trazendo a inserção da ciência geográfica como uma disciplina da educação básica, se desenvolve o estudo da utilização das TICs como alternativa imposta no contexto da pandemia, influenciando na realidade socioeconômica brasileira e formação desses novos professores. O estud o se baseou em questionários e entrevistas com professores e alunos das disciplinas de estágio dos cursos de Geografia Licenciatura da UFRGS, os quais relataram incertezas, difíceis adaptações utilizando das novas tecnologias em suas práticas e enfrentando uma série de desafios que não estavam previstos. Através dos sujeitos presentes nos estágios, se têm a percepção dos impactos da Covid - 19 em um período de formação destes graduandos e um vislumbre da situação que se encontra seus ambientes de prática, com a precarização do acesso a tecnologias na educação básica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-22T04:25:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127227
url http://hdl.handle.net/10183/222507
identifier_str_mv 001127227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/2/001127227.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222507/1/001127227.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac164ff072aee01c29d8b0534f02d8ac
c40c894adc55cc31a69f955ec6872b6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224607878873088