Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25962 |
Resumo: | Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari. |
id |
UFRGS-2_19a372a9aba35e3039e697f3e3c534f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25962 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grassi, ViniciusStrohaecker, Tania Marques2010-09-24T04:19:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/25962000755499Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari.This paper aims to deepen the studies of new businesses locations applying geomarketing techniques, taking as a case study the Companhia Zaffari supermarket chain, in the city of Porto Alegre - RS. The importance of locational analysis is by the influence that supermarkets have on the city dynamics, because the supermarkets account for the largest flows of shopping in urban space. Methodologically, four conditions are prioritizing for new locations: the area of influence of the supermarket, road access, competition and income of the target audience on the surrounding areas. Therefore, the ultimate goal is to propose new locations for the supermarkets on the cited company. Finally, two new sites were proposed for new supermarkets, and these sites were related in the pre-established criteria for the expansion strategy of the Companhia Zaffari.application/pdfporGeografia urbanaSupermercadosGeomarketingPorto Alegre (RS)Commercial sitesGeographyGeomarketingSelect of retail locationsSupermarketsEstratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755499.pdf.txt000755499.pdf.txtExtracted Texttext/plain60065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/2/000755499.pdf.txtd2d1f084100e9490d00fe91437f5fa66MD52ORIGINAL000755499.pdf000755499.pdfTexto completoapplication/pdf6404901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/1/000755499.pdfefceb70e9278f946c1fba8a76d8887ceMD51THUMBNAIL000755499.pdf.jpg000755499.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/3/000755499.pdf.jpg6a53e457606cbae4faafb70b0aa0dec3MD5310183/259622018-10-05 08:32:04.158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25962Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:32:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
title |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
spellingShingle |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS Grassi, Vinicius Geografia urbana Supermercados Geomarketing Porto Alegre (RS) Commercial sites Geography Geomarketing Select of retail locations Supermarkets |
title_short |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
title_full |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
title_fullStr |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
title_full_unstemmed |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
title_sort |
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS |
author |
Grassi, Vinicius |
author_facet |
Grassi, Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grassi, Vinicius |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
contributor_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia urbana Supermercados Geomarketing Porto Alegre (RS) |
topic |
Geografia urbana Supermercados Geomarketing Porto Alegre (RS) Commercial sites Geography Geomarketing Select of retail locations Supermarkets |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Commercial sites Geography Geomarketing Select of retail locations Supermarkets |
description |
Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-24T04:19:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25962 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000755499 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25962 |
identifier_str_mv |
000755499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/2/000755499.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/1/000755499.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/3/000755499.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2d1f084100e9490d00fe91437f5fa66 efceb70e9278f946c1fba8a76d8887ce 6a53e457606cbae4faafb70b0aa0dec3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224399969320960 |