Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256953 |
Resumo: | Este estudo teve como seu principal objetivo investigar o efeito da linguagem de formas aplicada a logotipos e como esta é capaz de influenciar a percepção do consumidor a respeito de atributos de produtos e marcas. Esta pesquisa tomou forma um experimento utilizando como instrumento de coleta uma survey online, onde inicialmente foi elaborada uma marca fictícia chamada Pace, atuante na indústria de calçados, assim como 3 logotipos inspirados nas formas primárias do círculo, quadrado e triângulo, em seguida os logos foram editados em um mockup de calçado e compostos em uma propaganda estilo banner formando 4 cenários sendo 1 de controle sem logotipo. Os resultados apresentados apontam para a linguagem de forma como potencial influenciador da percepção do consumidor. O cenário quadrado foi percebido como menos feminino e menos orientado ao público jovem, enquanto a marca foi vista como mais confiável. O cenário do círculo foi visto como menos orientado ao público jovem. E por fim o cenário do triângulo foi percebido como mais esportivo. Esta pesquisa oferece uma contribuição ao estudo do marketing sensorial explorando o efeito da forma como elemento capaz de estimular o sentido da visão e manipular a percepção do consumidor. |
id |
UFRGS-2_19a58a8b036bb8239320c7697c7caca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256953 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Lorenzo Luiz PintoSilveira, Cleo Schmitt2023-04-12T03:26:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/256953001165885Este estudo teve como seu principal objetivo investigar o efeito da linguagem de formas aplicada a logotipos e como esta é capaz de influenciar a percepção do consumidor a respeito de atributos de produtos e marcas. Esta pesquisa tomou forma um experimento utilizando como instrumento de coleta uma survey online, onde inicialmente foi elaborada uma marca fictícia chamada Pace, atuante na indústria de calçados, assim como 3 logotipos inspirados nas formas primárias do círculo, quadrado e triângulo, em seguida os logos foram editados em um mockup de calçado e compostos em uma propaganda estilo banner formando 4 cenários sendo 1 de controle sem logotipo. Os resultados apresentados apontam para a linguagem de forma como potencial influenciador da percepção do consumidor. O cenário quadrado foi percebido como menos feminino e menos orientado ao público jovem, enquanto a marca foi vista como mais confiável. O cenário do círculo foi visto como menos orientado ao público jovem. E por fim o cenário do triângulo foi percebido como mais esportivo. Esta pesquisa oferece uma contribuição ao estudo do marketing sensorial explorando o efeito da forma como elemento capaz de estimular o sentido da visão e manipular a percepção do consumidor.The main objective of this study was to investigate the effect of shape language applied to logos and how it is able to influence the consumer's perception of product and brand attributes. This research took the form of an experiment using an online survey as an instrument of collection, where initially a fictitious brand called Pace, active in the footwear industry, was created, as well as 3 logos inspired by the primary shapes of the circle, square and triangle, then the logos were edited in a footwear mockup and composed in a banner-style advertisement forming 4 scenarios, 1 being a control without logo. The results presented point to the shape language as a potential influencer of consumer perception. The square setting was perceived as less feminine and less youth-oriented, while the brand was seen as more trustworthy. The circle setting was seen as less youth-oriented. Finally, the triangle scenario was perceived as sportier. This research offers a contribution to the study of sensory marketing by exploring the effect of form as an element capable of stimulating the sense of sight and manipulating consumer perception.application/pdfporDesignMarketing sensorialMarcaPercepção do consumidorComportamento do consumidorSensorial marketingShape languageConsumer perceptionImpacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165885.pdf.txt001165885.pdf.txtExtracted Texttext/plain116326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256953/2/001165885.pdf.txt211f80617e5a70ca6d7965c4d6193e0fMD52ORIGINAL001165885.pdfTexto completoapplication/pdf1445288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256953/1/001165885.pdf7c41700ab2db62766a7df38063777defMD5110183/2569532023-04-13 03:25:39.841808oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:25:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
title |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
spellingShingle |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas Barreto, Lorenzo Luiz Pinto Design Marketing sensorial Marca Percepção do consumidor Comportamento do consumidor Sensorial marketing Shape language Consumer perception |
title_short |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
title_full |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
title_fullStr |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
title_full_unstemmed |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
title_sort |
Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas |
author |
Barreto, Lorenzo Luiz Pinto |
author_facet |
Barreto, Lorenzo Luiz Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Lorenzo Luiz Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Cleo Schmitt |
contributor_str_mv |
Silveira, Cleo Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Marketing sensorial Marca Percepção do consumidor Comportamento do consumidor |
topic |
Design Marketing sensorial Marca Percepção do consumidor Comportamento do consumidor Sensorial marketing Shape language Consumer perception |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sensorial marketing Shape language Consumer perception |
description |
Este estudo teve como seu principal objetivo investigar o efeito da linguagem de formas aplicada a logotipos e como esta é capaz de influenciar a percepção do consumidor a respeito de atributos de produtos e marcas. Esta pesquisa tomou forma um experimento utilizando como instrumento de coleta uma survey online, onde inicialmente foi elaborada uma marca fictícia chamada Pace, atuante na indústria de calçados, assim como 3 logotipos inspirados nas formas primárias do círculo, quadrado e triângulo, em seguida os logos foram editados em um mockup de calçado e compostos em uma propaganda estilo banner formando 4 cenários sendo 1 de controle sem logotipo. Os resultados apresentados apontam para a linguagem de forma como potencial influenciador da percepção do consumidor. O cenário quadrado foi percebido como menos feminino e menos orientado ao público jovem, enquanto a marca foi vista como mais confiável. O cenário do círculo foi visto como menos orientado ao público jovem. E por fim o cenário do triângulo foi percebido como mais esportivo. Esta pesquisa oferece uma contribuição ao estudo do marketing sensorial explorando o efeito da forma como elemento capaz de estimular o sentido da visão e manipular a percepção do consumidor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-12T03:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256953 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165885 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256953 |
identifier_str_mv |
001165885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256953/2/001165885.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256953/1/001165885.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
211f80617e5a70ca6d7965c4d6193e0f 7c41700ab2db62766a7df38063777def |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224657469177856 |