Bem-vindo ao Facebook da Prefs: a inserção da Fanpage da Prefeitura de Curitiba no âmbito da comunicação pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190083 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela equipe de gestão de redes sociais digitais da prefeitura de Curitiba na sua FanPage, no Facebook, para publicizar as suas informações de caráter público e interagir com os usuários que a seguem. De forma específica, o intuito é avaliar o seu nível de pioneirismo, inovação e, porventura, restrições, com base na análise de conteúdo de 20 publicações realizadas na sua FanPage, entre o período de junho de 2013 a janeiro de 2014, que corresponde à fase em que a equipe de gestão implementou a ferramenta digital no âmbito da comunicação pública. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa histórico-bibliográfica acerca dos conceitos de comunicação pública e a sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da democracia, bem como a sua inclusão na internet, atrelando-se às concepções de cibercidadania e debate participativo no ambiente online. Também foram analisadas as perspectivas e funcionalidades da rede social digital Facebook, para avaliar como a ferramenta pode ser explorada como um espaço de interatividade e de diálogo entre agentes públicos e sociedade civil organizada. De forma abreviada, apresenta-se, na conclusão deste trabalho, que aquela equipe, de maneira técnica e inovadora, foi bem-sucedida ao elaborar um formato diferenciado de inclusão dos preceitos da comunicação pública em sua FanPage, bem como fez-se presente a necessidade de replanejamento e evolução do seu formato de publicação. |
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Silva, Juliana DemarcoOliveira, Felipe Moura de2019-04-05T04:17:27Z2018http://hdl.handle.net/10183/190083001089592Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela equipe de gestão de redes sociais digitais da prefeitura de Curitiba na sua FanPage, no Facebook, para publicizar as suas informações de caráter público e interagir com os usuários que a seguem. De forma específica, o intuito é avaliar o seu nível de pioneirismo, inovação e, porventura, restrições, com base na análise de conteúdo de 20 publicações realizadas na sua FanPage, entre o período de junho de 2013 a janeiro de 2014, que corresponde à fase em que a equipe de gestão implementou a ferramenta digital no âmbito da comunicação pública. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa histórico-bibliográfica acerca dos conceitos de comunicação pública e a sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da democracia, bem como a sua inclusão na internet, atrelando-se às concepções de cibercidadania e debate participativo no ambiente online. Também foram analisadas as perspectivas e funcionalidades da rede social digital Facebook, para avaliar como a ferramenta pode ser explorada como um espaço de interatividade e de diálogo entre agentes públicos e sociedade civil organizada. De forma abreviada, apresenta-se, na conclusão deste trabalho, que aquela equipe, de maneira técnica e inovadora, foi bem-sucedida ao elaborar um formato diferenciado de inclusão dos preceitos da comunicação pública em sua FanPage, bem como fez-se presente a necessidade de replanejamento e evolução do seu formato de publicação.This essay has an objective to analyse the communication's strategies used by Curitiba City Hall's Fanpage, on Facebook, publishing public information and interacting with it's followers. In order to determine the level of pioneerism, innovation, and perhaps restrictions, 20 posts were analysed in the period between June 2013 and January 2014. For this, a histórica bibliographic research was put on, focusing on the public communication concepts and its importance in citizenship and democracy developpement, as well as cyber citizenship and participative discussion in digital environment. The perspectives and functionalities of the social network Facebook were also analysed in order to evaluate how it can be explored as a space of interaction and dialogue between public agents and organised civil society. At the conclusion of this essay, it is presented, in a summary form, that the Curitiba City Hall's Fanpage, in a technical and innovative way, succeeded in elaborating a differentiated format of inclusion of the precepts of public communication in its FanPage, as well as need for replanning and evolution of certain strategies.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoComunicação públicaFacebook (Site)Public communicationCuritiba City HallSocial digital networkCitizenshipBem-vindo ao Facebook da Prefs: a inserção da Fanpage da Prefeitura de Curitiba no âmbito da comunicação públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089592.pdf.txt001089592.pdf.txtExtracted Texttext/plain156888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190083/2/001089592.pdf.txtf960aad70bd73d0026e197d380aa27a9MD52ORIGINAL001089592.pdfTexto completoapplication/pdf2505536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190083/1/001089592.pdf3a21a213fec15d183d631f9413a42757MD5110183/1900832019-04-06 04:38:13.968873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-06T07:38:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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