Posicionamento e construção de imagem através do Facebook: estudo de caso da Fanpage da Prefeitura Municipal de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Gabriela Inocente
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110343
Resumo: Esta monografia analisa como as marcas ou organizações constroem seu posicionamento a partir da forma como se comunicam com seus fãs no Facebook. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso da fanpage da Prefeitura de Curitiba, escolhida pela abordagem diferenciada que a mesma utiliza para gerar diálogo e incentivar a participação dos cidadãos no desenvolvimento da cidade. Baseada em uma pesquisa teórica acerca dos conceitos de marketing, city marketing e redes sociais e interação mediada por computador, a análise teve como propósito compreender como a Prefeitura de Curitiba se posiciona através dos conteúdos publicados e avaliar como se dá a repercussão dessa comunicação a partir dos comentários observados. Com base no estudo, foi possível verificar então que a comunicação da Prefeitura de Curitiba na sua fanpage perpassa uma diversidade abrangente de temas e se apropria de diferentes formatos e ferramentas para cumprir o papel com o qual esta se propõe a assumir no ambiente digital, posicionando-se com transparência frente aos cidadãos e valorizando o relacionamento e a participação dos mesmos através da sua interação.
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spelling Luz, Gabriela InocentePrimo, Alessandra Teixeira2015-02-25T01:57:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/110343000952678Esta monografia analisa como as marcas ou organizações constroem seu posicionamento a partir da forma como se comunicam com seus fãs no Facebook. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso da fanpage da Prefeitura de Curitiba, escolhida pela abordagem diferenciada que a mesma utiliza para gerar diálogo e incentivar a participação dos cidadãos no desenvolvimento da cidade. Baseada em uma pesquisa teórica acerca dos conceitos de marketing, city marketing e redes sociais e interação mediada por computador, a análise teve como propósito compreender como a Prefeitura de Curitiba se posiciona através dos conteúdos publicados e avaliar como se dá a repercussão dessa comunicação a partir dos comentários observados. Com base no estudo, foi possível verificar então que a comunicação da Prefeitura de Curitiba na sua fanpage perpassa uma diversidade abrangente de temas e se apropria de diferentes formatos e ferramentas para cumprir o papel com o qual esta se propõe a assumir no ambiente digital, posicionando-se com transparência frente aos cidadãos e valorizando o relacionamento e a participação dos mesmos através da sua interação.This monography analyses how brands or organizations construct their positioning through communication with their fans on Facebook. For that, a case study was developed about the fanpage of Prefeitura de Curitiba, chosen by its differentiated approach when dialoguing and stimulating the involvement of the citizens on the city’s development. Based on a theoretical research about marketing, city marketing, social networks and computer mediated interaction concepts, this analysis seeked as its purpose to understand how Prefeitura de Curitiba positions itself through its publications, and to evaluate the repercussion of its communication as from the comments. From that, it was possible to verify that the communication of Prefeitura de Curitiba in its fanpage reaches a large range of different topics, formats and tools to fulfill its purpose to position itself with transparency towards its citizens in the digital environment and to value the relationship and their participation through their interaction.application/pdfporComunicação mediada por computadorImagem institucionalCity marketingPositioningCuritibaSocial networksComputer mediated interactionPosicionamento e construção de imagem através do Facebook: estudo de caso da Fanpage da Prefeitura Municipal de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952678.pdf000952678.pdfTexto completoapplication/pdf2150089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110343/1/000952678.pdfffab3902f6c4c3386c2937cd07c0f5ffMD51TEXT000952678.pdf.txt000952678.pdf.txtExtracted Texttext/plain152122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110343/2/000952678.pdf.txt629c31459d944a9034b84a6e6a098a06MD52THUMBNAIL000952678.pdf.jpg000952678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110343/3/000952678.pdf.jpgb339a6c8ca0df0b9673ad9c05401003cMD5310183/1103432024-04-14 06:46:03.157095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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