As mídias como diferencial no ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Tamires Quintanilha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102824
Resumo: As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem.
id UFRGS-2_216a2305bc7be68bf7bcdbeee7ddc85c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102824
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, Tamires QuintanilhaSelli, Maribel Susane2014-09-11T02:09:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/102824000921841As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem.The media in the teaching-learning process, contribute quickly and effectively with the intellectual development of the human being. The world is constantly evolving and the technology has accompanied this time and increasingly presenting innovations. As a result, we must also update and monitor these changes because we have to adapt to the changes resulting from this world. Therefore, this work has as its theme the media as a differential in the learning process, then technology is one of the main responsible for the development and evolution of man, society and the nation. The objective of this work is to use the media in the classroom, taking the student's interest and curiosity for this new feature. In developing this theme made several theoretical studies, researches and readings on the subject, in order to seek evidence to confirm the use of media in the educational process. The print media require more creativity from the teacher because the student will have more effort to decode your message by not showing audiovisual resources. Through the electronic media, the teacher can enrich their pedagogical practice, developing skills, where students must build their knowledge, being stimulated and directed, creating new opportunities for content assimilation, changing their way of teaching and learning. The methodology used for the realization of this monograph was literature from authors Mary Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenya KODEL Cox and Paulo Freire. Aiming to propose a reflection on the use of media in the learning process.application/pdfporRedes sociaisTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção do conhecimentoTechnologyMediaLearningAs mídias como diferencial no ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921841.pdf000921841.pdfTexto completoapplication/pdf229423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/1/000921841.pdf0932f4a97aaa7faf45141119feeed8d6MD51TEXT000921841.pdf.txt000921841.pdf.txtExtracted Texttext/plain61387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/2/000921841.pdf.txtc946020b24ef0d4e1047026e9b8ecac7MD52THUMBNAIL000921841.pdf.jpg000921841.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/3/000921841.pdf.jpgdd3b8624104ee9503bada80f2194a30eMD5310183/1028242018-10-25 09:01:46.399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
title As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
spellingShingle As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
Cardoso, Tamires Quintanilha
Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Technology
Media
Learning
title_short As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
title_full As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
title_fullStr As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
title_full_unstemmed As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
title_sort As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
author Cardoso, Tamires Quintanilha
author_facet Cardoso, Tamires Quintanilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Tamires Quintanilha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Selli, Maribel Susane
contributor_str_mv Selli, Maribel Susane
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
topic Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Construção do conhecimento
Technology
Media
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Media
Learning
description As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102824
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921841
url http://hdl.handle.net/10183/102824
identifier_str_mv 000921841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/1/000921841.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/2/000921841.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/3/000921841.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0932f4a97aaa7faf45141119feeed8d6
c946020b24ef0d4e1047026e9b8ecac7
dd3b8624104ee9503bada80f2194a30e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132848521216