As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102824 |
Resumo: | As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_216a2305bc7be68bf7bcdbeee7ddc85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102824 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Tamires QuintanilhaSelli, Maribel Susane2014-09-11T02:09:49Z2012http://hdl.handle.net/10183/102824000921841As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem.The media in the teaching-learning process, contribute quickly and effectively with the intellectual development of the human being. The world is constantly evolving and the technology has accompanied this time and increasingly presenting innovations. As a result, we must also update and monitor these changes because we have to adapt to the changes resulting from this world. Therefore, this work has as its theme the media as a differential in the learning process, then technology is one of the main responsible for the development and evolution of man, society and the nation. The objective of this work is to use the media in the classroom, taking the student's interest and curiosity for this new feature. In developing this theme made several theoretical studies, researches and readings on the subject, in order to seek evidence to confirm the use of media in the educational process. The print media require more creativity from the teacher because the student will have more effort to decode your message by not showing audiovisual resources. Through the electronic media, the teacher can enrich their pedagogical practice, developing skills, where students must build their knowledge, being stimulated and directed, creating new opportunities for content assimilation, changing their way of teaching and learning. The methodology used for the realization of this monograph was literature from authors Mary Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenya KODEL Cox and Paulo Freire. Aiming to propose a reflection on the use of media in the learning process.application/pdfporRedes sociaisTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção do conhecimentoTechnologyMediaLearningAs mídias como diferencial no ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921841.pdf000921841.pdfTexto completoapplication/pdf229423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/1/000921841.pdf0932f4a97aaa7faf45141119feeed8d6MD51TEXT000921841.pdf.txt000921841.pdf.txtExtracted Texttext/plain61387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/2/000921841.pdf.txtc946020b24ef0d4e1047026e9b8ecac7MD52THUMBNAIL000921841.pdf.jpg000921841.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/3/000921841.pdf.jpgdd3b8624104ee9503bada80f2194a30eMD5310183/1028242018-10-25 09:01:46.399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
title |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
spellingShingle |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem Cardoso, Tamires Quintanilha Redes sociais Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Technology Media Learning |
title_short |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
title_full |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
title_fullStr |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
title_sort |
As mídias como diferencial no ensino aprendizagem |
author |
Cardoso, Tamires Quintanilha |
author_facet |
Cardoso, Tamires Quintanilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Tamires Quintanilha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Selli, Maribel Susane |
contributor_str_mv |
Selli, Maribel Susane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento |
topic |
Redes sociais Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Technology Media Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Media Learning |
description |
As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102824 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921841 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102824 |
identifier_str_mv |
000921841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/1/000921841.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/2/000921841.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102824/3/000921841.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0932f4a97aaa7faf45141119feeed8d6 c946020b24ef0d4e1047026e9b8ecac7 dd3b8624104ee9503bada80f2194a30e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132848521216 |