Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217192 |
Resumo: | Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada. |
id |
UFRGS-2_2281e33175e8b19d1dbab1eb6321dfbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217192 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mathias, Carmem VieiraDoering, Luisa RodriguezRipoll, Cydara Cavedon2021-01-09T04:19:14Z20200103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/217192001118693Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada.application/pdfporBolema: Boletim de Educação Matemática. Vol. 34, n. 67 (Ago. 2020), p. 719-739.Análise de errosFormação continuadaEducação básicaUma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2Teachers' considerations on the irrationality proof of –√2 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118693.pdf.txt001118693.pdf.txtExtracted Texttext/plain55444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/2/001118693.pdf.txt674020c1101f42b7fd65c5e984480356MD52ORIGINAL001118693.pdfTexto completoapplication/pdf1225264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/1/001118693.pdfff5086c4d43fb62c96931005185c439dMD5110183/2171922021-03-09 04:45:02.895938oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:45:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teachers' considerations on the irrationality proof of –√2 |
title |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
spellingShingle |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 Mathias, Carmem Vieira Análise de erros Formação continuada Educação básica |
title_short |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
title_full |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
title_fullStr |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
title_sort |
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2 |
author |
Mathias, Carmem Vieira |
author_facet |
Mathias, Carmem Vieira Doering, Luisa Rodriguez Ripoll, Cydara Cavedon |
author_role |
author |
author2 |
Doering, Luisa Rodriguez Ripoll, Cydara Cavedon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mathias, Carmem Vieira Doering, Luisa Rodriguez Ripoll, Cydara Cavedon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de erros Formação continuada Educação básica |
topic |
Análise de erros Formação continuada Educação básica |
description |
Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-09T04:19:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217192 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118693 |
identifier_str_mv |
0103-636X 001118693 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. Vol. 34, n. 67 (Ago. 2020), p. 719-739. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/2/001118693.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/1/001118693.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
674020c1101f42b7fd65c5e984480356 ff5086c4d43fb62c96931005185c439d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225006596751360 |