Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Carmem Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Doering, Luisa Rodriguez, Ripoll, Cydara Cavedon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217192
Resumo: Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada.
id UFRGS-2_2281e33175e8b19d1dbab1eb6321dfbb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217192
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mathias, Carmem VieiraDoering, Luisa RodriguezRipoll, Cydara Cavedon2021-01-09T04:19:14Z20200103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/217192001118693Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada.application/pdfporBolema: Boletim de Educação Matemática. Vol. 34, n. 67 (Ago. 2020), p. 719-739.Análise de errosFormação continuadaEducação básicaUma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2Teachers' considerations on the irrationality proof of –√2 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118693.pdf.txt001118693.pdf.txtExtracted Texttext/plain55444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/2/001118693.pdf.txt674020c1101f42b7fd65c5e984480356MD52ORIGINAL001118693.pdfTexto completoapplication/pdf1225264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/1/001118693.pdfff5086c4d43fb62c96931005185c439dMD5110183/2171922021-03-09 04:45:02.895938oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:45:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teachers' considerations on the irrationality proof of –√2
title Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
spellingShingle Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
Mathias, Carmem Vieira
Análise de erros
Formação continuada
Educação básica
title_short Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
title_full Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
title_fullStr Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
title_full_unstemmed Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
title_sort Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
author Mathias, Carmem Vieira
author_facet Mathias, Carmem Vieira
Doering, Luisa Rodriguez
Ripoll, Cydara Cavedon
author_role author
author2 Doering, Luisa Rodriguez
Ripoll, Cydara Cavedon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Carmem Vieira
Doering, Luisa Rodriguez
Ripoll, Cydara Cavedon
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erros
Formação continuada
Educação básica
topic Análise de erros
Formação continuada
Educação básica
description Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão realizada diz respeito a um conteúdo matemático que é ensinado na Educação Básica, bem como à reflexão dos sujeitos quanto às respostas apresentadas a uma atividade desenvolvida relacionada a esse conteúdo. De caráter qualitativo, este trabalho teve como instrumentos de coleta de dados a produção textual dos sujeitos, as observações realizadas pelas autoras e anotadas em um diário de campo, além de um questionário (online). Como aportes teóricos, utilizaram-se metodologias decorrentes da Análise de Erros, visando classificar os erros cometidos, para posterior discussão e reflexão em grupo. Os resultados indicam que os participantes perceberam como relevante a reflexão realizada, pois manifestaram reconhecer como fundamental que o professor leve em consideração os erros dos alunos em suas atividades de sala de aula. Constatou-se, também uma fragilidade com relação à argumentação dos participantes em Matemática, o que reitera, para as autoras deste estudo, a necessidade de o profissional manter-se em formação continuada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:19:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217192
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118693
identifier_str_mv 0103-636X
001118693
url http://hdl.handle.net/10183/217192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. Vol. 34, n. 67 (Ago. 2020), p. 719-739.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/2/001118693.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217192/1/001118693.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 674020c1101f42b7fd65c5e984480356
ff5086c4d43fb62c96931005185c439d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006596751360