O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35726 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento. |
id |
UFRGS-2_229c2026b5541d85e142dc45d27cc2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35726 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dornelles, Maria Beatriz LemosComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/35726000795198Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento.application/pdfporGeografiaEnsino fundamentalO ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795198.pdf.txt000795198.pdf.txtExtracted Texttext/plain57104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/2/000795198.pdf.txt3b9464e46be82fa012b28f709f792bb9MD52ORIGINAL000795198.pdf000795198.pdfTexto completoapplication/pdf195688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/1/000795198.pdf87edfd31d324ac8d77a653520e074a09MD51THUMBNAIL000795198.pdf.jpg000795198.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/3/000795198.pdf.jpgc7f7a60739e7e632ac75206ee5315f15MD5310183/357262018-10-08 09:34:06.052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:34:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental Dornelles, Maria Beatriz Lemos Geografia Ensino fundamental |
title_short |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Dornelles, Maria Beatriz Lemos |
author_facet |
Dornelles, Maria Beatriz Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles, Maria Beatriz Lemos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino fundamental |
topic |
Geografia Ensino fundamental |
description |
Este estudo tem por objetivo atentar para o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho apresento a análise de dados baseada em minha prática de estágio, na qual busquei, com as crianças de um 2º ano de uma escola pública estadual, no município de Alvorada, aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem e transitam. Como professora titular, diagnostiquei a necessidade dos alunos em operar com as relações espaciais, como a distância da casa x escola e localizar, por meio de representações gráficas, as dependências da escola ou o que está em torno dela. Para isso desenvolvi uma temática direcionada ao ensino da área de geografia. Parti do pressuposto de que a interpretação do lugar onde vivem é fundamental para um aprendizado mais significativo. Portanto usei o projeto de estágio, Além de Minha Casa, com o propósito de levar os alunos a refletirem sobre o meio em que estão inseridos, seja perto ou afastado do convívio familiar. Realizei um planejamento pedagógico que partiu do conhecimento prévio dos alunos, buscando em suas experiências a relação com o contexto geofísico, histórico e cultural do espaço vivido. O projeto teve como princípio uma metodologia flexível que proporcionasse uma dinâmica investigativa, interdisciplinar e reflexiva. Nessa pesquisa busquei investigar o que os autores especialistas apresentam sobre o quê e como ensinar a geografia nos anos iniciais para compreender o espaço vivido. Assim, busco também responder de que modo o ensino da geografia contribui para um olhar mais atento, permitindo, aos alunos, leituras do mundo que os cerca. Refletir teoricamente com os autores como Milton Santos, André Kaercher, Helena Callai, ou pesquisadores como Rafael Straforini, Jader Lopes e Tânia de Vasconcellos, me trouxeram um conhecimento mais consistente sobre como trabalhar a geografia. Deste modo, pude também ampliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos seus contextos e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35726 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795198 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35726 |
identifier_str_mv |
000795198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/2/000795198.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/1/000795198.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35726/3/000795198.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b9464e46be82fa012b28f709f792bb9 87edfd31d324ac8d77a653520e074a09 c7f7a60739e7e632ac75206ee5315f15 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069143334912 |