O uso de celular como recurso didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102848 |
Resumo: | Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados. |
id |
UFRGS-2_23a00c19611af8a7def3b2471d793aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102848 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Patrícia Roseane Borges DeFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-11T02:10:09Z2012http://hdl.handle.net/10183/102848000919950Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados.We know that the students are not happy working in the classroom only with didactic resources of frame and chalk, they need something more to motivate and build knowledge, so it is very important that the teacher seeks didactic resources alternative, other forms and education strategies for that the students to perform a rereading of the world, with contributions of scientific knowledge. An alternative is to use the phone as a teaching resource, using the QR CODE (quick response code) which can be one of the technology that will revolutionize the formal education. Moreover, present a survey of teachers of public and private schools on the use of ICT in the classroom. There is also an example demonstrating how planning should be performed using mobile as teaching material. The class was performed with several classes and all students showed up motivated, participatory and disciplined.application/pdfporTelefone celularTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemMobileQrLearningO uso de celular como recurso didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919950.pdf000919950.pdfTexto completoapplication/pdf521692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/1/000919950.pdf579edf1adb21d51cf58b35215ca11b3bMD51TEXT000919950.pdf.txt000919950.pdf.txtExtracted Texttext/plain33942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/2/000919950.pdf.txtf625f1b6e99aaa59ceaf9535af1e5c30MD52THUMBNAIL000919950.pdf.jpg000919950.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/3/000919950.pdf.jpg2cacf3fc98792f83b91f609093558a66MD5310183/1028482018-10-24 09:16:29.32oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de celular como recurso didático |
title |
O uso de celular como recurso didático |
spellingShingle |
O uso de celular como recurso didático Lima, Patrícia Roseane Borges De Telefone celular Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Mobile Qr Learning |
title_short |
O uso de celular como recurso didático |
title_full |
O uso de celular como recurso didático |
title_fullStr |
O uso de celular como recurso didático |
title_full_unstemmed |
O uso de celular como recurso didático |
title_sort |
O uso de celular como recurso didático |
author |
Lima, Patrícia Roseane Borges De |
author_facet |
Lima, Patrícia Roseane Borges De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Patrícia Roseane Borges De |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telefone celular Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem |
topic |
Telefone celular Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Mobile Qr Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mobile Qr Learning |
description |
Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:10:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102848 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919950 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102848 |
identifier_str_mv |
000919950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/1/000919950.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/2/000919950.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102848/3/000919950.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
579edf1adb21d51cf58b35215ca11b3b f625f1b6e99aaa59ceaf9535af1e5c30 2cacf3fc98792f83b91f609093558a66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471386783744 |