Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Charczuk, Simone Bicca, Menezes, Crediné Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220181
Resumo: O desafio de formar professores, em qualidade e quantidade adequadas à demanda de um país emergente, tem levado as universidades brasileiras a buscarem novos modelos pedagógicos para a EAD, apoiados pelas tecnologias digitais. Apresentamos aqui um estudo de caso que analisa a trajetória dos professores-alunos de dois polos de apoio presencial de um curso, segundo suas compreensões, registradas em webfólios no decorrer da formação. A análise foi realizada a partir da perspectiva da tomada de consciência desenvolvida por Piaget, apoiada por ferramentas da Análise Estatística Implicativa. Os resultados permitem concluir que o conjunto de estratégias adotadas pelo curso, guiado por um conjunto de princípios com vista à formação de um professor reflexivo, possibilitou a realização de trajetórias diferenciadas por parte dos professores-alunos, porém semelhantes quanto aos objetivos de aprendizagem e de formação do professor reflexivo.
id UFRGS-2_24453e23207e7cb41d23c305d4a584ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220181
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragón, RosaneCharczuk, Simone BiccaMenezes, Crediné Silva de2021-04-23T04:24:59Z20151022-6508http://hdl.handle.net/10183/220181001005510O desafio de formar professores, em qualidade e quantidade adequadas à demanda de um país emergente, tem levado as universidades brasileiras a buscarem novos modelos pedagógicos para a EAD, apoiados pelas tecnologias digitais. Apresentamos aqui um estudo de caso que analisa a trajetória dos professores-alunos de dois polos de apoio presencial de um curso, segundo suas compreensões, registradas em webfólios no decorrer da formação. A análise foi realizada a partir da perspectiva da tomada de consciência desenvolvida por Piaget, apoiada por ferramentas da Análise Estatística Implicativa. Os resultados permitem concluir que o conjunto de estratégias adotadas pelo curso, guiado por um conjunto de princípios com vista à formação de um professor reflexivo, possibilitou a realização de trajetórias diferenciadas por parte dos professores-alunos, porém semelhantes quanto aos objetivos de aprendizagem e de formação do professor reflexivo.The challenge of educating teachers in quantity and quality suitable to all demands of an emerging country, has led Brazilian universities to seek new technologicallysupported pedagogical models for distance education. This paper presents an case study on trajectories of students, from two units of face to face support, of a course, according to their understandings, registered in webfolios, along the way. That analysis was conducted from the perspective of ‘Grasp of Consciousness’ developed by Jean Piaget, supported by Implicative Statistical Analysis tools. Results indicate that the set of strategies adopted in the course, guided by a set of principles for educating a reflective teacher, allowed teacher-students to develop several trajectories, different in form yet similar with respect to central educational goals.application/pdfporRevista iberoamericana de educación. Vol. 69, n.2 (out. 2015), p. 131-146Ensino a distânciaFormação de professoresTeacher Educationdistance LearningGrasp of consciousnessPedagogical modelsDigital technologies and educationTrajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EADTrajectories of learning in a teacher education in the distance modality Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001005510.pdf.txt001005510.pdf.txtExtracted Texttext/plain37028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/2/001005510.pdf.txt9d4730080089c56043ec812594a4b7a9MD52ORIGINAL001005510.pdfTexto completoapplication/pdf655974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/1/001005510.pdf56171de31afa04d1a28c6f3d08d6f21bMD5110183/2201812021-12-06 05:39:15.712408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Trajectories of learning in a teacher education in the distance modality
title Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
spellingShingle Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
Aragón, Rosane
Ensino a distância
Formação de professores
Teacher Education
distance Learning
Grasp of consciousness
Pedagogical models
Digital technologies and education
title_short Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
title_full Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
title_fullStr Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
title_full_unstemmed Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
title_sort Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
Charczuk, Simone Bicca
Menezes, Crediné Silva de
author_role author
author2 Charczuk, Simone Bicca
Menezes, Crediné Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
Charczuk, Simone Bicca
Menezes, Crediné Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação de professores
topic Ensino a distância
Formação de professores
Teacher Education
distance Learning
Grasp of consciousness
Pedagogical models
Digital technologies and education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Education
distance Learning
Grasp of consciousness
Pedagogical models
Digital technologies and education
description O desafio de formar professores, em qualidade e quantidade adequadas à demanda de um país emergente, tem levado as universidades brasileiras a buscarem novos modelos pedagógicos para a EAD, apoiados pelas tecnologias digitais. Apresentamos aqui um estudo de caso que analisa a trajetória dos professores-alunos de dois polos de apoio presencial de um curso, segundo suas compreensões, registradas em webfólios no decorrer da formação. A análise foi realizada a partir da perspectiva da tomada de consciência desenvolvida por Piaget, apoiada por ferramentas da Análise Estatística Implicativa. Os resultados permitem concluir que o conjunto de estratégias adotadas pelo curso, guiado por um conjunto de princípios com vista à formação de um professor reflexivo, possibilitou a realização de trajetórias diferenciadas por parte dos professores-alunos, porém semelhantes quanto aos objetivos de aprendizagem e de formação do professor reflexivo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-23T04:24:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220181
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1022-6508
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005510
identifier_str_mv 1022-6508
001005510
url http://hdl.handle.net/10183/220181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista iberoamericana de educación. Vol. 69, n.2 (out. 2015), p. 131-146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/2/001005510.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/1/001005510.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d4730080089c56043ec812594a4b7a9
56171de31afa04d1a28c6f3d08d6f21b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447739248410624