Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220181 |
Resumo: | O desafio de formar professores, em qualidade e quantidade adequadas à demanda de um país emergente, tem levado as universidades brasileiras a buscarem novos modelos pedagógicos para a EAD, apoiados pelas tecnologias digitais. Apresentamos aqui um estudo de caso que analisa a trajetória dos professores-alunos de dois polos de apoio presencial de um curso, segundo suas compreensões, registradas em webfólios no decorrer da formação. A análise foi realizada a partir da perspectiva da tomada de consciência desenvolvida por Piaget, apoiada por ferramentas da Análise Estatística Implicativa. Os resultados permitem concluir que o conjunto de estratégias adotadas pelo curso, guiado por um conjunto de princípios com vista à formação de um professor reflexivo, possibilitou a realização de trajetórias diferenciadas por parte dos professores-alunos, porém semelhantes quanto aos objetivos de aprendizagem e de formação do professor reflexivo. |
id |
UFRGS-2_24453e23207e7cb41d23c305d4a584ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220181 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragón, RosaneCharczuk, Simone BiccaMenezes, Crediné Silva de2021-04-23T04:24:59Z20151022-6508http://hdl.handle.net/10183/220181001005510O desafio de formar professores, em qualidade e quantidade adequadas à demanda de um país emergente, tem levado as universidades brasileiras a buscarem novos modelos pedagógicos para a EAD, apoiados pelas tecnologias digitais. Apresentamos aqui um estudo de caso que analisa a trajetória dos professores-alunos de dois polos de apoio presencial de um curso, segundo suas compreensões, registradas em webfólios no decorrer da formação. A análise foi realizada a partir da perspectiva da tomada de consciência desenvolvida por Piaget, apoiada por ferramentas da Análise Estatística Implicativa. Os resultados permitem concluir que o conjunto de estratégias adotadas pelo curso, guiado por um conjunto de princípios com vista à formação de um professor reflexivo, possibilitou a realização de trajetórias diferenciadas por parte dos professores-alunos, porém semelhantes quanto aos objetivos de aprendizagem e de formação do professor reflexivo.The challenge of educating teachers in quantity and quality suitable to all demands of an emerging country, has led Brazilian universities to seek new technologicallysupported pedagogical models for distance education. This paper presents an case study on trajectories of students, from two units of face to face support, of a course, according to their understandings, registered in webfolios, along the way. That analysis was conducted from the perspective of ‘Grasp of Consciousness’ developed by Jean Piaget, supported by Implicative Statistical Analysis tools. Results indicate that the set of strategies adopted in the course, guided by a set of principles for educating a reflective teacher, allowed teacher-students to develop several trajectories, different in form yet similar with respect to central educational goals.application/pdfporRevista iberoamericana de educación. Vol. 69, n.2 (out. 2015), p. 131-146Ensino a distânciaFormação de professoresTeacher Educationdistance LearningGrasp of consciousnessPedagogical modelsDigital technologies and educationTrajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EADTrajectories of learning in a teacher education in the distance modality Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001005510.pdf.txt001005510.pdf.txtExtracted Texttext/plain37028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/2/001005510.pdf.txt9d4730080089c56043ec812594a4b7a9MD52ORIGINAL001005510.pdfTexto completoapplication/pdf655974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/1/001005510.pdf56171de31afa04d1a28c6f3d08d6f21bMD5110183/2201812021-12-06 05:39:15.712408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Trajectories of learning in a teacher education in the distance modality |
title |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
spellingShingle |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD Aragón, Rosane Ensino a distância Formação de professores Teacher Education distance Learning Grasp of consciousness Pedagogical models Digital technologies and education |
title_short |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
title_full |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
title_fullStr |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
title_sort |
Trajetórias de aprendizagens em uma formação de professores na modalidade EAD |
author |
Aragón, Rosane |
author_facet |
Aragón, Rosane Charczuk, Simone Bicca Menezes, Crediné Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Charczuk, Simone Bicca Menezes, Crediné Silva de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragón, Rosane Charczuk, Simone Bicca Menezes, Crediné Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Formação de professores |
topic |
Ensino a distância Formação de professores Teacher Education distance Learning Grasp of consciousness Pedagogical models Digital technologies and education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Education distance Learning Grasp of consciousness Pedagogical models Digital technologies and education |
description |
O desafio de formar professores, em qualidade e quantidade adequadas à demanda de um país emergente, tem levado as universidades brasileiras a buscarem novos modelos pedagógicos para a EAD, apoiados pelas tecnologias digitais. Apresentamos aqui um estudo de caso que analisa a trajetória dos professores-alunos de dois polos de apoio presencial de um curso, segundo suas compreensões, registradas em webfólios no decorrer da formação. A análise foi realizada a partir da perspectiva da tomada de consciência desenvolvida por Piaget, apoiada por ferramentas da Análise Estatística Implicativa. Os resultados permitem concluir que o conjunto de estratégias adotadas pelo curso, guiado por um conjunto de princípios com vista à formação de um professor reflexivo, possibilitou a realização de trajetórias diferenciadas por parte dos professores-alunos, porém semelhantes quanto aos objetivos de aprendizagem e de formação do professor reflexivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-23T04:24:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220181 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1022-6508 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005510 |
identifier_str_mv |
1022-6508 001005510 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista iberoamericana de educación. Vol. 69, n.2 (out. 2015), p. 131-146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/2/001005510.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220181/1/001005510.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d4730080089c56043ec812594a4b7a9 56171de31afa04d1a28c6f3d08d6f21b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447739248410624 |