Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Denise Grosso da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Roseli Belmonte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263666
Resumo: O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola.
id UFRGS-2_246d1a46d682004af2fe67bb271a0101
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263666
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Denise Grosso daMachado, Roseli Belmonte2023-08-16T03:33:55Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/263666001162197O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola.The article discusses the training of Physical Education teachers. The objective is to analyze the effects of conducting open courses for Physical Education teachers in times of social distance, caused by the Covid-19 pandemic. It is a qualitative researchthat analyzed materials from two extension courses, promoted by the Federal University of Rio Grande do Sul, in 2020 and 2021. The course was conducted by Youtube and the Moodle platform. Comments from participants on the Youtube channel and texts produced as the final task of the course, published as e-books, were analyzed. We understand that teachers reflect on their practice during the debates and seek to conduct their pedagogical work based on the topics discussed in the course. We emphasize the importance of providing quality training for teachers and bringing university and school closer together.El artículo analiza la formación continua de los profesores de Educación Física. El objetivo es analizar los efectos de la realización de cursos de extensión para docentes de Educación Física en tiempos de distanciamiento social, provocados por la pandemia Covid-19. Se trata de una investigación cualitativa que analizó materiales de dos cursos de extensión, promovidos por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, en 2020 y 2021. El curso fue realizado por Youtube y la plataforma Moodle. Se analizaron los comentarios de los participantes en el canal de Youtube y los textos producidos como tarea final del curso, publicados en forma de libros electrónicos. Se observa que los docentes expresan reflexiones sobre su práctica durante los debates y buscan construir su trabajo pedagógico en base a los temas tratados en el curso. Se destaca la importancia de ofrecer una formación docente de calidad y acercar la universidad a la escuela.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 124-138Pandemia de COVID-19 (2020-)Formação de professoresFormação continuadaEducação física escolarTeacher trainingExtensionPhysical EducationSchoolPandemicFormación de profesoresExtensiónEducación FísicaEscuelaPandemiaFormação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento socialCourse for school physical education teachers in times of social distance La formación continua del profesorado de educación física escolar en tiemposde distancia social info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162197.pdf.txt001162197.pdf.txtExtracted Texttext/plain38367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/2/001162197.pdf.txtc7f366016350cb682be717ea6907a458MD52ORIGINAL001162197.pdfTexto completoapplication/pdf492571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/1/001162197.pdfd9cc53304b7a69871d23ffee329b4bc3MD5110183/2636662023-08-17 03:36:57.541013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263666Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:36:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Course for school physical education teachers in times of social distance
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación continua del profesorado de educación física escolar en tiemposde distancia social
title Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
spellingShingle Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
Fonseca, Denise Grosso da
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Formação de professores
Formação continuada
Educação física escolar
Teacher training
Extension
Physical Education
School
Pandemic
Formación de profesores
Extensión
Educación Física
Escuela
Pandemia
title_short Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
title_full Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
title_fullStr Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
title_sort Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
author Fonseca, Denise Grosso da
author_facet Fonseca, Denise Grosso da
Machado, Roseli Belmonte
author_role author
author2 Machado, Roseli Belmonte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
Machado, Roseli Belmonte
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de COVID-19 (2020-)
Formação de professores
Formação continuada
Educação física escolar
topic Pandemia de COVID-19 (2020-)
Formação de professores
Formação continuada
Educação física escolar
Teacher training
Extension
Physical Education
School
Pandemic
Formación de profesores
Extensión
Educación Física
Escuela
Pandemia
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Extension
Physical Education
School
Pandemic
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de profesores
Extensión
Educación Física
Escuela
Pandemia
description O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:33:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263666
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162197
identifier_str_mv 1809-3108
001162197
url http://hdl.handle.net/10183/263666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 124-138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/2/001162197.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/1/001162197.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c7f366016350cb682be717ea6907a458
d9cc53304b7a69871d23ffee329b4bc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096551989248