Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263666 |
Resumo: | O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola. |
id |
UFRGS-2_246d1a46d682004af2fe67bb271a0101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263666 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Denise Grosso daMachado, Roseli Belmonte2023-08-16T03:33:55Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/263666001162197O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola.The article discusses the training of Physical Education teachers. The objective is to analyze the effects of conducting open courses for Physical Education teachers in times of social distance, caused by the Covid-19 pandemic. It is a qualitative researchthat analyzed materials from two extension courses, promoted by the Federal University of Rio Grande do Sul, in 2020 and 2021. The course was conducted by Youtube and the Moodle platform. Comments from participants on the Youtube channel and texts produced as the final task of the course, published as e-books, were analyzed. We understand that teachers reflect on their practice during the debates and seek to conduct their pedagogical work based on the topics discussed in the course. We emphasize the importance of providing quality training for teachers and bringing university and school closer together.El artículo analiza la formación continua de los profesores de Educación Física. El objetivo es analizar los efectos de la realización de cursos de extensión para docentes de Educación Física en tiempos de distanciamiento social, provocados por la pandemia Covid-19. Se trata de una investigación cualitativa que analizó materiales de dos cursos de extensión, promovidos por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, en 2020 y 2021. El curso fue realizado por Youtube y la plataforma Moodle. Se analizaron los comentarios de los participantes en el canal de Youtube y los textos producidos como tarea final del curso, publicados en forma de libros electrónicos. Se observa que los docentes expresan reflexiones sobre su práctica durante los debates y buscan construir su trabajo pedagógico en base a los temas tratados en el curso. Se destaca la importancia de ofrecer una formación docente de calidad y acercar la universidad a la escuela.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 124-138Pandemia de COVID-19 (2020-)Formação de professoresFormação continuadaEducação física escolarTeacher trainingExtensionPhysical EducationSchoolPandemicFormación de profesoresExtensiónEducación FísicaEscuelaPandemiaFormação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento socialCourse for school physical education teachers in times of social distance La formación continua del profesorado de educación física escolar en tiemposde distancia social info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162197.pdf.txt001162197.pdf.txtExtracted Texttext/plain38367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/2/001162197.pdf.txtc7f366016350cb682be717ea6907a458MD52ORIGINAL001162197.pdfTexto completoapplication/pdf492571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/1/001162197.pdfd9cc53304b7a69871d23ffee329b4bc3MD5110183/2636662023-08-17 03:36:57.541013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263666Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:36:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Course for school physical education teachers in times of social distance |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La formación continua del profesorado de educación física escolar en tiemposde distancia social |
title |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social Fonseca, Denise Grosso da Pandemia de COVID-19 (2020-) Formação de professores Formação continuada Educação física escolar Teacher training Extension Physical Education School Pandemic Formación de profesores Extensión Educación Física Escuela Pandemia |
title_short |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
title_full |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
title_sort |
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social |
author |
Fonseca, Denise Grosso da |
author_facet |
Fonseca, Denise Grosso da Machado, Roseli Belmonte |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Roseli Belmonte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da Machado, Roseli Belmonte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de COVID-19 (2020-) Formação de professores Formação continuada Educação física escolar |
topic |
Pandemia de COVID-19 (2020-) Formação de professores Formação continuada Educação física escolar Teacher training Extension Physical Education School Pandemic Formación de profesores Extensión Educación Física Escuela Pandemia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Extension Physical Education School Pandemic |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Extensión Educación Física Escuela Pandemia |
description |
O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-16T03:33:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263666 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162197 |
identifier_str_mv |
1809-3108 001162197 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 124-138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/2/001162197.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263666/1/001162197.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7f366016350cb682be717ea6907a458 d9cc53304b7a69871d23ffee329b4bc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225096551989248 |