Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Caue Marcon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238304
Resumo: Ao observarmos a história da Educação Física escolar, vimos que o ensino do esporte era focado na técnica, para competição e distante dos valores que a cultura corporal deve proporcionar. No Ensino Médio, a reprodução desse modelo causou muita evasão e desinteresse dos alunos. Atualmente, existem propostas da Pedagogia do Esporte que buscam romper com esse modelo tradicional, como o Sport Education (SE), cujo foco é proporcionar aos alunos uma experiência esportiva autêntica, por meio da vivência de temporadas que valorizam a diversidade e inclusão, na quais os alunos experimentam uma variedade de funções, tais como: jornalistas, treinadores, árbitros e atletas. O objetivo dessa pesquisa foi investigar e analisar a produção científica sobre o Sport Education na Educação Física escolar no Ensino Médio. Para a realização da presente pesquisa, optamos pelo método misto de pesquisa, composto tanto pela abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Na dimensão quantitativa foi realizado um levantamento da produção cientifica em artigos nacionais e internacionais nos períodos entre os anos de 2012 e 2021. Os resultados indicam que o percentual de artigos encontrados sobre SE foi de 0,46% e tendo apenas 0,05% ligados ao Ensino Médio. Diante dos resultados percebemos que houve um aumento de quantidade de artigos feito no Brasil, se destacou o domínio Socio/Afetivo e a aplicação de esportes de invasão, em relação aos impactos do SE nas aulas do EM, foram positivos tanto em relação ao desempenho cognitivo, técnico e em relação aos valores sociais.
id UNSP_44925e4aeaf22aeceea04871cee0d472
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238304
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médioSchool physical education and Sport Education in the context of high schoolEducação física escolarEnsino médioSport educationSchool physical educationHigh schoolAo observarmos a história da Educação Física escolar, vimos que o ensino do esporte era focado na técnica, para competição e distante dos valores que a cultura corporal deve proporcionar. No Ensino Médio, a reprodução desse modelo causou muita evasão e desinteresse dos alunos. Atualmente, existem propostas da Pedagogia do Esporte que buscam romper com esse modelo tradicional, como o Sport Education (SE), cujo foco é proporcionar aos alunos uma experiência esportiva autêntica, por meio da vivência de temporadas que valorizam a diversidade e inclusão, na quais os alunos experimentam uma variedade de funções, tais como: jornalistas, treinadores, árbitros e atletas. O objetivo dessa pesquisa foi investigar e analisar a produção científica sobre o Sport Education na Educação Física escolar no Ensino Médio. Para a realização da presente pesquisa, optamos pelo método misto de pesquisa, composto tanto pela abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Na dimensão quantitativa foi realizado um levantamento da produção cientifica em artigos nacionais e internacionais nos períodos entre os anos de 2012 e 2021. Os resultados indicam que o percentual de artigos encontrados sobre SE foi de 0,46% e tendo apenas 0,05% ligados ao Ensino Médio. Diante dos resultados percebemos que houve um aumento de quantidade de artigos feito no Brasil, se destacou o domínio Socio/Afetivo e a aplicação de esportes de invasão, em relação aos impactos do SE nas aulas do EM, foram positivos tanto em relação ao desempenho cognitivo, técnico e em relação aos valores sociais.When we observe the history of school Physical Education, we see that the teaching of sports was focused on technique, for competition, and far from the values that body culture should provide. In High School, the reproduction of this model caused a lot of evasion and lack of interest among students. Currently, there are proposals from Sports Pedagogy that seek to break with this traditional model, such as Sport Education (SE), whose focus is to provide students with an authentic sports experience, through the experience of seasons that value diversity and inclusion, in which students experience a variety of roles, such as journalists, coaches, referees, and athletes. The objective of this research was to investigate and analyze the scientific production on Sport Education in High School Physical Education. To carry out this research, we opted for the mixed research method, composed of both quantitative and qualitative approaches. In the quantitative dimension, a survey of the scientific production in national and international articles was carried out in the periods between the years 2012 and 2021. The results indicate that the percentage of articles found on SE was 0.46% and only 0.05% were related to secondary education. Faced with the results we noticed that there was an increase in the amount of articles made in Brazil, the Socio/Affective domain and the application of invasion sports stood out, in relation to the impacts of SE in high school classes, they were positive both in relation to cognitive and technical performance and in relation to social values.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Del Conte, Denis RodrigoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Caue Marcon2022-12-19T17:16:15Z2022-12-19T17:16:15Z2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:10:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:55:37.653821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
School physical education and Sport Education in the context of high school
title Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
spellingShingle Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
Lopes, Caue Marcon
Educação física escolar
Ensino médio
Sport education
School physical education
High school
title_short Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
title_full Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
title_fullStr Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
title_full_unstemmed Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
title_sort Educação física escolar e Sport Education no contexto do ensino médio
author Lopes, Caue Marcon
author_facet Lopes, Caue Marcon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Del Conte, Denis Rodrigo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Caue Marcon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Sport education
School physical education
High school
topic Educação física escolar
Ensino médio
Sport education
School physical education
High school
description Ao observarmos a história da Educação Física escolar, vimos que o ensino do esporte era focado na técnica, para competição e distante dos valores que a cultura corporal deve proporcionar. No Ensino Médio, a reprodução desse modelo causou muita evasão e desinteresse dos alunos. Atualmente, existem propostas da Pedagogia do Esporte que buscam romper com esse modelo tradicional, como o Sport Education (SE), cujo foco é proporcionar aos alunos uma experiência esportiva autêntica, por meio da vivência de temporadas que valorizam a diversidade e inclusão, na quais os alunos experimentam uma variedade de funções, tais como: jornalistas, treinadores, árbitros e atletas. O objetivo dessa pesquisa foi investigar e analisar a produção científica sobre o Sport Education na Educação Física escolar no Ensino Médio. Para a realização da presente pesquisa, optamos pelo método misto de pesquisa, composto tanto pela abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Na dimensão quantitativa foi realizado um levantamento da produção cientifica em artigos nacionais e internacionais nos períodos entre os anos de 2012 e 2021. Os resultados indicam que o percentual de artigos encontrados sobre SE foi de 0,46% e tendo apenas 0,05% ligados ao Ensino Médio. Diante dos resultados percebemos que houve um aumento de quantidade de artigos feito no Brasil, se destacou o domínio Socio/Afetivo e a aplicação de esportes de invasão, em relação aos impactos do SE nas aulas do EM, foram positivos tanto em relação ao desempenho cognitivo, técnico e em relação aos valores sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T17:16:15Z
2022-12-19T17:16:15Z
2022-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238304
url http://hdl.handle.net/11449/238304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128875900698624