“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Ketulen Dietz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88161
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado.
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