“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Ketulen Dietz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88161
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado.
id UFRGS-2_2519df5b79105a2ae724fc2b1b09fad0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88161
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Evangelista, Ketulen DietzRangel, Annamaria Píffero2014-03-06T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88161000911325O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado.application/pdfporEducação de jovens e adultosJogos pedagógicos“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911325.pdf000911325.pdfTexto completoapplication/pdf387508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/1/000911325.pdf15a9998939a0e304995f637da619f92cMD51TEXT000911325.pdf.txt000911325.pdf.txtExtracted Texttext/plain46525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/2/000911325.pdf.txtc93abdddbcdf68e25963e23a651c43aaMD52THUMBNAIL000911325.pdf.jpg000911325.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/3/000911325.pdf.jpg131084321e8c1b7b825616d6ef9517d5MD5310183/881612018-10-18 08:13:46.723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88161Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
title “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
spellingShingle “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
Evangelista, Ketulen Dietz
Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
title_short “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
title_full “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
title_fullStr “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
title_full_unstemmed “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
title_sort “Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
author Evangelista, Ketulen Dietz
author_facet Evangelista, Ketulen Dietz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Ketulen Dietz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
contributor_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
topic Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
description O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88161
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911325
url http://hdl.handle.net/10183/88161
identifier_str_mv 000911325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/1/000911325.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/2/000911325.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/3/000911325.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15a9998939a0e304995f637da619f92c
c93abdddbcdf68e25963e23a651c43aa
131084321e8c1b7b825616d6ef9517d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122275729408