“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88161 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado. |
id |
UFRGS-2_2519df5b79105a2ae724fc2b1b09fad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88161 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Evangelista, Ketulen DietzRangel, Annamaria Píffero2014-03-06T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/88161000911325O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado.application/pdfporEducação de jovens e adultosJogos pedagógicos“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911325.pdf000911325.pdfTexto completoapplication/pdf387508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/1/000911325.pdf15a9998939a0e304995f637da619f92cMD51TEXT000911325.pdf.txt000911325.pdf.txtExtracted Texttext/plain46525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/2/000911325.pdf.txtc93abdddbcdf68e25963e23a651c43aaMD52THUMBNAIL000911325.pdf.jpg000911325.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/3/000911325.pdf.jpg131084321e8c1b7b825616d6ef9517d5MD5310183/881612018-10-18 08:13:46.723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88161Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
title |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
spellingShingle |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA Evangelista, Ketulen Dietz Educação de jovens e adultos Jogos pedagógicos |
title_short |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
title_full |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
title_fullStr |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
title_full_unstemmed |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
title_sort |
“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJA |
author |
Evangelista, Ketulen Dietz |
author_facet |
Evangelista, Ketulen Dietz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Ketulen Dietz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Annamaria Píffero |
contributor_str_mv |
Rangel, Annamaria Píffero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Jogos pedagógicos |
topic |
Educação de jovens e adultos Jogos pedagógicos |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-06T01:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88161 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911325 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88161 |
identifier_str_mv |
000911325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/1/000911325.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/2/000911325.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88161/3/000911325.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15a9998939a0e304995f637da619f92c c93abdddbcdf68e25963e23a651c43aa 131084321e8c1b7b825616d6ef9517d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122275729408 |