O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133918 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo investigar as contribuições da leitura de livros digitais como estímulo à leitura e o desenvolvimento da escrita em alunos de séries iniciais. Para isso, foi investigada, como estudo teórico, a evolução histórica e tecnológica dos livros, a importância dos livros infantis para o desenvolvimento da criança, as bibliotecas digitais e suas funcionalidades na sala de aula; e como os livros digitais podem incentivar o hábito da leitura. A metodologia de pesquisa seguiu com métodos mistos de Farra e Lopes (2013). A amostra foi escolhida levando em conta dados quantitativos e qualitativos de onze alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os alunos foram selecionados tendo como requisito o acesso à internet em suas casas com o intuito de verificar se os alunos faziam uso de leituras fora da escola e não apenas nela. Para obter um perfil do grupo de alunos, foi realizado um estudo de pré-intervenção com a aplicação de um questionário sobre o gosto pela leitura, os diferentes usos da internet e uma avaliação diagnóstica sobre os níveis de leitura e escrita com base nos estudos pós-construtivistas de Grossi (2010). A análise dos resultados constatou que alguns alunos não gostavam ou gostavam muito pouco de realizar leituras como hábito e, também como consequência mostravam pouco desenvolvimento na leitura e escrita. Outro grupo de alunos mostrou gostar muito de realizar leituras, mas em suas avaliações na escrita e leitura apresentavam, ainda, algumas dificuldades. A intervenção ocorreu de forma a incentivar a leitura na rotina de estudos da turma, com a confecção de um cantinho da leitura, com uma reunião com a comunidade escolar para apresentar a biblioteca digital online e em oito encontros na sala de informática com o uso de uma biblioteca digital pelos alunos, sempre partindo da leitura ou áudio de um livro de história com bastante interação e procedida de um jogo de perguntas e respostas sobre os acontecimentos da história. Os alunos, quanto mais livros e jogos realizassem, eram incentivados com pontuações, mudanças de nível e obtenção de pontos para conversar no chat com os colegas e com o personagem mascote do site. Os resultados obtidos demonstraram significativa modificação no comportamento dos alunos com relação à leitura, o avanço na realização das tarefas no site e o desenvolvimento na leitura e escrita. Isso pode ser constatado no tempo em que os alunos permaneciam online no site fora da escola e nos diálogos de cada aluno durante os encontros e nas avaliações realizadas posteriormente aos encontros presenciais. |
id |
UFRGS-2_2584e3ed22b983b7ffe99c576ca48cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133918 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Isabel Macedo dePassos, Jaire Ederson2016-03-17T02:06:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/133918000981007O presente estudo teve por objetivo investigar as contribuições da leitura de livros digitais como estímulo à leitura e o desenvolvimento da escrita em alunos de séries iniciais. Para isso, foi investigada, como estudo teórico, a evolução histórica e tecnológica dos livros, a importância dos livros infantis para o desenvolvimento da criança, as bibliotecas digitais e suas funcionalidades na sala de aula; e como os livros digitais podem incentivar o hábito da leitura. A metodologia de pesquisa seguiu com métodos mistos de Farra e Lopes (2013). A amostra foi escolhida levando em conta dados quantitativos e qualitativos de onze alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os alunos foram selecionados tendo como requisito o acesso à internet em suas casas com o intuito de verificar se os alunos faziam uso de leituras fora da escola e não apenas nela. Para obter um perfil do grupo de alunos, foi realizado um estudo de pré-intervenção com a aplicação de um questionário sobre o gosto pela leitura, os diferentes usos da internet e uma avaliação diagnóstica sobre os níveis de leitura e escrita com base nos estudos pós-construtivistas de Grossi (2010). A análise dos resultados constatou que alguns alunos não gostavam ou gostavam muito pouco de realizar leituras como hábito e, também como consequência mostravam pouco desenvolvimento na leitura e escrita. Outro grupo de alunos mostrou gostar muito de realizar leituras, mas em suas avaliações na escrita e leitura apresentavam, ainda, algumas dificuldades. A intervenção ocorreu de forma a incentivar a leitura na rotina de estudos da turma, com a confecção de um cantinho da leitura, com uma reunião com a comunidade escolar para apresentar a biblioteca digital online e em oito encontros na sala de informática com o uso de uma biblioteca digital pelos alunos, sempre partindo da leitura ou áudio de um livro de história com bastante interação e procedida de um jogo de perguntas e respostas sobre os acontecimentos da história. Os alunos, quanto mais livros e jogos realizassem, eram incentivados com pontuações, mudanças de nível e obtenção de pontos para conversar no chat com os colegas e com o personagem mascote do site. Os resultados obtidos demonstraram significativa modificação no comportamento dos alunos com relação à leitura, o avanço na realização das tarefas no site e o desenvolvimento na leitura e escrita. Isso pode ser constatado no tempo em que os alunos permaneciam online no site fora da escola e nos diálogos de cada aluno durante os encontros e nas avaliações realizadas posteriormente aos encontros presenciais.This study aimed to investigate the reading of the contributions of digital books to encourage reading and the development of writing in primary students. For this, it was investigated as a theoretical study, historical and technological evolution of books, the importance of children's books for the child's development, digital libraries and functionality in the classroom; and how digital books may encourage the habit of reading. The research methodology followed with mixed methods Farra and Lopes (2013). The sample was chosen taking into account quantitative and qualitative data of eleven students of the third year of elementary school to a public school in Porto Alegre. Students were selected and will require access to the internet in their homes in order to check whether the students were taking readings out of school and not just her. For a profile of the student group, there was a pre-intervention study with the application of a questionnaire on the reading habit, the different uses of the Internet and a diagnostic assessment of the levels of reading and writing based on post studies -constructivists Grossi (2010). The results found that some students did not like or liked very little of performing reading as a habit and therefore showed little development in reading and writing. Another group of students were very fond of performing readings, but in their assessments in reading and writing also presented some difficulties. The intervention took place in order to encourage reading in the class of studies routine, with the making of a corner reading, with a meeting with the school community to present online digital library and eight meeting in computer room using a digital library by students, always starting from the reading or audio from a history book with much interaction and preceded a game of questions and answers about the events of history. Students, let alone books and accomplish games, were encouraged with scores level changes and obtain points to talk in chat with colleagues and with the mascot character of the site. The results showed significant change in the behavior of students with regard to reading, the advance in the tasks on the site and development in reading and writing. This can be seen in the time that students remained online on the site out of school and dialogues of each student during the meetings and the assessments subsequently made to face meetings.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EscritaLeituraLivro eletrônicoSéries iniciaisReadingWritingDigital bookO uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981007.pdf000981007.pdfTexto completoapplication/pdf1555784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133918/1/000981007.pdf5b5b473d87ca8af6c3e3984de39e1b85MD51TEXT000981007.pdf.txt000981007.pdf.txtExtracted Texttext/plain110818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133918/2/000981007.pdf.txtc94aa990fa1d92b326dfc73a11826967MD52THUMBNAIL000981007.pdf.jpg000981007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133918/3/000981007.pdf.jpgd876f3363f1f99b06513504693dd8eefMD5310183/1339182018-10-29 07:44:23.621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
title |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
spellingShingle |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais Oliveira, Isabel Macedo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escrita Leitura Livro eletrônico Séries iniciais Reading Writing Digital book |
title_short |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
title_full |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
title_fullStr |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
title_sort |
O uso dos livros digitais como incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita nas séries iniciais |
author |
Oliveira, Isabel Macedo de |
author_facet |
Oliveira, Isabel Macedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isabel Macedo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Jaire Ederson |
contributor_str_mv |
Passos, Jaire Ederson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escrita Leitura Livro eletrônico Séries iniciais |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Escrita Leitura Livro eletrônico Séries iniciais Reading Writing Digital book |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Writing Digital book |
description |
O presente estudo teve por objetivo investigar as contribuições da leitura de livros digitais como estímulo à leitura e o desenvolvimento da escrita em alunos de séries iniciais. Para isso, foi investigada, como estudo teórico, a evolução histórica e tecnológica dos livros, a importância dos livros infantis para o desenvolvimento da criança, as bibliotecas digitais e suas funcionalidades na sala de aula; e como os livros digitais podem incentivar o hábito da leitura. A metodologia de pesquisa seguiu com métodos mistos de Farra e Lopes (2013). A amostra foi escolhida levando em conta dados quantitativos e qualitativos de onze alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os alunos foram selecionados tendo como requisito o acesso à internet em suas casas com o intuito de verificar se os alunos faziam uso de leituras fora da escola e não apenas nela. Para obter um perfil do grupo de alunos, foi realizado um estudo de pré-intervenção com a aplicação de um questionário sobre o gosto pela leitura, os diferentes usos da internet e uma avaliação diagnóstica sobre os níveis de leitura e escrita com base nos estudos pós-construtivistas de Grossi (2010). A análise dos resultados constatou que alguns alunos não gostavam ou gostavam muito pouco de realizar leituras como hábito e, também como consequência mostravam pouco desenvolvimento na leitura e escrita. Outro grupo de alunos mostrou gostar muito de realizar leituras, mas em suas avaliações na escrita e leitura apresentavam, ainda, algumas dificuldades. A intervenção ocorreu de forma a incentivar a leitura na rotina de estudos da turma, com a confecção de um cantinho da leitura, com uma reunião com a comunidade escolar para apresentar a biblioteca digital online e em oito encontros na sala de informática com o uso de uma biblioteca digital pelos alunos, sempre partindo da leitura ou áudio de um livro de história com bastante interação e procedida de um jogo de perguntas e respostas sobre os acontecimentos da história. Os alunos, quanto mais livros e jogos realizassem, eram incentivados com pontuações, mudanças de nível e obtenção de pontos para conversar no chat com os colegas e com o personagem mascote do site. Os resultados obtidos demonstraram significativa modificação no comportamento dos alunos com relação à leitura, o avanço na realização das tarefas no site e o desenvolvimento na leitura e escrita. Isso pode ser constatado no tempo em que os alunos permaneciam online no site fora da escola e nos diálogos de cada aluno durante os encontros e nas avaliações realizadas posteriormente aos encontros presenciais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:06:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133918 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981007 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133918 |
identifier_str_mv |
000981007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133918/1/000981007.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133918/2/000981007.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133918/3/000981007.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b5b473d87ca8af6c3e3984de39e1b85 c94aa990fa1d92b326dfc73a11826967 d876f3363f1f99b06513504693dd8eef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164087697408 |