O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174271 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo analisar a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre o efeito país de origem na percepção de qualidade e na sua intenção de compra. Por meio de uma pesquisa experimental, que compreendeu 198 participantes, divididos em seis subgrupos, foi analisado o efeito gerado pelos estereótipos positivo e negativo do país de origem sobre a qualidade percebida e a intenção de compra de um produto (bebida energética). Na sequência, procedeu-se à análise da capacidade do fortalecimento das expectativas dos consumidores sobre estes efeitos. Os resultados evidenciam a importância do estereótipo do país de origem na percepção do consumidor quanto à qualidade percebida do produto e da sua intenção de compra. Verificou-se que o estereótipo positivo do país de origem foi capaz de promover uma diferença significante nos dois construtos avaliados (qualidade percebida e intenção de compra). Ao comparar os resultados do grupo de controle com o grupo que recebeu a informação de que se tratava de um produto cuja origem era os Estados Unidos (estereótipo positivo), este último apresentou médias superiores. |
id |
UFRGS-2_2670d135e622f3d660d9b785c09aa660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174271 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazzari, FernandaMilan, Gabriel SperandioSlongo, Luiz Antonio2018-04-03T02:25:53Z20161678-4855http://hdl.handle.net/10183/174271001062899A pesquisa teve como objetivo analisar a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre o efeito país de origem na percepção de qualidade e na sua intenção de compra. Por meio de uma pesquisa experimental, que compreendeu 198 participantes, divididos em seis subgrupos, foi analisado o efeito gerado pelos estereótipos positivo e negativo do país de origem sobre a qualidade percebida e a intenção de compra de um produto (bebida energética). Na sequência, procedeu-se à análise da capacidade do fortalecimento das expectativas dos consumidores sobre estes efeitos. Os resultados evidenciam a importância do estereótipo do país de origem na percepção do consumidor quanto à qualidade percebida do produto e da sua intenção de compra. Verificou-se que o estereótipo positivo do país de origem foi capaz de promover uma diferença significante nos dois construtos avaliados (qualidade percebida e intenção de compra). Ao comparar os resultados do grupo de controle com o grupo que recebeu a informação de que se tratava de um produto cuja origem era os Estados Unidos (estereótipo positivo), este último apresentou médias superiores.The research aimed to analyze the influence of strengthening consumer expectations on the country-of- -origin effect on the perceived quality and its intention to purchase. By means experimental research, which comprised 198 participants, divided into six subgroups, we analyzed the effect generated by the positive and negative stereotypes of the country-of-origin on the perceived quality and purchase intent of a product (energy drink). After that, we proceeded to the analysis of strengthening of consumer expectations capacity on these effects. The results show the importance of the stereotype of the country of origin on consumer perception of the perceived quality of the product and of its intention to purchase. It was found that the positive stereotype of the country was able to promote a significant difference both two constructs (perceived quality and purchase intent). By comparing the control group results with the group that received the information that it was a product whose origin was the United States (positive stereotype), the latter showed higher means.application/pdfporDesenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 14, n. 35 (2016), p. 344-376Comportamento do consumidorIntenção de compraProduto industrializadoCountry-of-origin effectConsumer behaviorConsumer expectationsPerceived qualityPurchase intentionO efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compraCountry-of-origin effect and the influence of strenghthening consumer expectations on the perceived quality and your purchase intention info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062899.pdf001062899.pdfTexto completoapplication/pdf200657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174271/1/001062899.pdf0dadeb90e7aa5096eeef2432e8d16126MD51TEXT001062899.pdf.txt001062899.pdf.txtExtracted Texttext/plain69230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174271/2/001062899.pdf.txte101627cd5a956e794ba25b23acfca0aMD52THUMBNAIL001062899.pdf.jpg001062899.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174271/3/001062899.pdf.jpgc323bc700450dc0b29451197e09509b8MD5310183/1742712018-10-25 09:43:00.897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Country-of-origin effect and the influence of strenghthening consumer expectations on the perceived quality and your purchase intention |
title |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
spellingShingle |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra Lazzari, Fernanda Comportamento do consumidor Intenção de compra Produto industrializado Country-of-origin effect Consumer behavior Consumer expectations Perceived quality Purchase intention |
title_short |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
title_full |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
title_fullStr |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
title_full_unstemmed |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
title_sort |
O efeito país de origem e a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre a qualidade percebida e a sua intenção de compra |
author |
Lazzari, Fernanda |
author_facet |
Lazzari, Fernanda Milan, Gabriel Sperandio Slongo, Luiz Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Milan, Gabriel Sperandio Slongo, Luiz Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzari, Fernanda Milan, Gabriel Sperandio Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Intenção de compra Produto industrializado |
topic |
Comportamento do consumidor Intenção de compra Produto industrializado Country-of-origin effect Consumer behavior Consumer expectations Perceived quality Purchase intention |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Country-of-origin effect Consumer behavior Consumer expectations Perceived quality Purchase intention |
description |
A pesquisa teve como objetivo analisar a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre o efeito país de origem na percepção de qualidade e na sua intenção de compra. Por meio de uma pesquisa experimental, que compreendeu 198 participantes, divididos em seis subgrupos, foi analisado o efeito gerado pelos estereótipos positivo e negativo do país de origem sobre a qualidade percebida e a intenção de compra de um produto (bebida energética). Na sequência, procedeu-se à análise da capacidade do fortalecimento das expectativas dos consumidores sobre estes efeitos. Os resultados evidenciam a importância do estereótipo do país de origem na percepção do consumidor quanto à qualidade percebida do produto e da sua intenção de compra. Verificou-se que o estereótipo positivo do país de origem foi capaz de promover uma diferença significante nos dois construtos avaliados (qualidade percebida e intenção de compra). Ao comparar os resultados do grupo de controle com o grupo que recebeu a informação de que se tratava de um produto cuja origem era os Estados Unidos (estereótipo positivo), este último apresentou médias superiores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-03T02:25:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174271 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-4855 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062899 |
identifier_str_mv |
1678-4855 001062899 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 14, n. 35 (2016), p. 344-376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174271/1/001062899.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174271/2/001062899.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174271/3/001062899.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dadeb90e7aa5096eeef2432e8d16126 e101627cd5a956e794ba25b23acfca0a c323bc700450dc0b29451197e09509b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447659060658176 |