Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142165 |
Resumo: | A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação. |
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Rivas, Marcela Ines EspinozaMoço, Maria Cecília de ChiaraJunqueira, Heloisa2016-05-28T02:09:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/142165000991083A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação.The reason to create this research is the construction of a concept about the quality of the scientific literacy offered to the Biology students from the Federal University of Rio Grande do Sul. We intend to analyze and compare the degree scientific literacy between freshmen and students from the last semester, considering the following dimensions of scientific literature: nature of science, impact of science and technology on society and science content knowledge. To achieve this purpose, we used the Basic Scientific Literacy Test, created and validated by the researchers Rudiger Laugksch C. and E. Peter Spargo, in 1996. According to results, we can afirm that the average students score was 78,4%, and the averages score between freshmen and last semester students do not differ significantly (α=0,05). In summary, we can say that this research provides subsidies to promote investments in the teaching of science and technology in this degree course.application/pdfporBiólogosFormação profissionalAlfabetização científicaBiologist graduationScience educationScience literacyAvaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de BiologiaLevel assessment of scientific literacy biology students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991083.pdf000991083.pdfTexto completoapplication/pdf508271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/1/000991083.pdfe2f90a10358b2c1dc3f63d042b44e2dbMD51TEXT000991083.pdf.txt000991083.pdf.txtExtracted Texttext/plain51751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/2/000991083.pdf.txt143ab1959f37eec496fb785aea0d4efcMD52THUMBNAIL000991083.pdf.jpg000991083.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/3/000991083.pdf.jpg5f7d15ce0353a61f1ac6fc82dbfb6a90MD5310183/1421652018-10-26 09:30:22.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:30:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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