Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivas, Marcela Ines Espinoza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142165
Resumo: A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação.
id UFRGS-2_26e6a902f51fe5e562942de003b9642d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rivas, Marcela Ines EspinozaMoço, Maria Cecília de ChiaraJunqueira, Heloisa2016-05-28T02:09:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/142165000991083A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação.The reason to create this research is the construction of a concept about the quality of the scientific literacy offered to the Biology students from the Federal University of Rio Grande do Sul. We intend to analyze and compare the degree scientific literacy between freshmen and students from the last semester, considering the following dimensions of scientific literature: nature of science, impact of science and technology on society and science content knowledge. To achieve this purpose, we used the Basic Scientific Literacy Test, created and validated by the researchers Rudiger Laugksch C. and E. Peter Spargo, in 1996. According to results, we can afirm that the average students score was 78,4%, and the averages score between freshmen and last semester students do not differ significantly (α=0,05). In summary, we can say that this research provides subsidies to promote investments in the teaching of science and technology in this degree course.application/pdfporBiólogosFormação profissionalAlfabetização científicaBiologist graduationScience educationScience literacyAvaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de BiologiaLevel assessment of scientific literacy biology students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991083.pdf000991083.pdfTexto completoapplication/pdf508271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/1/000991083.pdfe2f90a10358b2c1dc3f63d042b44e2dbMD51TEXT000991083.pdf.txt000991083.pdf.txtExtracted Texttext/plain51751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/2/000991083.pdf.txt143ab1959f37eec496fb785aea0d4efcMD52THUMBNAIL000991083.pdf.jpg000991083.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/3/000991083.pdf.jpg5f7d15ce0353a61f1ac6fc82dbfb6a90MD5310183/1421652018-10-26 09:30:22.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:30:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Level assessment of scientific literacy biology students
title Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
spellingShingle Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
Rivas, Marcela Ines Espinoza
Biólogos
Formação profissional
Alfabetização científica
Biologist graduation
Science education
Science literacy
title_short Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
title_full Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
title_fullStr Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
title_full_unstemmed Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
title_sort Avaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologia
author Rivas, Marcela Ines Espinoza
author_facet Rivas, Marcela Ines Espinoza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivas, Marcela Ines Espinoza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Biólogos
Formação profissional
Alfabetização científica
topic Biólogos
Formação profissional
Alfabetização científica
Biologist graduation
Science education
Science literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Biologist graduation
Science education
Science literacy
description A razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-28T02:09:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142165
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991083
url http://hdl.handle.net/10183/142165
identifier_str_mv 000991083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/1/000991083.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/2/000991083.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142165/3/000991083.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e2f90a10358b2c1dc3f63d042b44e2db
143ab1959f37eec496fb785aea0d4efc
5f7d15ce0353a61f1ac6fc82dbfb6a90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510672732160