Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226205 |
Resumo: | O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes. |
id |
UFRGS-2_279dcd593a9d56a793140621c35d6bc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226205 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, João Batista Lima dePereira, Marcelo de AndradeIcle, Gilberto2021-08-26T04:10:10Z20151068-2341http://hdl.handle.net/10183/226205000997041O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes.The following paper analyses the profile of alumni from undergraduate dance programmes in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. We problematise a recurring statement in such documents, that is, the promise that the combination of art and education would guarantee a better professional outlook, appropriate to the world of work. This analysis relies on Michel Foucault's ideas of discursive practice and discusses several concepts in order to understand the education and interrelations which can be read in the documents analysed. The main notion of non-dichotomization between art and teaching is explored in the analysis, with special attention to the discursive movements found therein.Este texto analiza el perfil de sus egresados de cursos universitarios de pregrado danza del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Se coloca el solicitante en tales documentos, quees la promesa de que la unión entre el arte y la enseñanza sería garantía de un futuro profesional más adecuado para el mundo del trabajo. Este análisis se basa en la idea de práctica discursiva de Michel Foucault y, desde él, analiza diversos conceptos para entender las formaciones y cruces que se pueden leer en los documentos analizados. El concepto principal de la dicotomización entre el arte y la enseñanza se explotan dentro del análisis con especial atención a los movimientos discursivos allí presentes.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tempe. 2015. Vol. 23, n. 77 (2015), p. 1-26Formação de professoresEnsinoDançaArtDanceDiscourseEducationTeacher trainingArteDanzaDiscursoEducaciónFormación del personal docenteEntre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do BrasilBetween art and teaching : a study on the profile of alumni from undergraduate dance programmes in southern BrazilEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000997041.pdf.txt000997041.pdf.txtExtracted Texttext/plain94130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/2/000997041.pdf.txt263362756bf92d2ba4e94d3b5f6232dcMD52ORIGINAL000997041.pdfTexto completoapplication/pdf402879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/1/000997041.pdf44a8952157d29868aef1d0fa0bb965e7MD5110183/2262052021-09-19 04:36:49.222189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Between art and teaching : a study on the profile of alumni from undergraduate dance programmes in southern Brazil |
title |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
spellingShingle |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil Souza, João Batista Lima de Formação de professores Ensino Dança Art Dance Discourse Education Teacher training Arte Danza Discurso Educación Formación del personal docente |
title_short |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
title_full |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
title_fullStr |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
title_sort |
Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil |
author |
Souza, João Batista Lima de |
author_facet |
Souza, João Batista Lima de Pereira, Marcelo de Andrade Icle, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcelo de Andrade Icle, Gilberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, João Batista Lima de Pereira, Marcelo de Andrade Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino Dança |
topic |
Formação de professores Ensino Dança Art Dance Discourse Education Teacher training Arte Danza Discurso Educación Formación del personal docente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art Dance Discourse Education Teacher training Arte Danza Discurso Educación Formación del personal docente |
description |
O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que a união entre arte e docência garantiria um futuro profissional melhor adequado ao mundo do trabalho. Tal análise se baseia na ideia de prática discursiva de Michel Foucault e, a partir dela, discute diversos conceitos com o intuito de compreender as formações e atravessamentos que podem ser lidos nos documentos analisados. A noção principal de não dicotomização entre arte e docência é explorada no interior da análise com especial atenção aos movimentos discursivos ali presentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:10:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226205 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1068-2341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000997041 |
identifier_str_mv |
1068-2341 000997041 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Tempe. 2015. Vol. 23, n. 77 (2015), p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/2/000997041.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226205/1/000997041.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
263362756bf92d2ba4e94d3b5f6232dc 44a8952157d29868aef1d0fa0bb965e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033856581632 |