Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sias, Denise Borges
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85069
Resumo: A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água.
id UFRGS-2_291fa8925a87ad41f281de696e228ff7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85069
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sias, Denise BorgesRibeiro-Teixeira, Rejane Maria2013-12-31T01:54:19Z20061677-2334http://hdl.handle.net/10183/85069000593471A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água.Automatic data acquisition hasn t been a common practice in Brazilian high schools Physics laboratory classes yet. The use of such devices seems to be useful to promote a meaningful learning as well as to motivate discussions about Physics Phenomena. In this article, we report a didactical experiment we have done using data acquisition on Thermal Physics with CBL (Calculator Based Laboratory) devices on regular classes in a Brazilian High School. By implementing this experience in those conditions, we hope to check its would-be use in this level of teaching. First of all, it is looked into the factors that act upon a body s cooling. After that, experiments are carried out using the water s cooling curve for the determination of the aluminum s specific heat and the fusion latent heat of the water.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 23, n. 3 (dez. 2006), p. 360-381Experiências de laboratórioEnsino de físicaEnsino médioDidactic laboratoryAutomatic data acquisitionThermal physicsVygotsky's social interaction theoryResfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médioBody s cooling : the automatic data acquisition promoting conceptual discussions in the high school Physics laboratoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593471.pdf000593471.pdfTexto completoapplication/pdf415807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/1/000593471.pdf0ce86f6b7e1dca4e434c899724c97b25MD51TEXT000593471.pdf.txt000593471.pdf.txtExtracted Texttext/plain46394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/2/000593471.pdf.txt19eb8944fadce693d7c974eff7bdd708MD52THUMBNAIL000593471.pdf.jpg000593471.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/3/000593471.pdf.jpga1bff6fd5cbceb7717d46f76a2659037MD5310183/850692018-10-17 09:21:43.448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:21:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Body s cooling : the automatic data acquisition promoting conceptual discussions in the high school Physics laboratory
title Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
spellingShingle Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
Sias, Denise Borges
Experiências de laboratório
Ensino de física
Ensino médio
Didactic laboratory
Automatic data acquisition
Thermal physics
Vygotsky's social interaction theory
title_short Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
title_full Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
title_fullStr Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
title_full_unstemmed Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
title_sort Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
author Sias, Denise Borges
author_facet Sias, Denise Borges
Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
author_role author
author2 Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sias, Denise Borges
Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de laboratório
Ensino de física
Ensino médio
topic Experiências de laboratório
Ensino de física
Ensino médio
Didactic laboratory
Automatic data acquisition
Thermal physics
Vygotsky's social interaction theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic laboratory
Automatic data acquisition
Thermal physics
Vygotsky's social interaction theory
description A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-31T01:54:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85069
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000593471
identifier_str_mv 1677-2334
000593471
url http://hdl.handle.net/10183/85069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 23, n. 3 (dez. 2006), p. 360-381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/1/000593471.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/2/000593471.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/3/000593471.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ce86f6b7e1dca4e434c899724c97b25
19eb8944fadce693d7c974eff7bdd708
a1bff6fd5cbceb7717d46f76a2659037
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224816584294400