Resfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médio
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85069 |
Resumo: | A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água. |
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Sias, Denise BorgesRibeiro-Teixeira, Rejane Maria2013-12-31T01:54:19Z20061677-2334http://hdl.handle.net/10183/85069000593471A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água.Automatic data acquisition hasn t been a common practice in Brazilian high schools Physics laboratory classes yet. The use of such devices seems to be useful to promote a meaningful learning as well as to motivate discussions about Physics Phenomena. In this article, we report a didactical experiment we have done using data acquisition on Thermal Physics with CBL (Calculator Based Laboratory) devices on regular classes in a Brazilian High School. By implementing this experience in those conditions, we hope to check its would-be use in this level of teaching. First of all, it is looked into the factors that act upon a body s cooling. After that, experiments are carried out using the water s cooling curve for the determination of the aluminum s specific heat and the fusion latent heat of the water.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 23, n. 3 (dez. 2006), p. 360-381Experiências de laboratórioEnsino de físicaEnsino médioDidactic laboratoryAutomatic data acquisitionThermal physicsVygotsky's social interaction theoryResfriamento de um corpo : a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de física no ensino médioBody s cooling : the automatic data acquisition promoting conceptual discussions in the high school Physics laboratoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593471.pdf000593471.pdfTexto completoapplication/pdf415807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/1/000593471.pdf0ce86f6b7e1dca4e434c899724c97b25MD51TEXT000593471.pdf.txt000593471.pdf.txtExtracted Texttext/plain46394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/2/000593471.pdf.txt19eb8944fadce693d7c974eff7bdd708MD52THUMBNAIL000593471.pdf.jpg000593471.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85069/3/000593471.pdf.jpga1bff6fd5cbceb7717d46f76a2659037MD5310183/850692018-10-17 09:21:43.448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:21:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água. |
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