Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254895 |
Resumo: | O presente trabalho pretende abordar a importância da leitura, do livro e da literatura nas vidas de cada indivíduo. A partir do artigo “O Direito à Literatura” de Antonio Candido busca pensar a literatura como direito humano, além de apresentar os processos envolvidos no ato de se tornar leitor e em como a literatura pode ajudar a desenvolver e dar ferramentas de o leitor chegar a inúmeras reflexões sobre si mesmo e sobre o meio social do que está inserido, tendo em vista o texto “A Literatura Salva?” do autor Jeferson Tenório. Também aborda o perfil de leitores e não leitores no Brasil, apresentando o papel essencial que os mediadores têm no processo de mudar um cenário em que pouco se lê no país. Apresenta o conceito de bibliotecas comunitárias proposto por Machado (2008) e destaca também a dissertação de Toigo (2019) acerca da importância das bibliotecas comunitárias e de seus mediadores. O mediador de leitura atua como a ponte entre livro e leitor nesta jornada tão subjetiva que é aprender a gostar de ler. Assim, a autora reflete também a partir do seu próprio processo de formação como leitora, pensando em todas as diferentes influências e estímulos que a acompanharam nessa jornada ao mesmo tempo que destaca a importância de ambientes como as bibliotecas comunitárias. Aborda em especial três das bibliotecas comunitárias localizadas em Porto Alegre/RS, são elas: a Biblioteca Comunitária Chocolatão, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago e a Biblioteca Comunitária Ágatha Félix. |
id |
UFRGS-2_2929bc74e240123b2a3552cca8df5ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254895 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Júlia MoraesAlexander, Ian2023-02-18T03:28:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/254895001162597O presente trabalho pretende abordar a importância da leitura, do livro e da literatura nas vidas de cada indivíduo. A partir do artigo “O Direito à Literatura” de Antonio Candido busca pensar a literatura como direito humano, além de apresentar os processos envolvidos no ato de se tornar leitor e em como a literatura pode ajudar a desenvolver e dar ferramentas de o leitor chegar a inúmeras reflexões sobre si mesmo e sobre o meio social do que está inserido, tendo em vista o texto “A Literatura Salva?” do autor Jeferson Tenório. Também aborda o perfil de leitores e não leitores no Brasil, apresentando o papel essencial que os mediadores têm no processo de mudar um cenário em que pouco se lê no país. Apresenta o conceito de bibliotecas comunitárias proposto por Machado (2008) e destaca também a dissertação de Toigo (2019) acerca da importância das bibliotecas comunitárias e de seus mediadores. O mediador de leitura atua como a ponte entre livro e leitor nesta jornada tão subjetiva que é aprender a gostar de ler. Assim, a autora reflete também a partir do seu próprio processo de formação como leitora, pensando em todas as diferentes influências e estímulos que a acompanharam nessa jornada ao mesmo tempo que destaca a importância de ambientes como as bibliotecas comunitárias. Aborda em especial três das bibliotecas comunitárias localizadas em Porto Alegre/RS, são elas: a Biblioteca Comunitária Chocolatão, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago e a Biblioteca Comunitária Ágatha Félix.This study deals with the importance of reading, books and literature in the life of every person. Based on the Article “O Direito da Literatura”, by Antonio Candido, it treats literature as a human right, and examines the factors involved in the process of becoming a reader and how literature can help the individual to develop the capacity to reflect about themself and their social context, according to the text “A Literatura Salva?”, written by the author Jeferson Tenório. The study also deals with the profile of readers and non-readers in Brazil, highlighting the essential role of mediators in the process of reversing the low rate of reading in the country. The study works with the concept of community library proposed by Machado (2008) and also highlights Toigo’s (2019) dissertation where the author brings up the importance of community libraries and its reading mediators. The reading mediator acts as a bridge between the book and the reader in this subjective journey of learning to read for pleasure. The author also reflects on her own process of formation as a reader, thinking about the different influences and stimuli that participated in this journey with her. In addition, she highlights the importance of environments such as community libraries, focusing on three of them located in the Brazilian city of Porto Alegre: Biblioteca Comunitária Chocolatão, Biblioteca Comunitária do Arquipélago and Biblioteca Comunitária Ágatha Félix.application/pdfporLiteratura : LeitorMediçãoFormação de leitoresBiblioteca comunitáriaIncentivo à leituraReader formationReading mediatorCommunity libraryLeitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162597.pdf.txt001162597.pdf.txtExtracted Texttext/plain82012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/2/001162597.pdf.txt717483f3ea6e249d77dd352c074e743aMD52ORIGINAL001162597.pdfTexto completoapplication/pdf7906072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/1/001162597.pdfe39e022e893d93e172a28c4cfbf2dbe4MD5110183/2548952023-02-19 04:23:42.837566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
title |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
spellingShingle |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura Alves, Júlia Moraes Literatura : Leitor Medição Formação de leitores Biblioteca comunitária Incentivo à leitura Reader formation Reading mediator Community library |
title_short |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
title_full |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
title_fullStr |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
title_full_unstemmed |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
title_sort |
Leitores em formação e bibliotecas comunitárias como mediadoras de leitura |
author |
Alves, Júlia Moraes |
author_facet |
Alves, Júlia Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Júlia Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexander, Ian |
contributor_str_mv |
Alexander, Ian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura : Leitor Medição Formação de leitores Biblioteca comunitária Incentivo à leitura |
topic |
Literatura : Leitor Medição Formação de leitores Biblioteca comunitária Incentivo à leitura Reader formation Reading mediator Community library |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reader formation Reading mediator Community library |
description |
O presente trabalho pretende abordar a importância da leitura, do livro e da literatura nas vidas de cada indivíduo. A partir do artigo “O Direito à Literatura” de Antonio Candido busca pensar a literatura como direito humano, além de apresentar os processos envolvidos no ato de se tornar leitor e em como a literatura pode ajudar a desenvolver e dar ferramentas de o leitor chegar a inúmeras reflexões sobre si mesmo e sobre o meio social do que está inserido, tendo em vista o texto “A Literatura Salva?” do autor Jeferson Tenório. Também aborda o perfil de leitores e não leitores no Brasil, apresentando o papel essencial que os mediadores têm no processo de mudar um cenário em que pouco se lê no país. Apresenta o conceito de bibliotecas comunitárias proposto por Machado (2008) e destaca também a dissertação de Toigo (2019) acerca da importância das bibliotecas comunitárias e de seus mediadores. O mediador de leitura atua como a ponte entre livro e leitor nesta jornada tão subjetiva que é aprender a gostar de ler. Assim, a autora reflete também a partir do seu próprio processo de formação como leitora, pensando em todas as diferentes influências e estímulos que a acompanharam nessa jornada ao mesmo tempo que destaca a importância de ambientes como as bibliotecas comunitárias. Aborda em especial três das bibliotecas comunitárias localizadas em Porto Alegre/RS, são elas: a Biblioteca Comunitária Chocolatão, a Biblioteca Comunitária do Arquipélago e a Biblioteca Comunitária Ágatha Félix. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-18T03:28:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254895 |
identifier_str_mv |
001162597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/2/001162597.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254895/1/001162597.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
717483f3ea6e249d77dd352c074e743a e39e022e893d93e172a28c4cfbf2dbe4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447331267411968 |