Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Priscila Paiva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200360
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a relação dos jovens da geração Y com a moda. Como objetivo geral foi proposto investigar o ciclo de consumo de moda da geração Y e, de modo a encontrar os fatores relevantes nesse processo, foram estipulados como objetivos específicos: compreender o histórico em relação aos hábitos de consumo de moda, entender a partir de quais meios se constrói o processo de relação com a moda, identificar os fatores que interferem nas decisões de compras e analisar o processo de pós-uso dos artigos de moda. A parte teórica do trabalho compreende os primeiros capítulos, abordando história da moda, consumo, identidade e geração Y, tendo como principal base os autores Barbosa (2010), Lipovetsky (1989), Miranda (2008), Svendsen (2010), Tapscott (2010). Do ponto de vista metodológico, foram usadas a pesquisa bibliográfica e quanti-qualitativa para a elaboração do questionário online . Para avaliar as informações alcançadas foi escolhida a análise de conteúdo. A partir dos resultados pode-se observar que a geração Y tem uma relação próxima com a moda, que a enxerga como uma forma de expressão e busca se informar sobre o tema. A preocupação sobre o sistema de produção de moda e os impactos ambientais existe, porém ainda está em andamento.
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