Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200360 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central a relação dos jovens da geração Y com a moda. Como objetivo geral foi proposto investigar o ciclo de consumo de moda da geração Y e, de modo a encontrar os fatores relevantes nesse processo, foram estipulados como objetivos específicos: compreender o histórico em relação aos hábitos de consumo de moda, entender a partir de quais meios se constrói o processo de relação com a moda, identificar os fatores que interferem nas decisões de compras e analisar o processo de pós-uso dos artigos de moda. A parte teórica do trabalho compreende os primeiros capítulos, abordando história da moda, consumo, identidade e geração Y, tendo como principal base os autores Barbosa (2010), Lipovetsky (1989), Miranda (2008), Svendsen (2010), Tapscott (2010). Do ponto de vista metodológico, foram usadas a pesquisa bibliográfica e quanti-qualitativa para a elaboração do questionário online . Para avaliar as informações alcançadas foi escolhida a análise de conteúdo. A partir dos resultados pode-se observar que a geração Y tem uma relação próxima com a moda, que a enxerga como uma forma de expressão e busca se informar sobre o tema. A preocupação sobre o sistema de produção de moda e os impactos ambientais existe, porém ainda está em andamento. |
id |
UFRGS-2_29b20621d94d14174f904ed9a106c983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200360 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ortiz, Priscila PaivaPieniz, Mônica Bertholdo2019-10-10T03:49:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/200360001101936O presente trabalho tem como tema central a relação dos jovens da geração Y com a moda. Como objetivo geral foi proposto investigar o ciclo de consumo de moda da geração Y e, de modo a encontrar os fatores relevantes nesse processo, foram estipulados como objetivos específicos: compreender o histórico em relação aos hábitos de consumo de moda, entender a partir de quais meios se constrói o processo de relação com a moda, identificar os fatores que interferem nas decisões de compras e analisar o processo de pós-uso dos artigos de moda. A parte teórica do trabalho compreende os primeiros capítulos, abordando história da moda, consumo, identidade e geração Y, tendo como principal base os autores Barbosa (2010), Lipovetsky (1989), Miranda (2008), Svendsen (2010), Tapscott (2010). Do ponto de vista metodológico, foram usadas a pesquisa bibliográfica e quanti-qualitativa para a elaboração do questionário online . Para avaliar as informações alcançadas foi escolhida a análise de conteúdo. A partir dos resultados pode-se observar que a geração Y tem uma relação próxima com a moda, que a enxerga como uma forma de expressão e busca se informar sobre o tema. A preocupação sobre o sistema de produção de moda e os impactos ambientais existe, porém ainda está em andamento.The present work has as central theme the relation of the youth of generation Y with fashion. As a general objective, it was proposed to investigate the fashion consumption cycle of generation Y and, in order to find the relevant factors in this process, were stipulated as specific objectives: to understand the history in relation to the habits of fashion consumption, to understand from which means is built the process of relationship with fashion, identify the factors that interfere in purchasing decisions and analyze the process of post-use fashion articles. The theoretical part of the work comprises the first chapters, addressing the history of fashion, consumption, identity and generation Y, having as main base the authors Barbosa (2010), Lipovetsky (1989), Miranda (2008), Svendsen (2010), Tapscott 2010). From the methodological point of view, bibliographical and quantitative-qualitative research was used to prepare the online questionnaire. In order to evaluate the information obtained, content analysis was chosen. From the results it can be observed that the generation Y has a close relationship with fashion, that sees it as a form of expression and seeks to inform itself about the theme. Concern about the fashion production system and environmental impacts exists, but is still ongoing.application/pdfporConsumoModaGeração YfashionGenerationConsumptionIdentityInternetDo consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101936.pdf.txt001101936.pdf.txtExtracted Texttext/plain165376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200360/2/001101936.pdf.txtbd2af2e26377a0f3d06fdc96bf2a43baMD52ORIGINAL001101936.pdfTexto completoapplication/pdf1601086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200360/1/001101936.pdfde6fd1f79dc920efae7fdda8000050caMD5110183/2003602019-10-11 03:54:49.74838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200360Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:54:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
title |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
spellingShingle |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? Ortiz, Priscila Paiva Consumo Moda Geração Y fashion Generation Consumption Identity Internet |
title_short |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
title_full |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
title_fullStr |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
title_full_unstemmed |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
title_sort |
Do consumo ao descarte : qual a relação da geração Y com a moda? |
author |
Ortiz, Priscila Paiva |
author_facet |
Ortiz, Priscila Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Priscila Paiva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
contributor_str_mv |
Pieniz, Mônica Bertholdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Moda Geração Y |
topic |
Consumo Moda Geração Y fashion Generation Consumption Identity Internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
fashion Generation Consumption Identity Internet |
description |
O presente trabalho tem como tema central a relação dos jovens da geração Y com a moda. Como objetivo geral foi proposto investigar o ciclo de consumo de moda da geração Y e, de modo a encontrar os fatores relevantes nesse processo, foram estipulados como objetivos específicos: compreender o histórico em relação aos hábitos de consumo de moda, entender a partir de quais meios se constrói o processo de relação com a moda, identificar os fatores que interferem nas decisões de compras e analisar o processo de pós-uso dos artigos de moda. A parte teórica do trabalho compreende os primeiros capítulos, abordando história da moda, consumo, identidade e geração Y, tendo como principal base os autores Barbosa (2010), Lipovetsky (1989), Miranda (2008), Svendsen (2010), Tapscott (2010). Do ponto de vista metodológico, foram usadas a pesquisa bibliográfica e quanti-qualitativa para a elaboração do questionário online . Para avaliar as informações alcançadas foi escolhida a análise de conteúdo. A partir dos resultados pode-se observar que a geração Y tem uma relação próxima com a moda, que a enxerga como uma forma de expressão e busca se informar sobre o tema. A preocupação sobre o sistema de produção de moda e os impactos ambientais existe, porém ainda está em andamento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-10T03:49:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200360 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001101936 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200360 |
identifier_str_mv |
001101936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200360/2/001101936.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200360/1/001101936.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd2af2e26377a0f3d06fdc96bf2a43ba de6fd1f79dc920efae7fdda8000050ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224584324710400 |