GrafEq no ensino e aprendizagem de inequações : uma pesquisa baseada na negociação de significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kofender, Mateus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101409
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o modo atual de ensino de inequações, domínio, imagem e translações no gráfico de funções e analisar como uma proposta de uma sequência das atividades que explore o software matemático GrafEq pode auxiliar no ensino e aprendizagem destes conteúdos. A sequência de atividades foi desenvolvida no laboratório de informática de uma escola da rede pública de Porto Alegre, com a turma do terceiro ano do Ensino Médio. Utilizamos a teoria da Negociação de significados, que tem como objetivo estudar os diálogos e negociações existentes em sala de aula, para conduzir as atividades em sala de aula. A coleta de dados foi realizada de forma empírica, utilizando o Estudo de caso, que é uma metodologia que procura compreender o “como” e os “porquês” da entidade em estudo. Sobre as considerações finais em relação à experiência podemos afirmar que o uso do software GrafEq pode auxiliar no ensino de inequações e contribuir para a aprendizagem dos conteúdos explorados na sequência de atividades.
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