Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarezi, Rafael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174697
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, compreender a dinâmica do personal trainer em relação às ferramentas de marketing de relacionamento. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados às inquietações do autor diante da prática do treinador personalizado, mais especificamente a mecânica de fidelização dos clientes desse ramo de oferta de serviços. É um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, sendo que a coleta de informações foi realizada através de entrevistas do tipo semiestruturadas. O referencial teórico utilizado abordou o marketing de relacionamento, personal trainer e personal trainer e marketing. Busco responder, com esse trabalho, a seguinte questão: Como o relacionamento, mais especificamente o marketing de relacionamento, pode auxiliar na retenção de alunos/clientes, a partir do comprometimento e da confiança junto ao Personal trainer? Após análise das entrevistas, a discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre o assunto. O resultado dessa análise aponta que o marketing “boca a boca” é uma das principais formas de divulgação do trabalho dos treinadores personalizados e que o marketing digital vem crescendo entre estes profissionais, em alguns casos, o relacionamento parece justificar melhor a fidelização; em outros, o comprometimento e a confiança, juntamente com os resultados justificam melhor.
id UFRGS-2_2d4aad1b8fd1ed9481853ce1d8ff7cc6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174697
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferrarezi, RafaelZambelli, Túlio Mateus2018-04-17T02:27:07Z2017http://hdl.handle.net/10183/174697001063937O presente estudo tem como objetivo, compreender a dinâmica do personal trainer em relação às ferramentas de marketing de relacionamento. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados às inquietações do autor diante da prática do treinador personalizado, mais especificamente a mecânica de fidelização dos clientes desse ramo de oferta de serviços. É um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, sendo que a coleta de informações foi realizada através de entrevistas do tipo semiestruturadas. O referencial teórico utilizado abordou o marketing de relacionamento, personal trainer e personal trainer e marketing. Busco responder, com esse trabalho, a seguinte questão: Como o relacionamento, mais especificamente o marketing de relacionamento, pode auxiliar na retenção de alunos/clientes, a partir do comprometimento e da confiança junto ao Personal trainer? Após análise das entrevistas, a discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre o assunto. O resultado dessa análise aponta que o marketing “boca a boca” é uma das principais formas de divulgação do trabalho dos treinadores personalizados e que o marketing digital vem crescendo entre estes profissionais, em alguns casos, o relacionamento parece justificar melhor a fidelização; em outros, o comprometimento e a confiança, juntamente com os resultados justificam melhor.The present study aims to understand the dynamics of personal trainer towards relationship marketing tools. The factors that motivated this research are related to the author's concerns about the practice of the personal coach, more specifically the mechanics of customer’s loyalty of this branch of service offer. It is an exploratory study with a qualitative approach and the information was collected through semi-structured interviews. The theoretical reference used addressed the relationship marketing, personal trainer and personal trainer and marketing. I seek to answer the following question with this study: How can the relationship, more specifically the relationship marketing, help in the retention of students / clients, from the commitment and trust, along with the Personal Trainer? After the interviews analysis the discussion addressed topics considered important in the thinking on the subject and the analysis indicate that "word of mouth" marketing is one of the main ways of publicizing the work of personal coaches and that digital marketing has been growing among these professionals; in some cases the relationship seems to justify better the loyalty in others the commitment and the trust together with the results justify better.application/pdfporTrustMarketing de relacionamentoFidelizaçãoTreinamento físicoPersonal trainerRelationship MarketingCommitmentPersonal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063937.pdf001063937.pdfTexto completoapplication/pdf629062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174697/1/001063937.pdfc702499d9759a4bd42abe0beba18507fMD51TEXT001063937.pdf.txt001063937.pdf.txtExtracted Texttext/plain104777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174697/2/001063937.pdf.txt8bbaf6c5441642ab94ae899306f0e2f6MD52THUMBNAIL001063937.pdf.jpg001063937.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174697/3/001063937.pdf.jpgf06f183a9bdeed70ff1d0b9f54c60cd5MD5310183/1746972018-10-30 08:07:14.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174697Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:07:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
title Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
spellingShingle Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
Ferrarezi, Rafael
Trust
Marketing de relacionamento
Fidelização
Treinamento físico
Personal trainer
Relationship Marketing
Commitment
title_short Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
title_full Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
title_fullStr Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
title_full_unstemmed Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
title_sort Personal trainer e a utilização de ferramentas do marketing de relacionamento na retenção de alunos/clientes
author Ferrarezi, Rafael
author_facet Ferrarezi, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarezi, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zambelli, Túlio Mateus
contributor_str_mv Zambelli, Túlio Mateus
dc.subject.n.fl_str_mv Trust
topic Trust
Marketing de relacionamento
Fidelização
Treinamento físico
Personal trainer
Relationship Marketing
Commitment
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Fidelização
Treinamento físico
dc.subject.eng.fl_str_mv Personal trainer
Relationship Marketing
Commitment
description O presente estudo tem como objetivo, compreender a dinâmica do personal trainer em relação às ferramentas de marketing de relacionamento. Os fatores que motivaram essa pesquisa estão relacionados às inquietações do autor diante da prática do treinador personalizado, mais especificamente a mecânica de fidelização dos clientes desse ramo de oferta de serviços. É um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa, sendo que a coleta de informações foi realizada através de entrevistas do tipo semiestruturadas. O referencial teórico utilizado abordou o marketing de relacionamento, personal trainer e personal trainer e marketing. Busco responder, com esse trabalho, a seguinte questão: Como o relacionamento, mais especificamente o marketing de relacionamento, pode auxiliar na retenção de alunos/clientes, a partir do comprometimento e da confiança junto ao Personal trainer? Após análise das entrevistas, a discussão abordou temáticas consideradas importantes na reflexão sobre o assunto. O resultado dessa análise aponta que o marketing “boca a boca” é uma das principais formas de divulgação do trabalho dos treinadores personalizados e que o marketing digital vem crescendo entre estes profissionais, em alguns casos, o relacionamento parece justificar melhor a fidelização; em outros, o comprometimento e a confiança, juntamente com os resultados justificam melhor.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-17T02:27:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174697
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063937
url http://hdl.handle.net/10183/174697
identifier_str_mv 001063937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174697/1/001063937.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174697/2/001063937.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174697/3/001063937.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c702499d9759a4bd42abe0beba18507f
8bbaf6c5441642ab94ae899306f0e2f6
f06f183a9bdeed70ff1d0b9f54c60cd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224546820292608