Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56375 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de aula de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. Tendo como ponto de partida algumas situações que ocorreram durante o período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma Escola Municipal localizada na cidade de Porto Alegre, a pesquisa aponta questões pertinentes à importância da organização do espaço físico e suas implicações para as aprendizagens e relações que se estabelecem neste espaço. Conta com a contribuição de docentes que atuam na área da educação infantil, com pesquisas já desenvolvidas sobre a importância do espaço físico na educação infantil, e para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Horn, Forneiro, Barbosa, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar o espaço físico como um componente pedagógico, uma vez que sua organização necessita contemplar o desenvolvimento social, motor e cognitivo. |
id |
UFRGS-2_2f243bbe103aa79f3ab2880f427b3481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56375 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Thaisa Samboranha deCollares, Darli2012-10-12T01:35:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/56375000859392Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de aula de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. Tendo como ponto de partida algumas situações que ocorreram durante o período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma Escola Municipal localizada na cidade de Porto Alegre, a pesquisa aponta questões pertinentes à importância da organização do espaço físico e suas implicações para as aprendizagens e relações que se estabelecem neste espaço. Conta com a contribuição de docentes que atuam na área da educação infantil, com pesquisas já desenvolvidas sobre a importância do espaço físico na educação infantil, e para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Horn, Forneiro, Barbosa, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar o espaço físico como um componente pedagógico, uma vez que sua organização necessita contemplar o desenvolvimento social, motor e cognitivo.application/pdfporEspaço físicoSala de aulaEducação infantilEspaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859392.pdf000859392.pdfTexto completoapplication/pdf475562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56375/1/000859392.pdfc9eccfd78a94d5d3e9fe08d79ca3fd2bMD51TEXT000859392.pdf.txt000859392.pdf.txtExtracted Texttext/plain72187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56375/2/000859392.pdf.txt6ff463f32df43b6011478c6f61468a79MD52THUMBNAIL000859392.pdf.jpg000859392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56375/3/000859392.pdf.jpg2ab25285415a871f5cbc827c76f2f521MD5310183/563752018-10-08 08:13:46.374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:13:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
title |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
spellingShingle |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos Souza, Thaisa Samboranha de Espaço físico Sala de aula Educação infantil |
title_short |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
title_full |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
title_fullStr |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
title_full_unstemmed |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
title_sort |
Espaço físico da sala de aula de educação infantil e organização das ações dos alunos |
author |
Souza, Thaisa Samboranha de |
author_facet |
Souza, Thaisa Samboranha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Thaisa Samboranha de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço físico Sala de aula Educação infantil |
topic |
Espaço físico Sala de aula Educação infantil |
description |
Este estudo tem como finalidade problematizar as relações entre o espaço físico da sala de aula de educação infantil e as possíveis aprendizagens que tal organização pode proporcionar. Tendo como ponto de partida algumas situações que ocorreram durante o período de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma Escola Municipal localizada na cidade de Porto Alegre, a pesquisa aponta questões pertinentes à importância da organização do espaço físico e suas implicações para as aprendizagens e relações que se estabelecem neste espaço. Conta com a contribuição de docentes que atuam na área da educação infantil, com pesquisas já desenvolvidas sobre a importância do espaço físico na educação infantil, e para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Horn, Forneiro, Barbosa, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar o espaço físico como um componente pedagógico, uma vez que sua organização necessita contemplar o desenvolvimento social, motor e cognitivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56375 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859392 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56375 |
identifier_str_mv |
000859392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56375/1/000859392.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56375/2/000859392.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56375/3/000859392.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9eccfd78a94d5d3e9fe08d79ca3fd2b 6ff463f32df43b6011478c6f61468a79 2ab25285415a871f5cbc827c76f2f521 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433932697600 |